Como anda seu metabolismo? Vem entender e conhecer a CALORIMETRIA INDIRETA!

acelerar-o-metabolismo-1

 

Voces já ouviram falar deste exame de CALORIMETRIA INDIRETA que tem sido feito em várias clínicas e que nos ajuda a entender o nosso metabolismo? Quantas calorias devemos ingerir para que nosso organismo funcione bem?

Na tentativa de entender melhor quais as novas ferramentas que podem melhorar o acompanhamento e o resultado de indivíduos que precisam emagrecer e ganhar massa muscular, conversei com o especialista em fisiologia humana Dr. Bruno Moulin de Andrade.

 

IMG_1466

Dr. Bruno Moulin de Andrade.

 

Vejam o que ele me contou!

AC

 

suco-acelerador-de-metabolismo-para-emagrecer-4

 

A alimentação é algo que nos diferencia dos outros animais, pois não comemos apenas para repor a demanda energética diária. Precisamos sentir prazer! Quando estamos diante de um desafio como emagrecer ou ganhar massa muscular, esse mecanismo de satisfação diante do alimento nos traz desvantagem, pois nunca (ou quase nunca) resistimos aos tentadores filés com fritas, sorvetes e afins. Mas se soubermos o quanto precisamos comer podemos driblar esta armadilha evolutiva e garantir o sucesso em atingir as metas do programa.

 

AC: O que é metabolismo?

BA: Essa é uma pergunta que muitas pessoas que não tem formação nas ciências da saúde me fazem, e eu compreendo a dificuldade de entenderem um conceito tão amplo.

Em termos bem gerais, o metabolismo é o conjunto de reações químicas que acontece no nosso organismo. Para entendermos o emagrecimento, precisamos saber que as células do nosso corpo utilizam os alimentos como energia em um processo que consome oxigênio e produz CO2. Esse conjunto de reações é estudado como metabolismo energético.

 

AC: Desmistificando um pouco as milhares informações que são publicadas em sites, blogs e revistas sobre emagrecimento, o que a ciência realmente sabe sobre esse processo?

BA: Realmente, muito se fala sobre obesidade, sobrepeso e emagrecimento e as estatísticas brasileiras mostram que a metade da nossa população está com sobrepeso e obesidade. Para entender melhor o processo de emagrecimento, vamos imaginar uma balança, no formato de uma daquelas de feira livre. De um lado temos a energia fornecida pelos alimentos que consumimos e do outro, o gasto de energia diário. Em termos gerais, para emagrecer a pessoa precisa gastar mais energia do que consome. Com essa metáfora fica fácil compreender que o processo de emagrecimento está vinculado a um déficit energético, isto é, um balanço energético negativo.

 

Post 40Forever Realim-02

 

 

AC: Isso está muito teórico, pode nos dar um exemplo mais prático de como isso acontece?

BA: Vamos lá, emagrecer significa reduzir a quantidade de gordura do corpo. Gordura apenas, certo? A principal função da gordura no nosso organismo é ser uma fonte de energia para nossas células. Dessa maneira sabemos que 1 Kg de gordura no nosso corpo tem aproximadamente 7700Kcal. Isso significa que precisamos gastar mais energia do que consumimos ao longo de dias, semanas e meses até que essa diferença (= gasto – ingestão de energia) chegue em 7700Kcal. Nesse momento a pessoa perdeu 1Kg de gordura. Mas como fazer isso se você não sabe o quanto consome e o quanto gasta de energia?

 

Alimentos-metabolismo-e1402087926200

 

AC: Ok! Agora a pergunta que todos querem saber, como fazemos isso, quero dizer como se cria essa diferença?

BA: Essa realmente é a pergunta chave. Novamente, a primeira coisa que precisamos fazer é analisar o quanto gastamos e consumimos de energia. Sem essas informações é impossível programar o emagrecimento e também é impossível programar o aumento da massa muscular! A análise do nosso consumo e comportamento alimentar deve ser feita sempre pelo nutricionista. Já a análise do gasto energético de uma pessoa só pode ser realizada por um exame chamado de Calorimetria Indireta. De posse dessas informações é que se pode individualizar qualquer estratégia relacionada ao emagrecimento ou ao aumento da massa muscular.

 

AC: O que é a Calorimetria Indireta?

BA: A Calorimetria é uma técnica considerada como o padrão ouro literatura científica para se avaliar o gasto energético de uma pessoa. No início do século esta metodologia revolucionou a clínica médica e era utilizada por exemplo para o diagnóstico das doenças tireoidianas como o hipo e hipertireoidismo.

Efetivamente a Calorimetria mede o consumo de oxigênio e a produção de gás carbônico de uma pessoa durante as trocas respiratórias. A partir dessa relação podemos calcular com exatidão o gasto energético diário em kcal.

 

AC: Se entendi bem a Calorimetria mede o metabolismo da pessoa, certo?

BA: Exatamente. Uma das desculpas mais utilizadas nos consultórios médicos para justificar o estado atual do peso é frase: “meu corpo está assim porque meu metabolismo é lento”. O interessante é que na grande maioria dos casos a pessoa nunca avaliou o metabolismo. O exame de Calorimetria Indireta é o único capaz de quantificar com precisão o metabolismo de repouso de uma pessoa.

 

Aumente-seu-metabolismo-e-emagreça-comendo-de-tudo

 

 

AC: Mas porque precisamos saber como está o metabolismo de repouso, quero dizer, em que isso me ajuda?

BA: Voltando a metáfora da balança, ao determinar com precisão o quanto seu metabolismo gasta de energia a pessoa pode escolher de forma adequada os alimentos que ingere. Além disso, o acompanhamento através da Calorimetria permite ao médico e ao nutricionista entender melhor como o organismo responde aos medicamentos ou as dietas prescritos orientando a esses profissionais qual a melhor conduta para otimizar os ganhos.

Esse conhecimento torna-se então uma ferramenta valiosa, tanto para quem deseja emagrecer, quanto para quem deseja ganhar massa muscular.

 

AC: Como é feito esse exame?

BA: O exame de Calorimetria Indireta é um procedimento simples, rápido e indolor, no qual medimos o consumo de oxigênio e a produção de gás carbônico por 20 minutos, em um indivíduo deitado em um ambiente calmo e com temperatura controlada.

 

Post 40Forever Realim-03

 

AC: Você acha imprescindível para uma pessoa que quer emagrecer realizar o exame de Calorimetria Indireta?

BA: Acho que devemos buscar sempre o melhor naquilo que estamos fazendo. A Calorimetria é um exame simples, não invasivo e muito preciso para avaliar o gasto energético. O acompanhamento dos resultados através da Calorimetria pode influenciar a conduta dos médicos e nutricionistas tornando-se portanto imprescindível para o emagrecimento seguro e saudável na maioria dos casos.

 

Post 40Forever Realim-04 Post 40Forever Realim-05

 

Dr. Bruno é formado em Educação Física pela UFRJ, possui pós-doutorado em fisiologia humana com especialização em endocrinologia pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho e realizou o doutorado em parceria com a Universidade de York em Toronto, Canadá.

 

ONDE ENCONTRAR:

Dra. Flavia Cyfer

Av das Americas 3400 bloco 7 sala 219, Barra da Tijuca

Tel: 21-34892430

Whatsapp: 21-78902769

e

Dr. Fabiano Serfaty

Rua Carlos Gois 375 sala 604, Leblon

 

 

AC

 

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 ideias sobre “Como anda seu metabolismo? Vem entender e conhecer a CALORIMETRIA INDIRETA!

  1. Oi Sissy e queridas do blog. Ha anos vivendo nos Estados Unidos e,com negocios em hospitality, venho observando com algum receio a dieta dos brasileiros aqui.Cada vez mais os vejo degustando como cafe da manha, doughnuts com uma quantidade tenebrosa de acucar, ou MacDonald’s com imensa gordu ra, frituras e outros venenos similares.E noto como o povo em geral, nos ultimos anos, vem ganhando peso.E uma pena e, ao mesmo tempo, assustador.A obesidade americana infantil e suas gravissimas consequencias, quase que como uma epidemia….Pena testemunhar que muitos pais nao querem se dar ao trabalho em educar os filhotes em relacao ao consumo de frutas ou opcoes saudaveis….Valeu esta materia. Sempre bom poder alertar para os perigos de se estar muito acima do peso, principalmente na infancia e adolescencia. Bjos, lindas.Tati

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *