A ARTE DE SE MAQUIAR

O hábito de se maquiar é muito antigo, e a primeira referência que me vem a cabeça é a poderosa Cleopatra, com sua pele branca, devido a seus banhos de leite e os lindos olhos pintados com khol super exagerados. Depois me lembrei da maquiagem dos homens da corte francesa que se enchiam de pó e usavam perucas…Ainda bem que isto mudou e hoje em dia quanto mais natural mais bonito e elegante.

Acho que as grandes atrizes de cinema imortalizaram totalmente os estilos de maquiagem. Quem não lembra de Elizabeth Taylor em Cleopatra com seus olhos violetas contornados por khol? ( foto acima ) Marylin Monroe marcou uma época com seu baton vermelho, Brigitte Bardot com seu eyeliner e lapis de contorno nos lábios, e Audrey Hepburn será sempre lembrada por seus maravilhosos olhos realçados com discretos cílios postiços e apenas uma leve sombra. De todas estas atrizes a maquiagem mais atual para mim é a de Audrey que se adapta a teoria do grande arquiteto Mis Van der Rohe ” less is more”( menos é mais ), esta frase é valida para tudo nesta vida. Eu acho que quanto menos maquiagem mais bonita a mulher fica pois a naturalidade é um fator essencial, no meu ponto de vista, para se viver feliz em todos os aspectos.

 

Audrey Hepburn e sua maquiagem super natural.

Queria lembrar que o hábito de se maquiar, é bem diferente em cada pais. As americanas não saem da casa sem se maquiar, as europeias também não, mas a maquiagem delas é bem diferente pois é muito mais leve e discreta. Reconheço uma mulher árabe pelo jeito dela de se maquiar, os olhos são sempre muito mais realçados, minhas amigas libanesas se maquiam divinamente bem… As indianas também adoram e não dispensam o lápis Kajal e o bindi, aquele pequeno circulo usado entre as sobrancelhas que simbloliza a força femina. Já as japonesas são totalmente fashion victims e usam tudo que acabou de sair no mercado.

Nós brasileiras estamos antes de tudo preocupadas com a saúde e o tonûs da pele limpa e não podemos esquecer que vivemos num pais tropical onde estamos expostas quase que o ano todo, por isso a pele tem que estar sempre impecável! Nossa maquiagem é para enfeitar e JAMAIS para esconder a pele, ela tem que ser o mais natural possível até porque os homens não gostam de exageros.

 

A atriz indiana Aishwarya com seu bindi na testa que pode ser feito com tinta vermelha ou as vezes substituído por uma joia na testa!

 

Para me maquiar eu uso sempre : um creme hidradante Embryolisse ( já fizemos um post sobre ele) clique AQUI, depois um filtro solar uso La Roche- Posay 50 teinté, uma base super leve, estou usando uma ótima da Lancôme chamada Teint Visionnaire, rimel é essencial e uso qualquer um que tenha  escovinha que aumenta o cílio, depois um blush que tem efeito iluminador chamado Nars cor South Beach, e um baton super leve. Para noite só acrescento um delineador da Mac “Blacktrack”que coloco em volta do olho dando um efeito de khol porém bem mais leve e um lápis para boca.

 

O que acho IN

USAR SEMPRE uma base LEVE, a pele tem que parecer o mais natural possível, muito rimel,  labios bem hidratados, baton cor de boca com um lápis em volta dos lábios beige ,  um pouco de  terre de soleil da Guerlain para dar um leve tom queimadinho e um blush rosa com um iluminador pois dá viço a pele.

 

O que eu acho OUT

Base pesada e do tom errado ( tipo mais clara ou mais escura que sua pele ), acabamento com pó – envelhece e tira o brilho da pele, Sobrancelha fina, pintar a boca de cor muito forte para o dia, Iluminador branco,  Cílios postiços exagerados e blush alaranjado.

Espero que estas dicas tenham servido para nossas queridas leitoras.

MP

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 ideias sobre “A ARTE DE SE MAQUIAR

  1. Ótimas dicas! Quando eu faço uma produção mais caprichada, misturo (na palma da mão mesmo) um pouco de base, um pouco de primer e um iluminador. Fica muito bom. Queridas, adoro o blog de vocês, leio todos os dias e tenho uma questão, se puderem me ajudar. Como vocês lavam os lenços tipo Hermès, Gucci? Na etiqueta, fala em lavagem somente a seco. Alguma dica de boa lavanderia para isso no Rio?

    • Querida Claudia, adorei a sua dica de misturar tudo deve ficar maravilhoso. Tenho uma tinturaria onde mando minhas coisas prediletas que é a Tinturaria Chinesa em Ipanema tel 21 22472704 é da Barão da Torre 252. Muito obrigada pela visita. Beijos

  2. Comcordo que as americanas náo saem de casa sem se maquiarem mas….somente as jóvens! As 40 forever não e maquiam….meu marido, americanos, diz que elas se parece, homens, sem nenhum enfeite…pelo menos, as do interior…em Pittsburgh, por exemplo!

    Quanto a maquiagem, adoro um “duo”, uma mistura de base e pó, em creme. O da Shiseido é finíssimo e a pela fica linda!

    Adoro o blog de vcs! Abro-o td os dias e o indico a amigas. Como viajo muito com meu marido, a trabalho , -agora estou no México – fico sabendo das novidades daí, através de ccs!

    Continuem….ah… Sabem aquelas bonecas de Fortaleza que vcs postaram? Hoje vi semelhantes numa feira de rua, aqui, por 7.000,00 pesos!

    Bj

    • Querida Giselda, Acho que você tem razão, as novaiorquinas se maquiam bem mais do que no interior dos Estados Unidos. Adorei a dica da base da Shiseido vou experimentar adoro uma novidade, deve ser ótima mesmo. Obrigada pelas suas visitas diárias. Beijos mil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *