MANOEL THOMAZ CARNEIRO E MAIS UMA DE SUAS SENSACIONAIS CRÔNICAS

Queridos leitores do nosso blog, eu estava com muitas saudades do nosso mestre Manoel pois ele ficou em Paris nos últimos 3 meses. Há 20 anos, Manoel passa este período fora do Brasil, para o desespero de suas alunas que morrem de saudades!

Realmente ficar sem o Manoel este tempo todo é uma tristeza;  ainda bem que ele voltou!! Amei esta crônica que ele mandou exclusivamente para o 40 Forever, para nos ajudar a dar soluções práticas para todos  os problemas do cotidiano de nossas vidas.

MP

Chegar ao Essencial

Há algum tempo ouço a palavra Detox. No primeiro instante fiquei meio perdido no significado, mas logo compreendi que se trata de uma purificação física. O método ganhou diversas derivações e está num crescente no interesse das pessoas. Na minha última temporada em Paris, este procedimento era pauta… Diante de tanta empolgação quanto ao corpo, pensei que um Detox Psíquico também é fundamental para a vida. No fundo o trabalho de elaboração psicológica nada mais é do que uma desintoxicação das ideias acorrentadoras aos sofrimentos e as estagnações.

Quantas idéias, princípios e sentimentos circulam pelas veias mentais das pessoas, que as tornam envenenadas e com isto fracas para viver.

Podemos fazer Detox de várias formas.

O Papa Francisco que eu já considero milagroso!

O atual Papa Francisco está de certa forma no espírito do Detox, ao retirar os excessos nas pompas de forma a dar o recado de se fazer um papado mais leve, mais próximo, numa demonstração do que é essencial.

Quando modificamos nosso olhar de modo a conquistar a visão do essencial, permitimos a construção interior de uma percepção mais direta e potente. Estamos retirando os elementos congestionadores das passagens para as satisfações fundamentais.

A felicidade é sensorial, portanto depende da clareza de nosso olhar, do apuro de nossa escuta e da boa articulação de nossa voz interior. Saber bem sobre a fisiologia de nossos sentimentos abre recursos para a eliminação das idéias boicotadoras da sensação de bem estar.

Aonde, portanto, encontrar essa sensação que a vida vale a pena? Em nossas percepções.

Percepções de que?

De saber olhar o seu mundo real e possível.

Saber encontrar um contexto que ame. Saber encontrar atividades, livros, amigos, viagens que se identifique. Quando se encontra seu rosto no mundo encontra-se o lugar de sua alma.

Quantas vezes dizemos: “Isto é a minha cara”.

Eu ao longo da minha vida fiz inúmeros Detox. Retirei o que não combinava com a minha alma e coloquei através das grandes decisões as identificações. Inseri em meu cotidiano grande parte de mim, por isso minha alma gosta de ir aonde vou. Ela está onde estou e assim me sinto inteiro. A felicidade é o êxtase de nosso interior diante do lugar, e das atividades que ela se vê.

 

Antidepressivo

 

A França é atualmente a maior consumidora de antidepressivos. Ao invés de apenas saberem desta triste posição, começaram a buscar a compreensão das causas que cristalizaram esta realidade. Chegou-se a uma grande conclusão. A mentalidade cartesiana de eficácia absoluta levou ao distanciamento com certa dose de descompromisso, de entrega à banalidade, ao dizer sem estar na elaboração de uma tese. No fundo as almas francesas começaram a não se ver naquela sociedade de excessiva racionalidade, da imersão na busca da máxima produção… Podemos figurar o que se passa na afirmação que as almas não amavam o mundo que dispunham para viver. Veredito conclusivo: Almas distantes do essencial, pessoas distraídas do verdadeiro ponto da vida. O grande trabalho agora é destilar um pouco estes princípios de hiperatividade para se voltar ao nível de expectativa de eficiência num grau de humanidade. Um Detox dos excessos para chegar ao essencial.

Idéias sobre o amor altamente performáticas onde não cabe um erro, idéias de performance só pesam a alma e geram incapacidade de amar a vida como ela é. O Papa trocou a cruz de ouro por uma de prata. Amor de ouro ou amor de prata?

Um amor prateado… Também vale a pena ser vivido. Vale ouro.

Clique AQUI para entrar no blog do Manoel.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 ideias sobre “MANOEL THOMAZ CARNEIRO E MAIS UMA DE SUAS SENSACIONAIS CRÔNICAS

  1. Nosso professor querido, voltou de Paris com a corda toda. Ler suas cronicas é um prazer, melhor ainda é ir a suas aulas… Tudo de bom! Eu mereço!

  2. Gostei muito da crônica pois a felicidade como estado que se conquista dia a dia está nas coisas simples da vida e em jogar fora o lixo emocional que atravanca nossa alma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *