A BOA GESTÃO COMO INSTRUMENTO DA EDUCAÇÃO por José Caetano Lacerda

José Caetano Lacerda, Presidente do Conselho de Administração do Grupo GPS e empresário de grande competência, escreveu este artigo que eu não podia deixar de publicar, devido a importância do tema e soluções inteligentes propostas por ele.

7755388-3647_652x408

O investimento financeiro em educação no Brasil aumentou 1,1%, entre 2000 e 2010, segundo estudo da OCDE, divulgado em junho deste ano. Com isso, o país chegou ao patamar dos outros integrantes do grupo, que engloba nações desenvolvidas, como EUA e Grã-Bretanha. Mas mesmo diante dos esforços orçamentários, a média da escolaridade brasileira – um dos critérios levados em conta na elaboração do Índice de Desenvolvimento Humano – é o menor entre os países da América Latina, conforme relatório publicado pela ONU no último mês de março. O motivo do resultado contraditório está na qualidade de Gestão do setor, desde as unidades primárias até as universidades públicas.

  Para mudar esse quadro, é preciso que a administração da coisa pública se utilize das técnicas de Gestão dos Negócios Privados e da Governança Corporativa, tão utilizada por organizações que estão em franco crescimento, com sucesso. Segundo esses princípios, a abundância de recursos financeiros não é, necessariamente, a solução para se alcançar os resultados desejados. O que de fato assegura maximizar os resultados com excelência é o exercício das melhores práticas administrativas e de Gestão.

A boa Gestão depende de um ciclo de atividades que envolvem Estratégia e Macro-Direcionadores claros, Planejamento, Risco, Execução com foco nos objetivos e metas bem definidas, e a disciplina da periódica Avaliação e Julgamento dos resultados, onde com os erros se corrige e aprende, e com os acertos aperfeiçoamos, premiando os méritos e se partilhando aqueles resultados. Denominamos esse modelo de Ciclo Empresarial ou de Gestão, cujo foco é o Cliente.

Esse modelo de Gestão é absolutamente aplicável à Educação Pública. Aqui, o Cliente é o Aluno. É nele e para ele que o Ciclo da Gestão deve concentrar-se, para atendê-lo mais e melhor. O Produto/Serviço é o Conhecimento e a Formação com Qualidade, dentro dos Princípios de Valores Éticos e do Bom Senso, onde a integração Família-Corpo Docente é fundamental.

A sociedade deve contribuir, nesse sentido, através dos modelos de Organizações Sociais, que já apresentam bons resultados em outros setores.

O maior legado que os lideres de hoje poderiam deixar para as gerações futuras seria, certamente, um Sistema de Ensino de alta qualidade de Gestão, que capacite os nossos jovens para a vida produtiva, dando-lhes condições de se tornarem competitivamente aptos aos desafios que nossa sociedade enfrentará, sendo responsáveis, conscientes e participativos, capazes de, por sua vez, perpetuarem a formação de novos e melhores Líderes, e assim buscarem renovar e perenizar a construção de uma sociedade cada vez melhor e mais desenvolvida.”

Se todos pensassem assim o Brasil seria diferente…

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Uma ideia sobre “A BOA GESTÃO COMO INSTRUMENTO DA EDUCAÇÃO por José Caetano Lacerda

  1. Um país repleto de legados como Rui Barbosa, Fernando de Azevedo, Anísio Teixeira, Paulo Freire, entre outros, tem um investimento em educação tão vergonhoso. Fico deprimida como educadora e mãe de uma futura pedagoga….
    Quem sabe José Caetano ajude a mudar um pouco esse quadro…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *