A GRANDE RESTAURADORA

Marylka Mendes é daquele tipo de pessoa que não exite mais neste mundo. Se formou pela UFRJ em Belas Artes e durante 40 anos foi professora desta universidade. Aos 35 anos ganhou uma bolsa da CAPE, o que lhe permitiu estudar por 2 anos na Espanha, e ao voltar para o Brasil, trabalhou 10 anos como coordenadora na pós graduação do curso de conservação.

Hoje em dia é aposentada pela UFRJ e trabalha mais do que nunca, pois é responsável por restaurar grandes obras das maiores coleções privadas do país, junto com suas assistêntes: Ana de Mello Franco e Tereza Cristina Cavalcanti. Ela escreveu um livro muito interessante sobre o tema restauração. MP

Marylka é especialista em restaurar pintura de cavalete e obras em madeira policromada. Trabalha também com a conservação de quadros contemporâneos, que como ela explica muito bem, são feitos de materias que nem sempre se conservam nem se misturam bem, fazendo com que se desprendam. Ela chama “conserto” e não “restauro” as obras contemporâneas. Algumas vezes,esta arte é de curta duração. Vejam o exemplo abaixo!

Salamandra de barro com tricot de Joana Vasconcelos.

Imaginem a conservação desta bonita obra, da Portuguesa Joana Vasconcellos, que está atualmente na ” Art Brussels “( ver post de Sábado dia 21 de abril ) e que é em barro com tricot!! Quanto tempo durará? Será que a longo prazo, esta combinação de materias tão diferentes funcioma bem?

Reparem a beleza do atelier de Marylka, um casarão antigo e tombado na rua da Lapa.

Linda a fachada.

Olhem a organização de tudo! Fiquei encantada!

 

 

 

Adorei as janelas góticas!

Marylka Mendes

Atelier de Marylka Mendes

Rua da Lapa 276, Centro.

Rio de Janeiro

Tel: 21- 2252 5619 ou cel: 8114 5585

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 ideias sobre “A GRANDE RESTAURADORA

  1. Adorei o post de Marilca, grande Artista, nâo conhecia o seu atelier ,que é lindo,e combina com as obras restauradas por ela . Maravilhoso “adresse” !

  2. Restaurar ou consertar é uma arte! Eu que já tive um quadro restaurado, sei da alegria que é colocá-lo devolta na parede perfeito.Ela é uma artista!!!
    Parabéns pelo post!!!!

  3. Adorei a matéria, me foi útil na minha pesquisa sobre o Ateliê, gostaria de mais informações e não consigo contato para saber, sem respostas nos e-mails e os números de tel. não atendem. Alguém saberia me dizer como entro em contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *