DICAS PARA RECEBER EM CASA (e um pouco de “etiqueta”)!

 

 

Receber bem é a mistura de vários ingredientes como numa receita. Não importa aonde…

A primeira, e mais importante, é fazer com que os convidados se sintam à vontade; até mesmo dentro de grande formalidade tem que se ter um mínimo de descontração!

Sem pretensão de querer ensinar nada, queria dar umas dicas simples que fazem, na minha opinião, uma pequena diferença!

AC

 

VELAS: são pra serem usadas à noite, jamais de dia! Ou seja, nunca, em nenhuma hipótese, acenda velas em almoços e, de preferencia, retire as velas da mesa durante a refeição do dia. Ponha flores, objetos ou mesmo nada! Durante o dia qualquer coisa é melhor que velas!

 

Esta é uma decoração de mesa que serve tanto para um almoço ou jantar: toalha branca, gaiolas, flores, e neste caso, jantar, velas!

 

Outra decoração que serve tanto para o almoço quanto para o jantar, na casa da minha irmã.

 

Velas perfumadas são pra serem usadas a qualquer hora, mas em sala de jantar o perfume pode atrapalhar o da comida, então é melhor deixar para o hall de entrada, sala de visitas e banheiro social.

 

 

BANHEIRO SOCIAL:  baseada num experiencia pessoal minha, quando fui num almoço e precisei jogar uma coisa no lixo e não tinha, tornando a minha bolsa a “lata de lixo” que precisava, recomendo que sempre tenha uma pequena lata de lixo, de palha, de qualquer material que se achar, bonitinha, mas até feia é melhor que nada! Lenço de papel também é bom ter por perto!

 

 

De palhinha da ÁREA

 

De madeira da RUG HOLD

 

 

JOGOS AMERICANOS E TOALHAS DE MESA: Use e abuse de palha, linho, algodão e afins para o dia ( se quiser usar à noite fica ótimo também!), e deixe as coisas mais sofisticadas para a noite, como renda, organdi, bordados mais carregados, cetim, brocados

. Forros para toalhas de mesa e jogos americanos: Coloco um forro de flanela branca sob as toalhas de mesa para elas não ficarem “sambando”! Nos jogos americanos coloco uns de cetim e flanela porque sempre fica um acabamento melhor. É uma coisa simples e fácil de fazer.

 

FORROS PARA JOGOS AMERICANOS:

 

 

 

 

 

 

ARRANJOS DE FLORES: Capriche, flores são uma alegria e enfeitam qualquer mesa, só tome cuidado para usar bouquets baixos em almoços e jantares sentados, pra não atrapalhar a visão e consequentemente a conversa com quem está do outro lado da mesa, e arrase em arranjos espampanantes e altos, se for fazer um jantar em pé para mais gente.

 

Almoço sentado, com arranjos que enfeitam e permitem a boa conversa!

Jantar

 

Jantar “americano” ( na França tudo sempre foi mais formal, mas os americanos simplificaram a história! ). Arranjos mais altos!

 

Aqui também: flores, velas, pratos frios…

 

 

TALHERES: Dentro da convenção social mundial, os talheres são dispostos sempre assim: Garfos à esquerda, e facas e colher de sopa à direita. Quando os talheres de sobremesa ficam colocados na mesa, as posições são simples, imagine o seguinte: é como se fizessem um ballet com os talheres que estão ao lado, assim: primeiro “desliza” a faca, ela sai da direita e entra logo acima do prato; em seguida  “desliza” o garfo, que entra acima da faca e por fim a colher, que entra acima do garfo. Se não for preciso usar faca para cortar nada, use só o garfo e a colher.


Vai começar o “ballet”!

 

Primeiro a faca!

 

 

Depois o garfo!

 

 

E por fim a colher!

 

 

 

Sem os talheres de sobremesa na mesa

 

 

AQUI  OPÇÃO COM LAVANDA

 

 

Na França, a lavanda, que vem com um pouco de água para limpar os dedos quando se come frutas, fica sempre à esquerda. Na Inglaterra, à direita…

 

OBS: Tem coisa mais prática que buffet hoje em dia? Mesmo quando a mesa está toda posta, com os lugares, talheres, pratos e copos, um aparador com as travessas facilita, agiliza e descontrai o ambiente! Quando a pessoa levanta da mesa para voltar ao buffet e repetir a comida, os talheres- garfo e faca- vão junto no prato!

 

 

 

 

UNIFORMES: Duas coisas são básicas e fundamentais nos uniformes dos funcionários de uma casa: estarem limpos e passados! Quanto mais simples, mais chic! Luvas nos copeiros, num país tropical como o nosso, é muito cafona! Assim como excesso de “alegorias e adereços” nos uniformes: laços, toucas, babados, dolmans coloridos, socorro!!!

 

DETALHES: Bouquets de flores, balas, chocolates, são sempre bem vindos e fazem sucesso!

 

 

AC

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

57 ideias sobre “DICAS PARA RECEBER EM CASA (e um pouco de “etiqueta”)!

  1. Que delícia de Post! Amei!
    E que louças mais lindas da sua sissy!
    Obrigada pelas dicas ótimas.
    Também concordo que a descontração é necessária mesmo num ambiente formal!
    Bjs

  2. Fofa amadaaa!!!!!! Suas mesas tão simplesmente lindass!!!! Parabens pelo post!!!! Muito bom! Chic no ultimo!! Btw, preciso saber onde comprar uniformes…parece q a Krispal acabou! Bjs bjs bjsss

  3. Gostei muito da aula. Não sei como consegui chegar a essa idade sem pensar na lixeirinha no banheiro dos convidados. Muitos deles devem ter sofrido nas minhas casas.
    Suas mesas são lindas, um prazer olhar as fotos nessa segunda feira um pouco nublada.

  4. As dicas são úteis, mas bom mesmo é namorar as mesas, sempre lindas!
    Essa história da lixeirinha já me perturbou muito também. Ok, a gente sabe que não é elegante ter “lixeirinha” em banheiros, mas o fato é que muita gente não se dá conta de que, dependendo do tipo de construção, o encanamento não comporta NEM mesmo um micropedacinho de lenço de papel…rsrs imagino você saindo com o seu papelzinho escondido dentro da bolsa…e imagina um convidado deseperado se livrando do papelzinho num vaso sanitário inadequado…eu heim… 🙂

      • hahaha
        Oi Ana Cecilia,
        eu adoro o blog, sigo sempre que posso!
        Sugiro um post sobre esses assuntos dos quais ninguem gosta de falar e que pode nos causar constrangimentos horriveis…um pouco de humor para desmitificar as situacoes e sempre bem-vindo. 🙂

        Eu que morei em casa antiga a vida toda (nossa Icatu querida) sempre tive um sonho de consumo: encanamentos super modernos, com pressao maxima etc. Ha pouco tempo fiz uma reforma grande na minha atual casa (tambem antiga) e fiz questao de, ao trocar a parte hidraulica toda, pedir ao emprenteiro que caprichasse no meu sonho de consumo. E quem disse que agora eu tenho coragem de arriscar? Pelo sim, pelo nao, a famigerada lixeirinha continua la. Dos males o menor, nao e?
        Um beijo carinhoso!

  5. Queeeerida amei ! Tenho varias coisitas iguais ao do post ….louça , pratinho de prata para o paozinho , toalhas , jogos americanos …….. que bom !!!!!! Amei , alias fiz uma mesa linda deultima hora para o almoco do Eduardo aqui sabado ….. ‘bjsss mil

  6. Querida! Acho q já posso chama-la assim pois já conheço pelo menos um lado seu: o do Bom Gosto e do Refinamento ao tratar de assuntos tão necessários p/nosso dia a dia. Brigadim p/dicas tão Maravilhosas, pena não termos tantos utencílios Divinos, mais sabendo usar suas dicas podemos ter uma Mesa tão Linda, Certa, Arrumada p/recebermos qq pessoa da melhor maneira. Bjkas.

  7. Querida AC, que delícia de post! Com que delicadeza vc nos disse tudo o que não se deve fazer e o que se deve também. Parabéns!
    E só reitero que as louças, serviços de mesa, arranjos etc estão perfeitos. Vou salvar para tê-los como ideias.
    Beijos da Sandra

  8. Ana Cecília que post maravilhoso!!! Adoro o Blog de vocês, mas quando colocam algo relacionado com decoração eu amo!!! Beijinhos!!!

  9. Amadas Ana Cecília e Cristiana, agora entendo quando a produção é digamos, mais elaborada! Tudo chiquérrimo e absolutamente perfeito. Obrigada por nos proporcionar tanta beleza e sempre com a maior delicadeza e elegância. Bjss para todas vocês. Helena.

  10. Princesa de berço !
    Lindas mesas !nos conta dos menus assim podemos fazer de conta que estávamos lá nos deliciando com a sua companhia hilária “perfect hostess “nos almoços e jantares.
    Saudades e ameiiiiiii o post
    AE

  11. AC, parabéns pelo seu bom gosto e pelas belíssimas mesas!! Estão dignas da duchesse de Guermantes…
    Também já achei jeca essa coisa de luva em copeiro. Hoje já não vejo tanto como um pecado mortal! rsrs Acho que evita, por exemplo, que as taças fiquem marcadas. Bjs

  12. Querida AC ,
    o POST de Hj esta maravilhoso , não se preocupe que não pareceu nada de aula e sim de experiência , vou pedir p/ lala´ler ela anda bem interessada no assunto !! Rs..
    Suas mesas são lindas !!! continue postando !!!!
    Assim como já falaram aí p/ mim , vc é uma Princesa !!!
    BJ , ótima QUARTA !!!!

  13. Até que enfim. Espero que muita gente aprenda que uma bela mesa é muiiiito importante para o sucesso de qualquer almoço ou jantar. Quando estou aqui em SP, faço o mesmo e já ouvi me chamarem de fresca, metida a besta, esnobe, etc., por que sempre dou um toque legal, com flores, pequenos pratinhos para os pães, e ficam achando estranho tudo isso. Os brasileiros precisam aprender que não se vive só de churrascos, cada um se servindo, e o que é pior usando o guardanapo no colo como se fosse a toalha de mesa – por favor – guardanapo é guardanapo. De papel, então é de matar. Podem continuar a me chamar de fresca, mas não mudo não. Adorei tudo o que foi mostrado. É outra coisa. Dá prazer ser recebida dessa maneira. Não precisa ter-se coisas caras ou luxuosas. Mesmo na simplicidade se encontra muitas maneiras de fazer uma linda mesa para receber os amigos e familiares. Parabéns por nos lembrar disso. Pode continuar que vou virar fã. Abraços. PS: quanto à lixeirinha, também já passei por momentos difíceis em certa residência. Agora não facilito, antes já tinha, mas agora tenho em tudo que é canto. kkkkkkk Até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *