IL DOLCE LAVORO DI FRANCESCA ROMANA DIANA: SHOW!

Eis Francesca nos esperando em sua "fábrica suspensa da Babilônia", de tão incrível!

Com a elegância das principesca e fala mansa, Francesca Romana Diana me convidou pra conhecer seu atelier, como quem marca um choppinho com uma amiga, ali na esquina. Totalmente inocente, cheguei ao endereço marcado, num prédio anos 50, em Botafogo. Portaria chic, porteiro atencioso, elevador alinhado: ao abrir sua porta, Uow! Benvenuta ao sofisticado mundo laranja e pink de Francesca, pensei com meus botões.

O elevador desemboca neste lindo corredor/hall laranja: estamos começando a descobrir o mundo de FRD!

Há três anos aí instalada e ampliando seus domínios e horizonte, dia-a-dia, Romana hoje ocupa todo o último andar do simpaticíssimo prédio e parte do penúltimo. Com competência e trabalho árduo ela REcomeçou sua brilhante carreira e é difícil acreditar que, tudo o que vi, não seja a história de toda uma vida!

No espaço, minuciosamente aproveitado, ela instalou sua fábrica: dos desenhos à distribuição das peças confeccionadas, toda a sua linha de montagem é executada nos  lindos andar + meio e sob a sua batuta.

Depois deste prólogo esclarecedor, devo completa-lo acrescentando que ninguém chama-se Diana impunemente e, com certeza a deusa também foi invocada/convocada pra dar uma mãozinha. Então eis o milagre: vamos fazer um tour pela oficina de Francesca Romana Diana e curtirmos, juntos, o privilégio de sermos os primeiros a conhecer o maravilhoso “mondo di lavoro” da grande designer!

A primeira parada é aonde tudo começa: no desenho do protótipo. Na prática, é aí que dois artesãos fazem os moldes, em metal, das bijoux que vão ser produzidas.

Dois ouriveres craques esculpem os protótipos das bijouxs de nossa musa, na foto com BN

Confeccionado, o molde segue para a sala de montagem aonde fadas, vestidas lindamente de pink ou laranja, juntam o metal com as pedras, dando vida aos desenhos que Francesca concebeu. Para tanto, cada uma das montadora tem um protótipo, isto é, um modelo da peça já pronto, para ser manualmente copiado.

A sala das fadas madrinhas, como num conto de Perrault!

À seguir, a peça pronta passa pelo controle de qualidade, feito pela linda Débora, que trabalha bem no meio das montadoras fazendo, com isso, um pré controle e orientando a produção que é inteiramente artesanal: dá gosto ver tudo acontecendo, suavemente, como um “ballet des bijoux”!

A mesa de Débora é como uma ilha, notem um pedacinho dela, cercada de um mar de matérias primas por todos os lados. As pedras e cia que FRD usa em suas coleções são guardadas em grandes "tapewares", empilhados do chão ao teto, como vemos na foto. Por fora de cada um, etiquetas que, se somadas, equivalem ao rol da gemologia brasileira!

Depois que a peça é aprovada, ela parte para o setor de expedição, do qual não temos fotos pois eram tantos caixotes sendo despachados, que faltou espaço para esta fotógrafa! Compenso, mostrando alguns lindos recantos do atelier/fábrica!

Circulação onde as paredes mostram fotos de coleções passadas!

Outra passagem, que virou recanto para um "particular"...

A mesa de reunião das "Francesquetes"...

Como nas Bodas de Canaã, o melhor vinho ficou pro final e ele é um Château Petrus: O showroom do complexo FRD, aonde a designer mostra suas maravilhas a todos os “byers”,que vêem dos quatro cantos do mundo, atrás de suas preciosidades! Vejam que beleza de instalações!

A primeira visão ao entrarmos!

Recanto para"negociações"ou para tomar um chai mara!

As vends on line são controladas no mesmo ambiente das vendas tradicionais!

As paredes do show room também são dublé de display!

Mais parede/display!

A linda mesa que pontifica no meio do salão, desenho de FRD!

Detalhe da mesa display!

ALGUMAS DAS MARAVILHAS QUE SAEM DESTE FORNO MÁGICO…

A fotografia do livro de João de Orleans e Bragança se materializou em pulseira, mágico!

Pirei com esta "gaveta"de pulseiras... queria TODAS!

Dois lindos colares sobre baú pintado por de Leli Orleans e Bragança

Tooooddaaaa a bandeja é desta coleção: obaaaaa: encontramos nas lojas! Família Anita E! Quem não leu o outro post sobre a coleção "Dolce Vita", favor fazer o dever de casa!

Colar único, feito pra um desfile: lindo de morrer!

BN e FRD tomando chai e jogando papo fora, porque ninguém é de ferro!

Foi uma tarde maravilhosa que passei na companhia da encantadora Francesca, a quem o BLOG deseja todo sucesso: que venham os andares que restam! BN

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO SITE!

CLIQUE AQUI PARA O POST SOBRE A NOVA COLEÇÃO: LA DOLCE VITA!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

15 ideias sobre “IL DOLCE LAVORO DI FRANCESCA ROMANA DIANA: SHOW!

  1. BEBEL!!!!!!!!! Que ESPETÁCULO!!!!!!!!! ACHEI TUDO LINDO E ORGANIZADÉRRIMO!!!!!! PARABÉNS PELO PROFISSIONALISMO!!!!!! VIREI + FÃ AINDA!!!! BJKSSS LELE

  2. Ela é um exemplo adimiravel….é aquela que faz a gente se orgulhar de ser mulher…cada vez que sei mais dela, mais fico encantada. E voce Bebel, nos proporcionou a oportunidade de conhecer esse lindo atelier, mostrando ainda mais valores nessa mulher de fibra e coragem…

  3. Que atelier organizado e lindo!!Sou cliente e tenho coisas linda dela.Obrigada Bebel por me fazer conhecer um pouco mais dessa mulher que tem um bom gosto nato.

  4. Francesca, que maravilha de atelier,de organização e de equipa de colaboradores, assim dá gosto e prazer de imaginar e produzir cada vez mais, e mais, e mais.. o que resulta num trabalho lííííííííndo! fantástico! Parabéns pelo seu esforço/trabalho!
    Bebel, a si, como leitora apenas posso agradecer: hoje voaei até a um prédio dos anos 50, em Botafogo!!!
    muito obrigada
    Catarina Maldonado
    catarinamaldonado.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *