COPACABANA, ALEXANDRIA E DUAS BIBLIOTECAS!


O "Humanidade 2012" flutua ao fundo de Copacabana!

Depois de lindamente cantado por MP, em um post, resolvi conhecer Humanidade 2012, o deslumbrante espaço concebido pelo genialidade da cenógrafa Bia Lessa, para que a sociedade civil também participe da Rio+20.

Aproveitei para fazer a visita no dia em que inaugurava a biblioteca Terezinha Gonzaga Ferreira, que é um dos nove módulos que compõe o, digamos, complexo de exposições do Humanidade. Como nos conta o guia impresso, “aí está exposta uma biblioteca inusitada, formada por 10 000 títulos selecionados por 120 personalidades brasileiras, o que faz dela uma biblioteca de livros e de pessoas”.

Faço uma pausa, como a que fiz enquanto caminhava pelo lindo Forte de Copacabana, para apreciar aquele marzão sem fim, bordeado pela elegância extrema das areias de Copacabana; já tinha me esquecido como é bonito vê-los de cima. Pensando, pensando fui parar em Alexandria, mais precisamente na sua costa aonde pontificaram, sublimes, uma biblioteca real e seu farol, cujas famas de grandiosidade e beleza enchem os olhos e ouvidos da nossa imaginação, até hoje. Exausta, ela pede clemência por sua incompetência em reproduzí-los e conclui: mar e livros, um encontro abençoado.

Parte da fachada da antiga Biblioteca de Alexandria, a mais famosa de todas, que foi concebida na dinastia ptolomáica, a qual pertenceu a cultivadíssima rainha fashion Cleópatra. Dizem que Julio Cesar perdeu a fala quando a visitou...
A nova biblioteca de Alexandria, inaugurada em 2002, nas cercanias da antiga e super star....

Mas voltando ao século XXI, a biblioteca de Bia é também deslumbrante e democrática pois todos podem participar dos debates que ela hospeda e manusear seu acervo: o acesso é livre e a cortesia é da casa. Concebida como uma instalação funcional, a arte e a praticidade se misturam e se completam. Assim, numa arena fechada para abrigar os livros, estantes forram todas as paredes e o grande vão é ocupado por mesas dispostas em círculos concêntricos aonde os usuários participam das palestras ou simplesmente lêem. É um lugar cheio de energia e de ação, adorei conhecer.

O Humanidade 2012 fica, no Forte de Copacabana, até a próxima sexta-feira, dia 22 de Junho. Depois, como manda a cartilha ecológica, suas instalações serão todas reaproveitadas e o meu xodó, a biblioteca, será doada, na íntegra, para uma comunidade pacificada (a ser escolhida) ou poderá ainda, segundo contou Bia Lessa, ser reinstalada em algum lugar no centro da cidade. O Rio agradece!

Curta um preview deste lindo passaeio! BN

VISUAL DA BIBLIOTECA:

A entrada para a biblioteca
O surpreendente teto!
O sarau literário que inaugurou os trabalhos na biblioteca!
O famoso pêndulo desconectado que precisa de consenso para centrar-se: representa o planeta!

SOBRE O ACERVO:

Cada um dos eleitos convidados tem sua estante, nomeada como acima, e seus livros prediletos reunidos nela. Esta é do presidente Fernando Henrique...
O presidente Lula também contribuiu!
A maravilhosa Dona Canô escolheu seus livros de cabeceira!
O craque Tostão é mega versátil pois também bate um bolão em se tratando de leitura!
A unanimidade nacional, Fernanda Montenegro, deixou sua lista pra nos orientar!
A queridíssima chef Roberta Sudbrack fez suas escolhas!
A vez do querido Zuenir...
A estante da guerreira Marina Silva, que dedicou sua vida à causa ecológica...
Nosso antenadérrimo BLOG contribuiu para a lista do médico Paulo Niemeyer somando, aos dele, seus livros de cabeceira. Vejam algumas escolhas abaixo.
Uma das prateleiras 40FOREVER/ P Niemeyer: aqui brilha "Guerra e Paz", obra escolhida por quase todos os participantes.
Nesta prateleira 40Forever/P Niemeyer pousa a minha paixão: Marcel Proust e sua "Procura..."
Concluo com o princípio de tudo: Bia Lessa... comigo na foto. BN

PARTICIPE DO SORTEIO NO BLOG! CLIQUE AQUI!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe um comentário