ASPARGOS PRA TODAS AS HORAS!

Marella Agnelli e seu famoso pescoço de cisne, clicada pelo grande Richard Avedon: somatório de elegâncias!

Tive duas maravilhosas “personal Proust”, na minha vida, cada uma a seu tempo e hora, as duas competentíssimas, espécie de Xerazades tropicais, contando-me histórias das mil e uma noites contemporâneas, que viram por este mundo afora.

Cronologicamente, a primeira foi minha adorada tia, Elizinha Gonçalves, que com sua curiosidade, cultura e humor encheu meus ouvidos adolescentes de relatos interessantíssimos, repletos de beleza, requinte e glamour.

Depois veio MP, minha queridíssima amiga, que deu sequência, com galhardia, aos casos da tia e continua a fazê-lo até hoje, sendo que do BLOG pra cá, nós todas aproveitamos.

Me veio à cabeça, esta introdução, porque as duas tiveram um relato em comum: os originais menus de verão dos Agnelli, Marella e Gianni, soberanos informais da Itália, por boa parte do século XX.

Marella (em pé) “al mare” e magérrima: provavel fruto de seus cardápios levíssimos!

Eu explico: estamos acostumados, quando montamos um cardápio, àquela sequência básica e tradicional de entrada, prato principal e sobremesa. Acrescenta-se ou subtrai-se, à esta ordem, alguns mimos gastronômicos, dependendo do anfitrião, lugar, horário, formalidade ou estação do ano em que a refeição será servida. Assim, antipasti, amuse bouche, sorvetes cítricos que limpam o paladar, plateau de queijos, frutas depois do doce, etc, são um plus no basicão, pra dar o tom.

Só que a requintadíssima Marella fazia tudo diferente. Quebrava a sequência (aliás nem a fazia), com uma espécie de proposição dissonante mas que, na minha opinião, cai como uma luva para quem vai almoçar, num dia de calor: a parte salgada de suas refeições era um somatório de pratos ligeiros, divinos e pouco calóricos. Assim, uma alcachofra, figos com prosciutto e uma mousse de algum legumes poderiam compor, linda e fartamente, um almoço na casa mais chic da Itália.

Aspargos frescos e “tricolore”, pra combinar com o teor italiano deste post: comprei-os no Zona Sul!

Dou, agora, uma receita que poderia fazer parte da mesa dos Agnelli e também serve como acompanhamento, para um salmon grelhado, um rosbife ou mesmo um franguinho assado, nas nossas casas, combinando com nossos velhos hábitos.

São aspargos cozidos com molho holandês. Espero que gostem. BN

– Os ASPARGOS devem ser colocados, por dois minutos e meio, na água e sal fervendo, pra ficarem chics e “al dente”.

Molho Holandês:

INGREDIENTES:
– 4 gemas;
– 300 gr de manteiga;
– 1 colher de água fria;
– 1 pitada de sal;
– Pimenta do reino a gosto.

PREPARO:
– Corte a manteiga em pedaços pequenos e reserve;
– Numa tijela média, que possa ir ao banho Maria, bata as gemas, a água, o sal e a       pimenta do reino:
– Coloque a tijela, em banho Maria. Bata as gemas, na batedeira, até começarem a engrossar;
– Vá acrescentando, um a um, os pedaços da manteiga, sem parar de bater nenhum momento, deixando cada pedaço derreter antes de colocar o próximo. Continue batendo até toda a manteiga ser absorvida;
– Quando o molho estiver bem espesso, retire a panela do fogo e continue batendo por alguns minutos.
– Prove. Se for necessário, acerte o sal e a pimenta.

Finalizo, com a foto do prato “double face”: serve de entrada, à la Agnelli ou como acompanhamento, no prato principal!

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

14 ideias sobre “ASPARGOS PRA TODAS AS HORAS!

  1. Amei, Bebel! Minha filha, Bebel (Maria Isabel) e eu adoramos aspargos e eu vou experimentar essa receita em breve.
    E sua ida a Salzburg? Estou aguardando os posts!

    • Oi queridíssima, que bom te ver por aqui! Este molho holandês, sabe Deus o porque do nome, é uma delícia e combina com outros legumes tipo milho, etc.Estou esperando MP chegar de sua linda viagem pra começar a contar a minha, muito em breve! Bs carinhosos BN Ah, me conta se deu certo!

  2. Oi BN , não fico 15 dias sem fazer alguma coisa c/ aspargos , de tanto que amo ( compro na Cobal de Botafogo ) amanhã vou fazer o creme de aspargos !! Rs e da próxima c/ este molhinho !! amei Já P/ ” nosso ” caderninho !!!
    Amei a receita !!!
    Bj ,
    Márcinha

  3. adoro aspargos frescos vou experimenta a receita. o post tem tantas boas receitas que já poderia publicar um livro de receitas, outros de dicas de viagem , dicas culturais, dicas úteis, dicas de moda e tcc,

  4. Minha filha e meu genro amam.Moraram um ano em Houston e comiam quase todos os dias, lá os aspargos no mercado são maravilhosos. Vou tentar fazer essa receita para eles, adorei.Depois conto como me saí.Bjcas……

  5. Queridas, vcs realmente me surpreendem !!!! Amo aspargos,agora avec Elizinha Gonsalves Moreira Salles, Agnelli
    Family and every think else FICA Tudo mais Gostoso requintado e bom para digestao !!!! Bj enorme Paulinho Mesquita (Adorei a receita)…..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *