JIM THOMPSON & UM PRESENTE DIGNO DE “MAHARANEE”

 

Um presente lindo e cheio de história pra contar: Amei Patrícia querida!

Um presente lindo e cheio de história pra contar: Amei Patrícia querida!

Minha querida amiga Patrícia Peltier prima pelos presentes mais lindos e requintados. Dia destes, me trouxe “das Arábias” um xale que, além da beleza me fez, como num passe de mágica, sentir-me a própria “Maharanee de Jaipur”…

 

Vejam que lindo o envelope que embalou meu xale de "maharanee"!

Vejam em “close” o envelope que embalou meu xale de “maharanee”, da “Lumination Collection”, inspiração em desenhos sul asiáticos medievais: lindo demais!

 

Embalado num envelope lindo de papelão estampado com uma cena da Ásia de outrora, trazia um único nome e em destaque, mas sem maiores detalhes: Jim Thompson!

 

Direto pra "Amazon" à procura da biografia do fantástico (e pra mim desconhecido) Jim Thompson!

Direto pra “Amazon” à procura da biografia do fantástico (e pra mim desconhecido) Jim Thompson!

 

Imaginei ser o nome da “label”, mas algo me dizia que tinha aventura no rastro deste “senhor”, por isso resolvi pesquisa-lo… Descobri uma história tão fascinante que, quando me dei conta, já estava na “Amazone” comprando a biografia do empresário norte-americano que ajudou a revitalizar a indústria de seda tailândesa, nos anos 50 e 60, salvando-a da extinção.

Nascido no estado de Delaware, EUA, e filho de um próspero industrial têxtil, Thompson formou-se em 1928 em arquitetura e passou os próximos 10 anos trabalhando em projetos, num conhecido escritório novaiorquino. Paralelo à profissão, também fez parte do “board” do renomado “Ballet Russo de Monte Carlo”.

À esta altura, seu destino começa a delinear-se quando larga o trabalho para alistar-se ao exército americano e seguir pro mundo como combatente, na Segunda Guerra Mundial. Depois de várias missões sucedidas, é mandado pra Tailândia em 45, onde chega junto com a rendição do Japão & cia e o final da guerra.

Entre idas e vindas, estabelece-se no país de vez para fundar, em 1948, a “Thai Silk Company Limited”, que deslanchou mundialmente ao fornecer os tecidos para o famoso musical da Fox, “The King and I”!

 

A linda casa de Thomson, em Bangkok, hoje museu!

A linda casa de Thomson, em Bangkok, hoje museu!

 

Nos anos 50 e 60, Thompson ajudou o renascimento da indústria de seda tailândesa, legando à ela a invenção de tons vibrantes e dramaticamente misturados em suas estampas. Esta herança virou marca registrada da indústria têxtil local.

 

Vejam a beleza do "mix" de estampas lindamente compostas no meu xale!

Vejam a beleza do “mix” de estampas lindamente compostas no meu xale!

 

Também tirou milhares de trabalhadores da miséria ao revolucionar de novo, permitindo que a mão-de-obra feminina de sua empresa trabalhasse em casa, não impedindo que o serviço doméstico das mulheres operárias atrapalhasse o seu ganha pão.

 

"Moonlight" bangalô, de onde Thompson saiu para passeio sem volta!

“Moonlight” bangalô, de onde Thompson saiu para passeio sem volta!

 

Figura única no sudeste asiático, Jim torno-se o americano mais famoso da região e como alguns heróis românticos, fechou a história linda de sua vida, misteriosamente. Em 26 de março de 1967, Jim Thompson sai de seu “cottage” nas montanhas para dar um passeio sem volta: ele nunca mais foi visto!

 

Visual lindo do "Cameron Highlands, em Pahang, no oeste da Malásia: visual lindo!

Visual lindo do “Cameron Highlands, em Pahang, no oeste da Malásia: visual lindo!

 

Fiquem com este pequeno resumo de uma deslumbrante jornada e fotos que ilustram sua grande arte! BN

 

CLIQUE AQUI PARA O SITE JIM THOMPSON

 

"Look" de uma loja Jim Thompson: muito lindo!

“Look” de uma loja Jim Thompson: muito lindo!

 

Uma casa produzida com tecidos Jim Thompson: alto astral!

Uma casa produzida com tecidos Jim Thompson: alto astral!

 

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 ideias sobre “JIM THOMPSON & UM PRESENTE DIGNO DE “MAHARANEE”

  1. Bebel querida,
    Voce tem o dom de transformar as coisas mais simples num verdadeiro conto de fadas. É um verdadeiro prazer ler seus posts, nos fazem sonhar.
    Adoraria termos um Jim Thompson no Brasil …..
    Love you
    Pat

  2. BN minha flor, seus posts são uma verdadeira viagem, adorei conhecer a história de Jim Thompson e sobre a seda tailandesa, agora quero mais detalhes!! Bora adquirir o livro… um dia abençoado pra vc. bjbjbj

  3. BN, visitei a loja dele em Singapore que e uma verdadeiro deslumbre , nos anos 90 +.
    Adorei relembra-lo aqui no seu post.Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *