ERNESTO NETO EM TOKYO

Ernesto Neto

Que exposição espetacular a de Ernesto Neto no Espaço Louis Vuitton em Tokyo! Realmente extraordinária, e digna de um grande artista consagrado que é Ernesto. O título já diz tudo “Madness is part of life” A loucura faz parte da vida.

A vida é um corpo. Projeto no papel!

Esta escultura é feita de polipropileno ( material reciclável ), poliéster, bolas de plástico e poliamida . A instalação mede : 780 x786 x1486 cm.

Aqui vai uma explicação dada pelo artista para sua obra.. obra prima digamos de passagem…

“Loucura é uma parte da sociedade, algo que precisa ser controlado, escondido por medicação, como se fosse a coisa certa pra se fazer, mas certo para quem? O mundo é cheio de paixão, esta pequena loucura que mora dentro e em nosso redor. Nós precisamos disto!

Através deste título nos poderíamos mudar algumas posições humanas nas quais coloca-nos no centro do universo, multiverso, etc.

A idéia é de fazer a nossa mente viajar fora de nosso corpo, como se fosse algo sobrenatural além da natureza, como cultura poderia ser fora da natureza e não parte dela. A vida é maior do que nós, e nós somos parte dela, se existe Deus, Deus é a Natureza e nós somos uma pequena parte espacial, mais ainda assim só uma parte.

É a escultura da Familia Balanço, feita de pele e uma passarela, esta passarela é suspensa, e as pessoas podem andar, sentar ou deitar em cima. No caso de LIBWPO ( “Life Is a Body We are Part Of“. A vida é um corpo em que somos parte ), a peça é feita de 2 partes: Zoid no corredor de cima e óvulo na sala de estar.
Esta é uma escultura para ser experimentada.
Nós também temos a idéia de levantar as pessoas acima, perto do vidro construindo um jeito de causar uma experiência de alguma vertigem, ou no mínimo lidar com o sentimento de flutuar no “CÉU”. A peça é o trabalho que lida com a estabilidade, como nós movemos, desejamos e tememos. A porta é o portal entre estes dois universos, ou a continuidade deles. A parede de pele na peça é feita interconectadas nas células espirais. A passarela do corpo é feita de ” Células Roe “e de tubos cheios de bolas de plástico.”

Deve ser uma sensação incrível andar por dentro desta estrutura genial e cheia de simbolismos, certamente sentimentos diferentes surgiram nas nossas mentes nesta viagem!!!

MP

A exposição ficará até dia 6 de Janeiro de 2013 no Espaço Louis Vuitton em Tokyo no Japão.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 ideias sobre “ERNESTO NETO EM TOKYO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *