MARIA MARTINS E A CEREJA DO BOLO!

A escultura surrealista, em bronze, “Canto da Noite”, by Maria Martins, que enfeita os jardins do Palácio do Itamaraty, em Brasília… Apoteótica!

Amo Maria Martins, artista adiante do seu tempo, que triunfou como escultora numa época em que os homens tinha a “reserva de mercado” desta técnica e é, sem a menor dúvida, dos maiores nomes da arte brasileira de todos os tempos.

Foi esta divina MM que me viu crescer….

Cresci contemplando uma de suas deslumbrantes obras, uma espécie de “mulher-polvo”, que pontificava no jardim da casa de minha tia, e confesso que não sonhava com Maria ceramista, até me deparar com este achado, enquanto flanava pela Arte Rio.

Dentre tantas obras primas expostas na maravilhosa Feira de Arte/Exposição, esta foi a que mais me surpreendeu e elegia-a  a minha “cereja do bolo”.

Eis a emblemática “O impossível”, da minha musa escultora!

Trata-se de uma deslumbrante coleção, feita pela artista, em 1948, composta por dezessete placas de cerâmica industrial esmaltadas, com temática e medidas variadas, que foram executadas no ateliê da artista, em sua casa de campo em Petrópolis, cidade serrana fluminense.

Vejam a beleza, nas fotos. Me lembrou as de seu amigo do peito, Pablo Picasso… BN  

BN e a linda coleção, distribuida numa estante!

Liberei a passagem pra vocês poderem curtir, melhor, o visual da coleção de cerâmicas, by Maria Martins!

SELECIONEI ALGUMAS PLACAS: CURTAM!

Composição 6!

Composição 8!

Composição 12!

Composição 14!

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

13 ideias sobre “MARIA MARTINS E A CEREJA DO BOLO!

  1. Bebel, obrigada por me apresentar Maria Martins, de fato, um artista ímpar. Fiquei deslumbrada com as peças em BSB que não conhecia. Uma visionária na decada de 40, fazendo cia para o meu “muso”, Gaudi.
    Também adorei as placas de cerâmicas principalmente a 6 e a 12.
    Ah, e a sua saia “out of Africa” também é mto bonita.
    Bjs e não esquece de fazer um post daquele artista de Tiradentes! Tks! 🙂

    • Oi amada, estava justamente agora pedindo fotos do que ele tem disponível.
      Maria Martins é um grande luxo mesmo e minha saia é de outra artista maravilhosa, Isabela Capeto. AMEI o Out Of Africa, é dos filmes que mais gosto. Temos mais esta em comum! Bjs carinhosos da BN

  2. Amei as ceramicas e as esculturas BN .
    Agradeco tambem pois deconhecia esta artista com tanto talento.
    Adoro quando vcs prestigiam os artistas Brasileiros pois muitos sao mais conhecidos e reconhecidos fora do Brasil.
    Bjs,
    A

    • Oi amada, que bom te ver por aqui! Também fiquei conversando com o galerista pq me impressionou muito, em pleno século XXI, uma coleção desta ficar preservada de todos. Ele deve ter te dado um livreto contando a historinha dela… Amei todo o contexto e, mais ainda, a beleza das placas. A escultura Negra também é bem legal, vc não achou? Bjs carinhosos da BN

  3. Sempre achei as esculturas de Maria Martins maravilhosas, mas não conhecia essas cerâmicas… Visitei a feira de Arte no dia da inauguração e ganhei um folheto no qual constam essas obras lindas ali expostas e breve resumo de sua vida. Fiquei encantada…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *