A INDIA VISTA POR CLAUDIA ESTRELA

Eu e Claudia Estrela

 

Este livro foi escrito por minha querida amiga Claudia Estrela Porto, professora de arquitetura da UNB de Brasilia, e grande ” connaisseuse “da India onde acabou de ficar durante um ano fazendo pesquisas para universidade. Claudia já foi a India mais de 15 vezes, portanto sabe tudo deste país. Este livro é um diário de 100 dias pela India, este país maravilhoso, do qual saí tão apaixonada! Nele, Claudia explica um pouco da cultura, das paisagens, da culinária, das religiões, das crenças, da arte, da literatura, de lugares profanos e sagrados e da arquitetura, é uma viagem encantada por este país mágico.

MP

 

Palácio dos Ventos, em Jaipur

 

Ladak, Mosteiro de Lamayuru

 

Puna Kha Dzong em Punakha, no Butão

 

A vaca, animal sagrado na India, passeando em Mumbai.

 

 Depoimento de Claudia:
“Escrevi um livro que pode ser lido por aqueles que apreciam relatos de viagens, arquitetura e diversidade religiosa. Como diz Carlos Drummond de Andrade: “Nossa dor não advém das coisas vividas, mas das coisas que foram sonhadas e que não se cumpriram..”.Eu me arrisquei e vivi o meu sonho em toda a sua intensidade. E quis compartilhá-lo com muitos, através destas páginas e imagens.”

Alegria dos pequenos monges notemplo de Kharpandey, Puent

 

Paisagem do Ladak, norte da India.

 

Este depoimento abaixo foi escrito por Andrey Rosenthal Schlee que foi diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UNB ( 2004 a 2011) com quem Claudia trabalhou durante todos estes anos .

” Cláudia Estrela Porto, no livro Índia e Butão: os caminhos que percorri, mostra-nos outra Índia (e um sempre desconhecido Reino do Butão). Escrevendo como os antigos cronistas e viajantes, registrou em seu laptop o dia-a-dia de uma longa expedição contemporânea, na qual buscou compreender a cultura local em, pelo menos, duas de suas manifestações mais importantes e vivas: a religião e a arquitetura. Mas Cláudia fez muito mais. Mergulhou conscientemente no mundo hindu e butanês, convivendo com as populações locais, descobrindo seus costumes, conhecendo suas profundas tradições e, como não poderia deixar de ser, revelando (e enfrentando) seus problemas cotidianos. E aqui reside uma constatação, trata-se sempre do olhar de uma ocidental viajando pelos difíceis caminhos da Índia e escrevendo sobre ela para nós. A história e as descobertas de uma curiosa e persistente mulher ocidental, sozinha, na “antecâmara do Paraíso.”

 

Capa do livro

Na realidade, você compra um livro e leva dois, pois este maravilhoso livro, com 370 páginas e mais de 400 fotos coloridas, vem com um DVD, que contém a tradução do mesmo em inglês. Para adquiri-lo, basta contactar a autora por email:

claudiaestrelaporto@gmail.com

Ela o envia para qualquer cidade do Brasil.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 ideias sobre “A INDIA VISTA POR CLAUDIA ESTRELA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *