SOBRE A LINDA EXPO GRAMÁTICA URBANA: POR VANDA KLABIN!


Gramática Urbana: A curadora Vanda Klabin com o Secretário Municipal de Cultura Emílio Kalil, o Coordenador de Artes Visuais Robson Outeiro e o poderoso elenco de artistas que dela participam!

Sábado é dia nobre da semana e pra combinar com ele, nossa queridíssima Vanda Klabin honra o BLOG com sua visita pra contar sobre a maravilhosa exposição que inaugurou, sábado passado, no Centro de Arte Hélio Oiticica, no Rio de Janeiro, da qual ela é curadora: privilégio!

A exposição fica até 22 de abril, de segunda a seta feira de 11 às 18 horas e nos sábados, domingos e feriados das 11 às 17 horas.
O Centro de Arte fica na Rua Luis Camoões, 68, Centro. BN

VANDA KLABIN COM A PALAVRA:

” A MEMÓRIA DO HOMEM NÃO É UMA SOMA; É UMA DESORDEM DE POSSIBILIDADES INDEFINIDAS”,  JORGE  LUIS BORGES  in  NOVE ENSAIOS DANTESCOS & A MEMÓRIA DE SHAKESPEARE

 ” GRAMÁTICA URBANA  é uma mostra de interação  entre o espaço cotidiano da cidade e a produção artística contemporânea. Focaliza um conjunto de obras inéditas de onze artistas contemporâneos que apresentam  associações, afinidades e oposições entre as mais diversas formas, técnicas e linguagens.

O espaço público é  o principal campo de investigação desses artistas, que na sua maioria, tiveram a sua trajetória oriunda dos registros  realizados pelas paredes da cidade e com a vitalidade da urgência urbana. Por sua natureza efêmera e transitória, a construção parece estar próxima da desconstrução, os campos picturais parecem não ter metas definidas, as paredes urbanas  são tratadas como plano pictórico, como espaço geográfico de ocupação da verdade poética de seus pensamentos.

Cada um construiu a sua trajetória e o seu idioma pessoal, formulou o seu próprio vocabulário artístico em relação à esfera urbana, mas mantendo  uma certa alquimia de contrastes.  Cada um tem  sua localização singular na trama cultural contemporânea, cada um pontua as suas diferenças e  descontinuidades na tensão da convivência e  na plasticidade iconográfica do conturbado território urbano.

Organizam o espaço em torno de anotações fragmentárias, uma espécie de desacordo entre  a vontade de comunicar a sua expressão gráfica/pictórica e a arquitetura urbana. O olhar oscila entre os fragmentos de jornais, os cartazes recortados, os resíduos urbanos, as obstruções na superfície, as pequenas colagens abstratas,as entidades irreconhecíveis dos agrupamentos de letras,  os alfabetos cifrados, o caráter emblemático de signos, que apresentam  combinatórias geométricas e pretende  trazer o espaço físico do mundo exterior e  suas ressonâncias urbanas  para um outro território. A idéia da curadoria é tirar partido deste frescor, numa exposição que reúne  as obras mais próximas  ao espírito inquieto desses artistas, sempre em  incessante processo criativo”.  

ANTONIO BOKEL / ALÊ SOUTO / BERNARDO RAMALHO / BRUNO MIGUEL / DANIEL LANNES / ELVIS DE ALMEIDA / EVANDRO  MACHADO / GAIS / JOANA CESAR / PEDRO SÁNCHEZ / TIAGO PRIMO

COM VOCÊS, A ARTE DE CADA UM DOS ARTISTAS QUE PARTICIPAM DA DESLUMBRANTE EXPOSIÇÃO! BN

Trabalho de Antonio Bokel!

" Captura de Tela", trabalho de Alê Souto!

Trabalho de Bernardo Ramalho!

Trablhos de Bruno Miguel!

Trabalho "Chapaquente", de Daniel Lannes!

Trabalho de Elvis de Almeida!

" Horizonte", trabalho de Evandro Machado!

Trabalho de Gais!

Obra de Joana Cesar!

Trabalho de Pedro Sánchez!

Trabalho de Tiago Primo!

CURTAM, AGORA O CENTRO HÉLIO OITICICA, MAGISTRALMENTE PREENCHIDO PELA EXPOSIÇÃO! BN

VANDA MANGIA KLABIN

Tel   +55 (21) 2267-2662
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

11 ideias sobre “SOBRE A LINDA EXPO GRAMÁTICA URBANA: POR VANDA KLABIN!

  1. Interessante o visual de todas as salas, a organização dos trabalhos expostos e etc. Mas este tipo de arte não faz a minha cabeça. Nunca vou a nada deste tipo.

  2. Vandinha curando com competencia e alegria e de quebra, 2 artistas da minha galeria:
    Os excelentes
    Bruno Miguel e
    Daniel Lannes
    beijos
    Lu Caravello

  3. agradeço todos os comentários sobre a exposição e convido a todos para fazer uma visita à exposição , que já foi prorrogada. agora ficará em cartaz até o dia 6 de maio de 2012

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *