A Bela ou a Fera

 

Eu, a minha ignorância e a torcida do Flamengo sempre associamos Cleópatra à linda Elizabeth Taylor “entrando” em Roma, num fausto só comparável ao da Linda Conde desfilando na Beija-Flor, pelas mãos do saudoso Joãozinho Trinta.

Você também cometia esta injustiça histórica? Pois está na hora de corrigí-la, lendo o delicioso “Cleópatra,uma biografia”, da premiada escritora norte americana Stacy Schiff, Zahar Editora. Em suas páginas, minuciosamente preenchidas por uma narrativa leve mas consistente, aprendemos que a badalada rainha foi, sobretudo, uma fera! Era brilhante, ambiciosa, valente, muito culta e eximiamente preparada para a arte de governar! A imagem vulgar da mais famosa piriguete do planeta, cujo único feito estava na sedução aos dois homens mais poderosos de sua época, cai por terra, definitivamente!

A autora introniza, em seu lugar, uma personagem digna da fama que a acompanha ao longo dos séculos, amparada pela descrição de uma sofisticadíssima Alexandria que nem de longe eu imaginei existir, apesar da fama de sua Biblioteca e da beleza do seu Farol!
Não foi à toa que, tanto Julio César quanto Marco Antonio, viram seus queixos despencarem quando desembarcaram na “metrópole” pitolomaica. Vale a pena conferir! BN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *