O CONSTRUTIVISMO BRASILEIRO: EXPO MARA!

 

O Anúncio da Mostra!

A Presidente Dilma discursando na abertura da Expo!

A Ministra Ana De Holanda também discursa!

Na platéia da abertura, os reis da Bélgica sentados ao lado da Presidenta e da Ministra!

Os curadores Ronaldo Brito e Vanda Klabin, "na zona do agrião"!

A querida curadora, Vanda Klabin, que nos guiou por duas lindas exposições que bombaram, em 2011, “A Mostra da Coleção Stein”, em Paris, e a “Expo das Jóias das Escravas Brasileiras”, em Grand Hornu, Bélgica, nos mostra, desta vez,  uma linda expo sobre o construtivismo brasileiro. A linda mostra foi montada, a quatro mãos, por ela e o parceiro Ronaldo Brito, dentro da Europalia, evento cultural que aconteceu no final de 2011, na Bélgica.

Vamos ver a maravilha de trabalho que a dupla produziu, guiados por Vanda: sorte a nossa! BN

 

“A VONTADE CONSTRUTIVA NO BRASIL – ANOS 1950/ 1960

ART IN BRAZIL -EUROPALIA  BRASIL,  BÉLGICA 2011

CURADORIA : RONALDO BRITO & VANDA KLABIN

A Europalia Brasil,  megaevento cultural  na Bélgica, focaliza  um amplo panorama  da arte brasileira, com destaque para a diversidade de linguagens, seja a  arte popular, arte indígena ou a  presença da cultura africana, traços característicos da nossa cultura.

 Ali estão apresentadas  várias exposições complementares,  que marcam os primórdios das artes visuais brasileiras até o momento atual.

A mostra ART IN BRAZIL, localizada no belo  prédio construído pelo  arquiteto belga Victor Horta, abriga vários núcleos do cenário da arte brasileira com suas particularidades,  que  se sucedem até  nossa  arte contemporânea .

O módulo  A VONTADE CONSTRUTIVA NO BRASIL – ANOS 1950/ 1960, com a curadoria de Ronaldo Brito & Vanda Klabin , é a abertura desse conjunto, que  explicita as  bases da transformação  da arte brasileira e os fundamentos da sua produção contemporânea.  Nesse período ganha absoluta importância o movimento Concreto, que teve sua origem em São Paulo e sua dissidência, o movimento Neoconcreto, sediado no Rio de Janeiro. As  divergências entre esses dois grupos  foram justamente o ponto de partida e também a cristalização estética dessas  tendências, resultando em obras extremamente originais, ousadas e de grande  força poética.

 Ambos movimentos são tributários das experiências do movimento construtivista internacional e da significativa presença de Max Bill por ocasião da I Bienal de São Paulo em 1951  e ali estão representados artistas  brasileiros, hoje todos  de  grande reconhecimento internacional, como Hélio Oiticica;  Sergio Camargo;  Lygia ClarkMira Schendel ; Lygia PapeFranz WeissmannAmilcar de Castro; Willys de Castro;  Hércules Barsotti ; Alfredo Volpi ;Aluísio Carvão; Milton da Costa; Geraldo de Barros .

A adoção de uma  linguagem abstrata,  geométrica e  altamente complexa,  vai se distanciar  da iconografia do modernismo brasileiro  e lançar as bases de um movimento de vanguarda de extrema importância  para a arte brasileira, que  tem a  sua permanência encontrada na vitalidade de  obras de artistas atuais que adotaram essa linguagem geométrica,   como  Raymundo Colares, Paulo Pasta, Antonio Manuel e  Eduardo Sued, também presentes nessa mostra.

Inovadores,  esses artistas  “desmolduraram “o quadro, “penetraram “ na obra,    criaram disponibilidade para o uso de novos matérias e suportes,  exercitaram a geometria, incluíram a participação  do espectador  como parte integrante da obra,  possibilitando um nova relação para os  diversos continentes da sabedoria.  Ferreira Gullar, expoente importante para todo o desenrolar do neoconcretismo, falava em “surpreender  a forma  em seu nascedouro”..

Esse é o  momento de implementação  do projeto construtivo no Brasil  e suas efervescências culturais,  derivadas  do famoso  postulado do crítico Mario Pedrosa, “a arte como exercício experimental da liberdade” e foram determinantes  para a formação posterior da arte brasileira”. Vanda Klabin

VAMOS DAR UMA VOLTA PELA EXPOSIÇÃO, SEGUINDO AS FOTOS DA VANDA:

Oiticica, Lygia Clark e Amilcar de Castro

Que visão: Hélio Oiticica, Lygia Clark e Amilcar de Castro juntos!

Hércules Barsotti e Aluisio de Castro

Hércules Barsotti e Aluisio Carvão!

Amilcar de Castro, Hércules Barsotti, Aluisio Carvão, Lygia Clark e Hélio Oiticica!

Ligia Pape e Franz Weissmann

Franz Weissmann & Willys de Castro & Alfredo Volpi - foto: Vanda Klabin

Recanto mara: Franz Weissmann, Willys de Castro e Alfredo Volpi!

Sergio Camargo - foto: Vanda Klabin

Ala Sergio Camargo, a minha preferida!

Oscar Niemeyer & Marcel Gautherot - foto: Vanda Klabin

Maquetes Oscar Niemeyer e Marcel Gautherot!

Oscar Niemeyer & Marcel Gautherot - foto: Vanda Klabin

Niemeyer e Gautherot, vistos de outro ângulo!

Da Costa, Mira Schendel, Weissmann e Sergio Camargo!

Da Costa, Mira Schendel, Weissmann e Sergio Camargo!

Milton da Costa & Mira Schendel - foto: Vanda Klabin

Milton da Costa e Mira Schendel!

Franz Weissmann, Sergio Camargo, Mira Schendel, Milton da Costa: que timaço!

Franz Weissmann, Sergio Camargo, Mira Schendel, Milton da Costa: que timaço!

Alfredo Volpi em destaque!

Alfredo Volpi em destaque!

Antonio Manuel e Raimundo Colares!

Antonio Manuel e Raimundo Colares!

Peças gráficas!

Peças gráficas!

Capa do catalogo da EXPO!

Capa do catalogo da EXPO!

+55 (21) 2522-5624
Fax  +55 (21) 2523-9335Cel
+55 (21) 9986.9256

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 ideias sobre “O CONSTRUTIVISMO BRASILEIRO: EXPO MARA!

    • Oi anônima tudo bom? Que bom vc conosco! Mara, de MARAVILHOSA! Palavra que fica grande pra um título! E às vezes, pra tornar o texto mais leve! Obrigada pelo conselho! BN

  1. MENINAS Q ESPETÁCULO!!!
    MARAVILINDA A EXPO
    SOU ABSOLUTAMENTE LOUCA POR ESSA FASE ARTÍSTICA BRASILEIRA.
    GOSTARIA DE TER TODOS ESSES ARTISTAS NA MINHA NAS PAREDES LÁ DE CASA….
    QUEM SABE UM DIA?
    O IMPORTANTE É Q JÁ COMECEI E UM DIA CHEGO LÁ. QUEM SABE UM DIA A WANDA FAÇA OUTRA CURADORIA DE UMA EXPO E PEÇA ALGUMA OBRA MINHA.
    VIVO POR ESSE DIA.
    BJS.,
    D+++

  2. Exposicao maravilhosa expondo artitas talentosos brasileiros e o catalago bonito : brazil , em breve depois da presenca do Rei E rainha os artistas podem virar : by appointement : sw

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *