A DESLUMBRANTE CAPELA SCROVEGNI REABRE EM TODO SEU ESPLENDOR!

 

padua8

A Capela Scrovegni… De sua aparente simplicidade surgem os afrescos mais lindos do grande Mestre Giotto!

 

Em três igrejas preciosas, senti Deus mais perto de mim…

Cada qual em seu estilo, são marcos da arquitetura sacra e jóia da coroa católica e têm, em comum, o dom de impactar por suas belezas tão sublimes que beiram o Paraíso, nos chamando à oração: nosso ímpeto imediato é de prostração diante do Senhor destas casas, onde tudo é lindo e único. Eterna gratidão à vida que me levou até elas.

Sim, Deus certamente está lá aplaudindo os que conceberam as deslumbrantes Monreale, “Sainte-Chapelle” e “Capella degli Scrovegni”, onde é nítida a comunhão da grandeza celeste com o melhor das criaturas, revelando a perfeita comunhão do sagrado com o humano.

 

Detalhe dos afrescos de Giotto sendo restaurados: Turma da pesada participou desta sagrada missão, como Giuseppe Basile, que coordenou o restauro da Capela Sustinha e Pinin Brambilla Barcilon, que fez o mesmo com "A última Ceia", de Leonardo da Vinci!

Detalhe dos afrescos de Giotto sendo restaurados: Turma da pesada participou desta sagrada missão, como Giuseppe Basile, que coordenou o restauro da Capela Sustinha e Pinin Brambilla Barcilon, que fez o mesmo com “A última Ceia”, de Leonardo da Vinci!

 

Por tudo isso vibrei quando soube que terminou, depois de anos e 4 milhões de euros, o minucioso restauro da estonteante “Capella degli Scrovegni”, obra prima da pintura italiana do “trecento”, cujo ciclo de afrescos são considerados os mais exímios realizados pelo grande Giotto, no auge de sua carreira.

 

Eis o grande Mestre Giotto

Eis o grande Mestre Giotto di Bondone!

 

O pastor Giotto di Bondone nasceu no ano de 1267 na histórica Florença e tornou-se Mestre dos Mestres em pintura e arquitetura, depois de ser descoberto aos 12 anos pelo grande Cimabue, que o levou para estudar em Roma, onde desenvolveu sua vocação artística.

Além de introduzir a perspectiva na pintura, sua maior contribuição à história da arte foi conceitual: aproximou o sagrado do humano ao representar as figuras santas que protagonizavam seus temas, como seres comuns, sujeitos à emoções. Incluiu também dramaticidade às cenas que retratou, acabando com a rigidez física dos personagens, típica dos estilos medieval e bizantino: à partir de Giotto a expressão retorna aos rostos!

 

Cena da Vida de Sant'Ana: humanização dos santos!

Cena da Vida de Sant’Ana: humanização dos santos!

 

Por tudo isso, Giotto fez a revolução estética e ética mais importante do pré-renascimento, introduzindo a visão humanista na arte ao retirar Deus e colocar o homem no centro do seu universo, duzentos anos antes da Renascença. Não é por acaso considerado a ponte entre a Idade Média e o Renascimento, um artista anos luz à frente de seu tempo: visionário e um esteta de primeira grandeza.

 

Beleza estarrecedora: este é o azul Giotto... Michelangelo bebeu desta fonte antes de pintar sua Capela Sistina!

Beleza estarrecedora: este é o azul Giotto… Michelangelo bebeu desta fonte antes de pintar sua Capela Sistina!

 

Situada em Pádova, no Vêneto, a também chamada “Capela Arena” foi dedicada a “Santa Maria della Carità” e fica no centro histórico da cidade. Encomendada a Giotto pelo banqueiro Enrico, foi concebida para culto privado da família e futuro mausoléu dos Scrovegni. Em tese, pois conta a lenda que esta jóia seria como um presente aos céus para salvação da alma do pai de Enrico, famoso agiota, que representa a classe no Inferno de Dante, parte da sua Divina Comédia: certamente foi absolvido com todo louvor!

 

Cena da Madona com Jesus: Giotto é o primeiro a pintar perfil de personagem e podemos também notar a técnica da perspectiva neste painel!

Cena da Madona com Jesus: Giotto é o primeiro a pintar perfil de personagem e podemos também notar a técnica da perspectiva neste deslumbrante painel!

 

Cor, luz, poesia, paixão, homem, Deus, natureza e história, humanidade e fé… Estas palavras exaltam a narrativa dos painéis dos afrescos deslumbrantes de Giotto na linda capela, que contam a vida da Madona e Jesus Cristo, desde o nascimento da Virgem até o Juízo Final.

 

A beleza das sequências dos afrescos de Giotto!

A beleza das sequências dos afrescos de Giotto, pintados provavelmente de 1303 a 1306!

 

Para os felizardos que puderem fazer esta gloriosa visita, que deve ser agendada previamente, a Capela está aberta o ano todo, das 9 às 19 horas. Fiquem com algumas imagens lindas de lá e, para maiores informações, entrem no SITE! BN

 

Além das cenas mencionadas, Giotto também fez afrescos de alegorias das virtudes e vícios... Como este da Caridade. É tão perfeito que Proust o cita para definir as feições de uma personagem!

Além das cenas mencionadas, Giotto também fez afrescos de alegorias das virtudes e vícios em “Scrovegne”… Como este da Caridade, à esquerda. Desenho tão divino que Marcel Proust o cita para definir as feições de uma personagem!

 

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

8 ideias sobre “A DESLUMBRANTE CAPELA SCROVEGNI REABRE EM TODO SEU ESPLENDOR!

  1. Madonna mia BN!! Hoje vc se superou! Creio que é um dos posts mais lindos que já nos presenteou!! Maravilhoso, amo conhecer, estudar e rever mais e mais sobre arte, Giotto sempre foi um dos meus preferidos, desse período é o maior!!
    Obrigada, obrigada, obrigada, desejo um fds abençoado a vc e a todos do 40forever!
    bjbjbj

  2. BN ,obrigada pelo seu inesquecivel Post .Stella Maria tem razāo , Giotto poderia ser um Santo ,depois de pintar esta capela Única !!!! Michel Angelo pideria realmente nêste Grande Mestre !!!SW

    • Minha musa amada, grande artista e amiga especial, esta capela é mesmo única, ainda bem que reabriu. Faz Veneza ficar ainda mais especial, amo passar por lá o dia, by trem, e voltar para jantar. Quem sabe não nos encontramos neste passeio um dia destes… Louca pra conhecer outra preciosidade, o seu livro lindo. Mil bjs e as saudades da BN

  3. Quando a gente ganha um comentário de SW em nossos posts, nem dormimos….! Agora vem o meu deslumbre e meus parabéns. Você arrasou mais uma vez!!! Beijos, dos de sempre…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *