KYKUIT OU “THE ROCKEFELLER ESTATE”: PASSEIO LINDO EM NYC!

 

Este é Kykuit, Rockefeller Estate, palacete onde morou uma das famílias mais emblemáticas dos EUA!

Este é Kykuit, Rockefeller Estate, palacete onde morou uma das famílias mais emblemáticas dos EUA!

 

A queridíssima Marina Sauer, sempre inspirada por seu extremo bom gosto, me deu mais uma dica de passeio lindo, este nas redondezas de Nova York. Encantada por seu relato, corri pra pesquisar mais detalhes que conto, a seguir, para os desafortunados que, como eu, ainda não conheciam…

 

Visão panorâmica da propriedade, tendo o rio Hudson a seus pés!

Visão panorâmica da propriedade, tendo o rio Hudson a seus pés!

 

Kykuit mais de perto: imponência!

Kykuit mais de perto: imponência!

 

Trata-se da visita à Kykuit ou “The Rockefeller Estate”, a casa que abrigou por cinco gerações, uma das famílias mais ícônicas dos Estados Unidos e que chegou a ser a mais importante do mundo!

 

Uma das salas: vejam que linda tapeçaria de Picasso na parede!

Uma das salas: vejam que linda tapeçaria de Picasso na parede, reproduzindo parte da Guernica!

 

A sala de jantar.

A sala de jantar elegante!

 

Instalada num parque glorioso de 1620 hectares, nas cercanias de Tarrytown, NY, Kykuit foi a propriedade mais impressionante de sua época por misturar conforto e luxo nas proporções exatas, dando aos seus ocupantes um status social que ainda não tinham. Assim, chegou à dimensão de lenda por representar um divisor de águas na trajetória dos Rockefeller, família que é um dos pilares da história do capitalismo ocidental.

 

Visual de seu lindo campo de golf...

Visual de seu lindo campo de golf…

 

A beleza de seus jardins...

A beleza de seus jardins…

 

Composta por um palacete lindamente pousado no alto do Monte Pocantico, tendo a seus pés o Rio Hudson e ao sul a vista deslumbrante do “skyline” de Manhattan, mais  jardins estonteantes e um museu com a fabulosa coleção de arte de Nelson Rockefeller, descreve-la é praticamente impossível. Portanto, seguem informações básicas que espero, um dia, poder ilustra-las in loco. Desejo o mesmo pra todos vocês… Vamos lá!

 

Entrada pelos jardins com a chafariz "Oceanus" ao fundo.

Entrada pelos jardins com a chafariz “Oceanus” ao fundo.

 

Contrastando com as esculturas clássicas de John D. Rockefeller estão as modernas, como esta de Henry Moore, do "acervo"de Nelson Rockefeller.

Contrastando com as esculturas clássicas de John D. Rockefeller estão as modernas, como a “Knife Edge”, de Henry Moore e do “acervo” de Nelson Rockefeller.

 

Encomendada pelo “tycoon” e patriarca da família, John D. Rockefeller (fundador da Standart Oil e o homem mais rico da América, em seu tempo) aos arquitetos Chester Aldrich e William Delano, no final do século XIX, apesar de ser “casa de campo” a fachada é em estilo é neoclássico e o “recheio” sublime, distribuído por 40 cômodos. Composto por obras de arte, utensílios caseiros preciosos em forma de prataria, louças, cristais, mais mobiliário do século XVIII digno de qualquer grande museu, o conjunto é de cair o queijo e ajuda o visitante a ter uma idéia da dimensão do poder que tiveram.

 

"Mulher Sentada", by Aristede Malliol que como outras lindas esculturas, enfeita o glorioso conjunto de jardins de Kykuit!

“Mulher Sentada”, by Aristede Malliol que como outras lindas esculturas, enfeita o glorioso conjunto de jardins de Kykuit!

 

Também no jardim de esculturas, está este lindo trabalho by Calder "Large Spiny"...

Também no jardim de esculturas, está este lindo trabalho by Calder “Large Spiny”…

 

Não posso partir sem mencionar os jardins de Kykuit. Inicialmente desenhados por Frederick Olmsted, mesmo paisagista do Central Park de NYC, mais tarde foram acrescentados terraços, pavilhões, fontes, estátuas clássicas. Por uma época, parte dele foi considerado o mais bonito da América no estilo “Beaux-Arts”. Mas a cereja deste bolo precioso quem colocou foi Nelson Rockefeller, quando levou para lá uma das mais magníficas coleções de esculturas modernas do mundo.

 

O porão do palacete virou um dos museus incrível recheado pela coleção preciosa de arte moderna de Nelson Rockefeller!

O porão do palacete virou um dos museus incrível recheado pela coleção preciosa de arte moderna de Nelson Rockefeller… Nesta foto, alguns dos “muitos Picassos”!

 

Outra coleção em Kykuit: lindos carros antigos!

Outra coleção em Kykuit: lindos carros antigos!

 

Por tudo isso e muito mais, este passeio é imperdível para todos os que, como eu, ainda não estiveram por lá. Hoje, Kykuit é mantida pela “National Trust For Historical Preservation” que oferece tours variados, que combinam com o interesse do visitante pela casa-museu.

 

"A Gruta", espaço pitoresco inspirado no visual dos teatros romanos!

“A Gruta”, espaço pitoresco inspirado no visual dos teatros romanos!

 

Outra construção que chama a atenção: o "Templo de Afrodite", instalado num recanto dos jardins!

Outra construção que chama a atenção: o “Templo de Afrodite”, instalado num recanto dos jardins!

 

Também é importante saber que a propriedade está aberta ao público de 1 de maio a 13 de novembro. Acrescido a esta, outras informações sobre restaurantes, hotéis, como chegar, etc estão explicados, minuciosamente, no site. BN

 

Pra quem quiser saber um pouco mais sobre Kykuit e/ou família Rockefeller, eis duas boas fontes!

Pra quem quiser saber um pouco mais sobre Kykuit e/ou família Rockefeller, eis duas boas fontes!

 

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 ideias sobre “KYKUIT OU “THE ROCKEFELLER ESTATE”: PASSEIO LINDO EM NYC!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *