EDUCAÇÃO DE VANGUARDA

 

Outro dia, num almoço, um amigo comentou sobre o projeto de alguns pais que se reuniram para fazer uma escola num padrão que fiquei totalmente encantada em conhecer.

Pais e professores trabalham juntos na educação das crianças. Se num mes o objetivo é a ênfase na organização, este tema será trabalhado tanto na escola como em casa, e assim por diante em virtudes e objetivos comuns. Quase voltei no tempo pra colocar meus ” bagunceiros”  num projeto assim…

Leiam o que uma das mães, Adrianna Andrade de Abreu, nos conta! Vale à pena entender o conceito, afinal a educação pode mudar o destino de nossas crianças!

 

AC

 

Adrianna

 

 UMA PROPOSTA EDUCACIONAL DE VANGUARDA

Muitas vezes procuramos exclusividade na hora de escolher o que vestir, buscamos requinte na escolha dos lugares que frequentamos, queremos detalhes de atenção das pessoas com as quais nos relacionamos. Outras tantas, desejamos inovação, conexão real com o mundo. Almejamos conhecimento e cultura que nos tornem pessoas melhores.

E foi justamente seguindo esta linha de comportamento que parti para a escolha de uma escola de educação infantil para os meus filhos. Precisei literalmente rodar o mundo para encontrar um modelo que se adequasse à minha expectativa.

Depois de muitas viagens encontrei em 2010 na Espanha um colégio dos sonhos: Colégio Viaró, em Barcelona. Primeiro, me deparei com a Pedagogia da Personalização (Educação Personalizada). Nesse colégio, cada criança é tratada como pessoa única, com ritmo próprio e atendida em todos os seus aspectos. Para cada uma são traçadas metas de desenvolvimento a serem trabalhadas no colégio e na família.

 

A inspiração que virou realidade!

 

Em segundo lugar, me chamou muito a atenção o requinte do colégio, não tanto pela beleza e sofisticação de suas instalações, mas pela atmosfera do local. Respira-se nesse colégio um ar de tranqüilidade e alegria. Nele encontrei professoras de altíssimo nível humano e cultural. Observei famílias bem vestidas, cultas, com uma conversa agradável e principalmente envolvidas com a educação de seus filhos.

Posso confessar que fiquei impressionadíssima com os detalhes de atenção dados às crianças e às famílias. Outro diferencial: o colégio prepara cursos mensais para os pais, além de oferecer um programa de “coaching” educacional que é desenvolvido ao longo de toda a vida escolar da criança, ou seja, os pais recebem todas as orientações e apoio para empreenderem o grande desafio de educar seus filhos.

A inovação fica por conta da metodologia aplicada, chamada Optimist, também nomeada Educação Oportuna. Esta metodologia trabalha com estímulos específicos para cada área do desenvolvimento infantil acreditando nas capacidades da criança e estimulando-a de forma a que ela alcance o seu potencial máximo. A conexão real com o mundo se comprova através da ligação do Centro desenvolvedor desta metodologia (Fomento de Centros de Enseñanza) com mais de 200 outras escolas e institutos em todo o mundo.

Por fim, me deparei com conteúdos inimagináveis sendo apresentados a crianças tão pequenas. Vi também um tratamento especial dado às artes e à música, principalmente à boa música. Sem falar no destaque dado à aprendizagem da língua inglesa.

Encontrei na Espanha o “objeto de desejo” para a educação dos meus filhos. E como uma boa mãe, transformei o desejo em realidade. Aceitei o desafio e trouxe a realidade desse colégio espanhol para o Rio de Janeiro. Consegui unir várias famílias cariocas com os mesmos ideais educativos e, em fevereiro de 2012, iniciamos na Barra da Tijuca o Colégio Porto Real, com o método Optmist, de Fomento de Centros de Enseñanza, para realizar não só o meu sonho, mas o de muitas famílias.

Nunca teria imaginado que os resultados positivos nos primeiros alunos se fizessem notar tão rapidamente. Mas não sou só eu que está impressionada. São todos os pais do Porto Real. Gostaria de convidar os leitores do 40 Forever, a fazer uma breve visita ao site do Colégio – www.colegioportoreal.org.br – ou a assistir ao filme institucional (6 min) e escutar o testemunho sincero desses pais.

 

Confesso que estou feliz com os meus filhos! Queria que muitos pais não só da Barra, mas de todo o Rio de Janeiro pudessem experimentar o que eu estou sentindo. De fato, o melhor negócio do mundo é investir na educação dos nossos filhos.

 

Felipe e Adrianna com a prole: Pedro, Eduarda, João e Paula

 

A do Rio de Janeiro

 

 

Clique aqui  para o site!

 

Adrianna Andrade de Abreu para o 40 FOREVER

 

Assistam ao filme!

 

 

AC

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

28 ideias sobre “EDUCAÇÃO DE VANGUARDA

  1. Genial! Que escola maravilhosa?Sera que daria para adaptar este sistema para educacao publica?sera que e preciso que os Pais tenhan um nivel ja elevado de educacao para o sistema funcionar ou basta so estarem a escuta dos conselhos dos educadores e aplicar em casa.Gostaria muito de saber qual o perfil dos Pais
    As criancas parecem, estar totalmement a vontade e felizes de estar la.
    Amei este post !parbens a Adrianna que sentiu a necessidade de trazer para o Brasil este metodo pedagogico.Espero que esta escola modelo possa ser copiada pelo Brasil afora.
    Super Feliz de sentir que todos unidos com muita perceverancia conseguimos tornar sonhos realidade!talvez com um mutirao de Pais interessados projetos como um bom hospital/ escola de nivel internacional tambem se tornaria realidade no Rio de Janeiro.
    Parabens AC por ter confirmado que temos a possibilidade de concretizar

  2. Adorei o filme, a proposta da escola, a metodologia, enfim, algo diferente e que visa o melhor para a criança. Acredito que o resultado seja incrível. Precisamos de mais colégios assim.

  3. Minha filha de tres anos estuda na porto real.Estou encantada com a escola!!, realmente eles sao muito comprometidos com o projeto.Fico muito feliz em poder proporcionar isso a ela, na verdade eu tambem tenho aprendido muito.Me sinto parte da escola. Parabens a todos

  4. Meu filho está há duas semanas na escola e sua adaptação está sendo ótima.É um projeto maravilhoso e é muito gratificante ver que essa interação pais/escola funciona tão bem.Ele não é apenas “mais um” como acontece em muitas escolas.A equipe toda é maravilhosa e competente.Tenho a certeza de que fiz a escolha certa.

  5. Respondendo a um dos comentários acima, sobre qual o perfil ideal dos pais do Porto Real, como consultor educacional do Colégio, afirmaria apenas que têm que ser uns pais que adotem um modelo educativo equilibrado. Que saibam compaginar o necessário controle educativo/ formativo com o imenso carinho e afeto. Quando escolhem este modelo, esses pais estarão sempre insatisfeitos na formação de seus filhos e se sentirão motivados a aprender não só como educar melhor, mas como antes ser melhor como pai e profissional. É muito interessante ouvir já comentários de pais e professores do Porto Real confidenciando, como aparece num comentário acima, que se já sentem melhores pessoas… É a velha máxima dos filósofos: o Amor real é o que de fato nos liberta de tantos problemas e sofrimentos e nos faz viver mais feliz!!

  6. Tenho meus dois netos nesta maravilha de escola,este espaço seria insuficiente para manifestar a minha alegria que é imensa em te los ai.Moro distante do Rio de Janeiro,mas conheço a qualidade desta educação.Peço a Deus que familias de minha cidade se interessem por algo de tão grande valor.Desenvolvo uma divulgação,por aqui.

  7. Tenho meus dois netos nesta maravilha de escola.Minha alegria é imensa em te los ai.Moro distante do Rio de Janeiro,mas conheço a excelencia desta educação.

    • Olá Anne, pedi a uma mãe que escrevesse pois gostei do conceito da escola que envolve os pais de uma maneira muito participativa na educação dada lá. Não conheço os donos, meus filhos já são grandes, não tenho nenhum interesse a não ser o de divulgar uma maneira diferente de gestão educacional, que conheci através de amigos que também não participam da escola, apenas conhecem alguns pais. Aqui no 40 Forever não fazemos publipost, só falamos do que gostamos e acreditamos. Recebemos consultas diárias sobre publipost e declinamos todas, somos conhecidas por isso. Beijos e volte sempre!

  8. Ana Cecilia, sou uma leitora do teu blog, achei bem interessante a tua proposta, pois reflete uma preocupação que eu tenho sobre a educação das nossas crianças! Onde irá parar o nosso pais se não investirmos nos pequenos! O governo não está tendo esta prioridade e parece-me interessante que os pais pensem em soluções alternativas. Achei muito pertinente e bem colocada a matéria. Muito obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *