A ESPETACULAR FUNDAÇÃO BEYELER

Fundação Beyeler
Fundação Beyeler

Outro dia estive na Basileia (Basel na Suiça), onde a cada ano acontece a famosa feira de arte contemporânea.
Me hospedei naquele hotel maravilhoso chamado “Le Grand Hotel les Trois Rois”, às margens do rio Reno, onde meu quarto tinha a vista mais deslumbrante que já vi, dando direto para o rio.

Vista do hotel "Le grand hotel des trois rois"

Vista do hotel “Le grand hotel des trois rois”

Que vista maravilhosa! Me senti no secúlo XVIII, como se o tempo tivesse voltado, até chegar na fundação Beyeler, onde a modernidade da arquitetura do grande Renzo Piano me fez voltar aos tempos modernos.

beyeler1STC1148sm-1

beyeler-1
Alguns dos maravilhosos Giacometti da fundação!

Esta fundação é um lugar mágico para apreciadores de arte, aliás fui a mando de meu irmão Mariano que é um grande ” connaisseur “.
Chegando lá fiquei impressionada com coleção de Ernst Beyeler! Ele concretizou o sonho de muitos colecionadores.

Antes de tudo, Ernst foi um famoso marchand, e aos poucos começou a perceber que não conseguia mais vender por dinheiro algum certas obras, pois estava totalmente apaixonado e não poderia viver sem elas. Acho que o sentimento de colecionar nasce exatamente neste momento.

O catálogo que comprei na Fundação conta um episódio muito divertido quando o Barão Thyssen e sua mulher, grande colecionadores, foram visitar a galeria e quiseram comprar a todo custo o tríptico “Nymphéas”, de Monet, e Ernest não quis vender.
O Barão na época não entendeu como um marchand não queria vender seus quadros. Alguns anos depois o galerista tinha virado colecionador e em 1997 inaugurou este templo de arte onde se encontra o que há de melhor no mundo.

Sua coleção vai do impressionismo tardio -Cézanne,Van Gogh, Monet, passando pelo cubismo- Picasso, Braque, Miró, Matisse, Klee e Picasso.

Esculturas de Giacometti maravilhosas, Andy Warhol, Roy Lichtenstein, Bacon,  Rothko, Newman, Kandinsky…

É uma viagem ao mundo das artes, absolutamente imperdível!

Clique AQUI para ver que lugar privilegiado! VALE A PENA!

MP

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 ideias sobre “A ESPETACULAR FUNDAÇÃO BEYELER

  1. Olá Maria, que Fundação fantástico vc nos apresentou hoje! Toda a a sua arquitectura e certamente todo o seu interior, recheado de peças maravilhosas e importantes.
    Compreendo perfeitamente o nascimento deste “coleccionismo”, cá em casa passa-se o mesmo. O meu marido Luís elabora peças de arte que normalmente não “deixo” que saiam cá de casa para serem vendidas. E a maior graça é que o meu filho mais velho me ajuda muito. Por vezes o Luís vê-se um pouco “grego” para nos convencer a deixar uma peça sair !!! Gostava de lhe apresentar o trabalho do Luís, que é também uma outra forma de arte.
    dfhmuthaiga.wix.com/cabinet Depois me dê a sua opinião!!
    Ele está representado aqui em Lisboa (Rua da Rosa 162 A Lisboa teresalacerda.com ), Quando passar por Lisboa, não deixe de visitar.

    um beijo

    Catarina Maldonado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *