ANTIGINÁSTICA POR BEL NABUCO

Convidei Isabel Nabuco para falar de um tema que há muito tempo me interessa e estava louca por explicações. Aqui vão elas…

Seu corpo: sua casa. A consciência corporal através da Antiginastica.

“Nesse instante, esteja você aonde estiver há uma casa com o seu nome. Você é o único proprietário, mas faz tempo que perdeu as chaves. Por isso fica de fora só vendo a fachada. Não chega a morar nela.

Essa casa que abriga suas mais recônditas e reprimidas lembranças é o seu corpo….Se as paredes ouvissem…na casa que é o seu corpo elas ouvem. As paredes que tudo ouviram e nada esqueceram são os músculos. Na rigidez, crispação, fraqueza e dores dos músculos das costas, pescoço, diafragma, coração e também do rosto e do sexo esta escrita toda a sua estória, do nascimento até hoje…sem perceber, desde os primeiros meses de vida, você reagiu a pressões familiares, sociais e morais : “ ande assim, não se mexa, tire a mão dai, fique quieto, faça alguma coisa, vá depressa, onde você vai com tanta pressa”? Atrapalhado você dobrou-se como pode .

Para conformar-se, você se deformou. Você pode, no entanto, reencontrar as chaves do seu corpo, tomar posse dele, habita-lo em fim e nele encontrar a vitalidade, saúde e autonomia que lhe são próprias. Como? Desenvolvendo a consciência corporal, e liberando suas tensões através da Antiginastica.”

O trecho acima esta no livro “ O corpo tem suas razões” com mais de 1 milhão de cópias vendidas de Therese Bertherat, criadora da Antiginastica.

O livro de Therèse Bertherat.

O Nome da técnica é bastante polêmico, mas procura se diferenciar da ginástica clássica na medida em que:

-vê a musculatura como veículo de expressão ou repressão de sentimentos, e os movimentos da Antiginastica as vezes revelam esses conteúdos psíquicos.

-Se há fraqueza ou dor muscular ou nas articulações, talvez seja por causa de rigidez, tensão. A tensão muscular tira as articulações de seu eixo, comprometendo seu equilíbrio.

-Acredita que o corpo é naturalmente forte principalmente atrás, numa cadeia muscular ininterrupta que vai da cabeça aos pés, e por ser tão forte, pois tem a vocação estrutural de se contrair, é capaz de nos oprimir com sua própria força.

A questão da força é importante. Se diz muito que é preciso fortalecer o corpo, mas um músculo tenso permanentemente contraído, esta encurtado, gerando inúmeras compensações, e ao ser liberado e alongado recupera sua força.

A Antiginastica vê o corpo como um todo, através da conexão da parte mecânica com a psíquica e trabalha-o integralmente através do movimento e principalmente da percepção dele, logo não deixa nem os olhos, nem a boca, nem a língua e nem a mandíbula esquecidos. Estimula a coordenação, o equilíbrio, a propriocepção e promove o bem estar físico e emocional.

-E principalmente acredita na resiliência: capacidade de auto cura que todos possuem ,não importando a idade, mas que para acontecer precisa da ferramenta certa ( como a técnica da Antiginastica) que promove o dialogo entre consciente e inconsciente, corpo e mente, decifrando as mensagens corporais através da percepção da organização neuro-muscular e da liberação das tensões que acumulamos ao longo da vida e que nos causam dor e limitam nossos movimentos .

Para saber mais , acesse: www.antiginastica.com ou vá na palestra gratuita em Brasília dia 27 de abril as 19 horas no Restaurante Girassol SQS 409 bl b loja 15, 16

Work shop de fim de semana com Isabel Nabuco no Rio de Janeiro dias 19 e 20 de Maio.

Mais informações pelo tel.: 61 99839528

Isabel Nabuco_ professora de Antiginástica credenciada pela federação internacional oficial de Antiginástica que reúne 20 paises, e é presidida por Thérese Bertherat.

Isabel teve suas 3 filhas em casa de parto natural sem anestesia. Este metodo ajuda também a curar a artrose, dores ciáticas, hernias de disco, lordoses, fibromialgias…é um método sensacional e super aprovado!

MP

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

10 ideias sobre “ANTIGINÁSTICA POR BEL NABUCO

  1. Fiz antiginástica durante alguns anos e posso recomendar como um trabalho corporal maravilhoso. Já anotei um contato para retornar.

    Maria José

  2. sabia que vcs existiam mas ainda não tinha entrado no Blog, mas a Leda Nagle tem esse poder…. vi vcs e não resisti , agora…. ta dificil sair daqui!

  3. eu conhecia essa técnica porque minha mãe fazia, mas depois passados muitos anos eu fui mexer em meus livros e achei esse primeiro livro da therese Bertherat, e fui procurar em minha cidade em Curitiba mas não existe ninguem para ensinar ou dar aulas! E eu e minhas irmãs gostariamos de ter aulas de antiginastica mas até agora eu não sei mais como procurar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *