DENISE ARARIPE

Esta semana fui visitar o ateliê da Denise Araripe e fiquei maravilhada com o que ví. O ateliê é o maior charme, logo atrás do Outeiro da Glória, uma das igrejas mais lindas do Rio de Janeiro e suas pinturas super originais, divertidas e sensacionais. Denise divide seu ateliê com Isabel Corrêa do Lago que faz encadernação (outro post desta semana).

Artista com longa trajetória no Brasil e no exterior, Denise apresenta ao público um novo tema, inspirado por um polêmico debate. As novas telas revisitam alguns dos personagens mais conhecidos dos quadrinhos em todos os tempos – Tintim e seus companheiros de aventuras – o Capitão Haddock e o cão Milu. São releituras de situações mostradas na série de livros criados a partir de 1929 por Hergé (1907-1983). Pessoalmente sou louca por este personagem belga.

Segundo Paulo Sérgio Duarte, diretor do Centro Cultural Cândido Mendes, “Denise é uma artista neo-pop. O ressurgimento do pop, com as apropriações que carrega, se dá em um novo contexto, diferente dos deslocamentos de objetos que se dão nas obras de Duchamp e Wharhol. Tudo é mais veloz, e essa discussão está na ordem do dia.”

Citação, pastiche, referência, recriação, adaptação, colagem, releitura? Tudo isso e mais um pouco, na discussão das possibilidades contemporâneas de reinterpretação e de reprodução infinita da imagem. E não é acaso que Tintim esteja no centro desta questão: a coleção de personagens encabeçada pelo repórter belga foi alvo de um dos mais rumorosos casos envolvendo o debate em torno da contraposição de direitos autorais e liberdade de expressão, em 2008 – a viúva de Hergé e o marido Nick Rodwel, à frente da Sociedade Moulinsart, detentora do espólio do artista, processaram o artista francês Bob Garcia pela inserção de Tintin em seus livros. Nesse imbróglio, que ganhou ressonância mundial, até fã clubes foram intimados a mudar de nomes.

Vejam que show as pinturas de Denise, fiquei LOUCA! MP

Denise Araripe

Amei este quadro!

BN, MP, Denise Araripe e Isabel Corrêa do Lago

Estes são para os fãs como eu de Tintin….

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

www.deniseararipe.com.br

Ateliê:

Praça Nossa Senhora da Glória 135 sala 205

tel: 55 21 222 50076 ou celular: 55 21 9891 1483

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

12 ideias sobre “DENISE ARARIPE

  1. Denise, que maravilha, vc com 40 Forever.
    Estas meninas,que para mim são meninas, lindas, competentes, super informadas, e só falam de quem é muito bom.
    Este blog é maravilhoso e todas as informações e dicas são incríveis.
    Parabéns, minha querida, sabe que sou sua fã de carteirinha e acho tudo o que faz, sensacional.
    Mais 40 para vc, beijo carinhoso Thais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *