LANG LANG

LANG LANG

Lang Lang é um dos maiores pianista do mundo. Quinta-feira, tive a sorte de poder ouvi-lo, no Municipal do Rio de Janeiro, a convite das minha queridas BN e Martha Castilho. Foi uma oportunidade maravilhosa poder ver, ao vivo, este grande artista chinês. Seus dedos bailam no teclado e ao ouvi-lo você logo entende que ele toca com sua alma e sentimento. Não havia nenhuma partitura à sua frente: nunca ví uma memória igual pois ele tocou quase duas horas de piano sem parar.

Lang Lang tocando

Lang Lang só tem 29 anos e toda vez que se apresenta, em qualquer lugar do mundo, é  lotação esgotada! Foi saudado pelo New York Times como ” o artista clássico mais quente do planeta”. Foi o primeiro pianista chinês a tocar com as Filamônicas de Vienna e Berlim e por todas as orquestras mais importantes do mundo.

Pontifica na lista do Times, como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo.  Em 2008 cerca de quatro bilhões de pessoas viram a apresentação do pianista em Pequin, na cerimônia de abertura dos Jogos Olimpicos. Depois disso, quase quarenta milhões de crianças chinesas foram estudar piano clássico: este fenômeno foi chamado o efeito “Lang Lang”. Foi nomeado Embaixador Cultural da China e logo depois Embaixador mundial oficial para expo de Shangai, em 2010.

Sua biografia “Journey of Thousand Miles” foi publicada em onze idiomas e recebeu aplauso unânime da crítica. A Steinway criou, em sua homenagem, um piano especial para as crianças, o “Lang Lang Steinway”, especialmente concebido para educação musical infantil.

Lang Lang começou a tocar piano com 3 anos de idade e aos 17 anos já tinha chegado a um estrelato. Por uma grande coincidência do destino foi convocado para realizar uma substituição, de última hora, no “Gala do Século”, tocando Tchaikovsky com a Sinfônica de Chicago. O sucesso se espalhou pelo mundo inteiro e o Times destacou: ” Lang Lang varreu o Albert Hall como uma tempestade…”

Lang Lang tocou para as pessoas mais importantes deste planeta como Kofi Annan, ex-Secretário Geral da ONU, os presidentes americanos Barack Obama, George Bush e Bill Clinton, também para a Rainha Elizabeth II e seu filho o Príncipe Charles, mais o primeiro ministro russo Vladimir Putin, os presidentes Nicolas Sarkozy da França, Hu Jin-Tao da China, e o da Alemanha Horst Koehler…

Voltando ao Municipal, assisti a um grande concerto, onde ele deu um verdadeiro show tocando Bach, Schubert e Chopin, para mim foi uma festa gloriosa poder estar lá. Agradeço a Deus todas as vezes que tenho oportunidades destas na minha vida!

Tentei filmar, mas foi impossível, por isso coloquei um link maravilhoso de Lang Lang tocando Chopin, para vocês se deleitarem pois é sempre espetacular ouvi-lo tocar! MP

 www.langlangfoundation.org

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

11 ideias sobre “LANG LANG

  1. Além de ser o melhor pianista do mundo ! Tocando sem partitura ! Tem presença,e uma sensibilidade ùnica ! Pelo exemplo que dà virou um maravilhoso lider ,para a juventude .obrigada BN e MC pelo convite inesquecivel !!! Sw

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *