A ARTE DE COLOCAR UMA MESA

Realmente colocar uma mesa bem posta é uma arte que é sempre bom ser lembrada.

Este croquis abaixo é de uma mesa formal. Os garfos são arrumados sempre a esquerda (fora o de ostra que é o único que fica a direita) e em ordem de uso, de fora para dentro. As facas sempre a esquerda também em ordem de uso. Ao sentar numa mesa, só de olhar a arrumação dos talheres, já se pode identificar o que vamos comer.

Neste caso o primeiro prato será ostras, segundo prato uma sopa, terceiro um peixe e por último uma carne, basta olhar para os talheres em ordem de fora para dentro.

o pratinho de pão sempre a esquerda e os copos a direita começando pela água. Neste caso vai ser servido água, vinho branco, vinho tinto e champanhe (croquis dos copos abaixo)

 

Esta mesa linda terá uma sopinha de entrada e depois uma carne. Na Europa gostam de virar os garfos para baixo e no Brasil colocamos virados para cima .

Os copos apenas água e um tipo de vinho. Neste caso deve ser tinto pois como o talher é de carne é sempre melhor um tinto. Vamos deixar os vinhos brancos para peixes.

Nesta linda mesa a entrada é peixe e depois carne.

Aqui não tem entrada só um prato principal e a sobremesa precisa de faca, pode ser fruta. O Guardanapo à esquerda do mesmo lado do pratinho de pão ou também é usado em cima do prato!

Aqui também só um prato principal!

Apenas um prato!

Este croquis é muito bom para identificar os tipos de copo para mesa. Os de licor, de cognac e de wisky não se usam na mesa.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 ideias sobre “A ARTE DE COLOCAR UMA MESA

  1. Sempre tive esta duvida: se recebo amigos franceses, devo dispor a mesa como em França? c’est à dire, talheres virados pra baixo, copos frente aos pratos e talheres de sobremesa trazidos após a reifeção principal? O que acham? Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *