ELSA SCHIAPARELLI: UMA DAS DAMAS DA MODA

Para entender a moda é necessário conhecer seus nomes importantes do século passado como a chiquérrima estilista italiana Elsa Schiaparelli, avó da famosa atriz de cinema Marisa Berenson.

Seus vestidos estarão expostos, juntos com os de Miuccia Prada, à partir do dia 10 de maio de 2013 no Metropolitan Museum Of Art, o famoso MET, em New York. O nome da exposição é : “Impossible Conversation”. São duas italianas de grande sucesso e de épocas diferentes. Estou louca para ir!

Elsa e Miuccia

Elsa schiaparelli

Resolvi contar um pouco deste personagem famoso que foi Elsa Schiaparelli pois Miuccia Prada todos conhecem mais.

Sua primeira coleção foi em 1929 e logo foi considerada a criadora do momento e se tornou a grande rival de Mademoiselle Chanel e de Mademoiselle Vionnet, trio da alta costura parisiense da época. Elas frequentavam o mesmo mundo e testemunhavam as mesmas aspirações.

Poiret, dos primeiros grandes costureiros e mito da alta costura, se tornou seu amigo por acaso, logo depois da chegada de Elsa a Paris. Ela foi a seu ateliê acompanhando uma amiga e houve uma empatia instantânea entre os dois. Nessa mesma visita, Poiret presenteou Elsa com um lindo manteau que parecia feito especialmente para ela. A paixão pela moda surgiu deste encontro.

O ateliê de Elsa, no auge da carreira, ficava numa esquina da Place Vendôme e era uma verdadeira festa. O grupinho “Schiap” em Paris era o mais animado e divertido: Marcel Duchamp, Man Ray, Jean Cocteau, Salvador Dali, e mais Lauren Bacall, Humphrey Bogart, Gary Cooper… reparem que gente mais interessante!

Elsa era super criativa e seu bordador oficial era Lesage. Os acessórios originais foram a grande marca de Elsa. Formas jamais imaginadas como sapatos nos chapéus, colares de insetos, bolsas com fechaduras, fizeram com que ela revolucionasse a moda entre 1930 e 1940. Suas clientes eram: Katherine Hepburn, Greta Garbo, Glória Guinness e a Duquesa de Windsor. Elsa fez também figurino para o cinema com muito sucesso. Foi chamada de “a surrealista do mundo fashion”.

 

Que maravilha este bordado by Lesage!

O famoso vestido (acima) feito especialmente para a Duquesa de Windsor foi inspirado na escultura (abaixo) de Salvador Dali.

Este vestido foi inspirado de um desenho de Cocteau.

Elsa criava roupas como se fossem obras de arte e declarou que o processo de criar uma roupa é o mesmo de pintar um quadro ou fazer uma escultura. Foi ela que criou a linha esporte chamada hoje em dia de sportwear ou prêt à porter. Ela foi também a primeira a usar a sofisticação da moda para o mundo moderno e a vida prática.

Estes grandes nomes da moda são inspiração para uma moda eterna e FOREVER. Se voces passarem por New York não percam esta exposição que promete ser maravilhosa!

MP

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 ideias sobre “ELSA SCHIAPARELLI: UMA DAS DAMAS DA MODA

  1. Oi, Maria Pia,
    Em maio do ano passado visitei no MET esta exposição Impossible Conversations: muito interessante, por sinal. A atriz Judy Davis fez o papel de Elza Schiaparelli conversando com Miuccia Prada. Será q terá outra exposição este ano, já q a de 2012 se encerrou em agosto?
    Bj,
    Lúcia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *