A SENSACIONAL SEMANA DE ARTE EM BRUXELAS!

 

Convidei minha querida amiga belga Anne Katherine Meeus para contar para o nosso blog, como foi esta semana de arte em Bruxellas,

Visual externo do prédio.

Visual dos stands.

” Sempre que  você tiver a oportunidade de passar por Bruxelas nesta última semana de abril, não deixe de visitar ” ART BRUSSELS “, uma das importantes Feiras de Arte Contemporânea do mundo.
Este ano, a “Art Brussels ” está comemorando seu 30 º aniversário e reúnindo 182 galerias e mais de 2000 artistas promissores. Amanhã Domingo é o último dia.
Adoro esta feira, porque há vários artistas de renome internacional, que são apresentados juntamente com jovens talentos. Os amadores podem comprar obras de qualidade, com preços ainda razoáveis, enquanto os grandes colecionadores podem acrescentar à sua coleção de obras artistas internacionais.
A feira é dividida em três partes:

-A GALERIE ZONE” que é a parte mais importante com artistas já consagrados.

-A “YOUNG TALENT”(Jovem talento)  seção reservada para galerias que vão expor obras de artistas emergentes.
-A “FIRST CALL”( primeira chamada) para a nova geração de galerias de arte que nunca participaram da feira de arte em Bruxelas, e prometem muitas novidades.
Só vi uma galeria brasileira, a LEME de São Paulo. A grande maioria destas são europeias, e 26% delas são belgas.
Embora a Bélgica seja um país pequeno, há uma alta densidade de galerias de qualidade, devido ao grande número de colecionadores belgas.
Das grandes galerias belgas, gostei muito da  ” Galerie Nathalie Obadia”, que apresenta obras da artista portuguesa Joana Vasconcelos, que será convidada para o Chateau de Versailles entre juin e Setembro de 2012.

A salamandra de Joana Vasconcelos.

 Amo esta mistura de tecnicas e materiais utilizados por esta artista. O tecido está sempre muito presente em suas obras. A salamandra é de barro recoberta de crochet.

Janela sobre pátio de joana Vasconcelos.

Fiz uma seleção das obras que mais gostei da feira, foi muito difícil escolher pois tinha MUITA coisa linda!

Anna Katherine Meeus com a obra de Anish Kapoor. LEGENDA ABAIXO.

Magnifico este espelho côncavo” Unititled “do grande artista britânico de origem indiana Anish Kapoor da Galeria americana ” Gladstone” em Bruxellas.

LEGENDA ABAIXO.

Esta é uma de minhas obras favoritas, da artista Louise Bourgeois da Galeria Belga Xavier Hufkens.

Wim Delvoye é um dos artistas belgas de maior sucesso no momento, com sua betoneira gótica de métal ” Concrete mixer “, em frente a um de seus desenhos preparatórios para uma tatuagem sobre pele de porco.

Detalhe da ' Concrete Mixer'

Este artista me diverte muito pois tem a audácia de misturar o trivial simples com o político e o religioso.

Gostei muito da arrumação desta galeria belga ” Maruani e Noirhomme “, são artista que sigo há muitos anos a trajetória.

Da esquerda para direita : Pintura de Peter Haley, escultura da belga Catherine François ( “Shelter ” em bronze ) e pintura do americano Ross Beckner.

Desesperate? Do artista americano Jack Pierson cujas palavras são formadas com letras achadas na rua. Acho original e divertido. A escutura é do americano Antony Gormley da Galeria belga Xavier Hufkens.

Ainda na Galeria ” Maruani et Noir Homme ” foto ” The birth of Venus ” de David Lachapelle inspirado no quadro ” Venus e Mars ” de Botticelli ( veja abaixo ).

Venus e Mars de Botticelli.

Adoro David Lachapelle pois ele se inspira seja na história da Arte ou na pornografia.   A primeira obra fotógrafica da coleção de Lachapelle foi dada por Andy Warhol.

Anne Katherine em frente a dois Lachapelle.

Ainda David Lachapelle com inpiração na pintura holandesa.

Pratos e objetos de Picasso da galeria belga ” Sorry we are Closed “‘.( não é o máximo este nome? )

 

” Crimes ” dos artistas ingleses Gilbert e Georges qui adoram provocações. Galeria belga ” Baronian Francey ”

Obra sem título muito colorida do artista francês Lionel Esteve na Galeria belga Baronian Francey.

A catedral do brasileiro Paulo Climachauska na Galeria Bodson Emelinck.

Este é um jovem artista brasileiro Marcelo Moscheta da Galeria Leme, a única galeria brasileira da exposição. Seu trabalho é composto de fotos feitas em diversas tecnicas diferentes..

legenda abaixo

 

Foto da ‘ Pietá ” do fotógrafo americano de origem afro cubana ‘ Andress Serrano ‘ na Galeria Nathalie Obadia.

Litografía ” For the love of God ” do grande artista inglês Damien Hirst . Edição de 1000 exemplares, na Galeria inglesa ‘ Other Critéria’

“Nuage de neige ” ( Nuvem de neve ) do artista espanhol Antonio Crespo Foix na Galeria espanhola Michel Soskine.

“Mauvaise Herbe ” ( matinho ) feito em bronze pintado , parece real! Do artista americano ‘ Tony Matelly ‘ . Adoro estas pequenas obras que podem ser colocadas em qualquer lugar numa sala, dando uma descontração total! Galeria ‘ Stephane Simoens ” que é localizada no Zoute ( Balneário chic da Belgica ).

Reparem o tamanho da obra.

 

Caixa de imagem de um grande artista belga ” Jan Fabre ” que já teve uma grande exposição no Louvre. Galeria ‘ Jamar’.

Fora da feira a cidade está totalmente voltada para a arte contemporânea. Várias iniciativas foram previstas para a semana de Art Bruxell sobretudo a abertura de um grande espaço C. A. B. ( Contemporany Art of Brussels ) que acabou de ser inaugurado.

Nomes dos artistas brasileiros que estão na C. A. B.

Albano Afonso em frente a sua obra especialmente feita para o C. A. B.

Ao sair da feira, não se esqueçam de dar uma olhada no ATOMIUM, que é uma representação monumental de um átomo de ferro, que foi construido na ocasião da exposição universal de 1958 e que é um simbolo da Belgica.”

MP

Fotos enviadas por Anne Katherine Meeus  diretamente de Bruxellas para o 40Forever.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 ideias sobre “A SENSACIONAL SEMANA DE ARTE EM BRUXELAS!

  1. Gostei muito também, fiquei sabendo dessa feira pelo Edu , dono da galeria LEME, vou me organizar para assistir ano que vem e conhecer BRUXELAS! bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *