ME PREPARANDO PARA O OSCAR!

 

Este post é pra todos os que, como eu, passarão o carnaval no Rio, mas ao largo da folia. Apesar de fã incondicional do reinado de Momo, este ano “estou de altos”: em vez de Sapucaí, vou ancorar meu navio nas salas de cinema da cidade e “pôr em dia” os filmes. A cerimônia de entrega do Oscar é no final do mês e não há nada que me divirta mais do que assisti-la, com minhas filhas e amigas: melhor que pão com ovo!

Para os que estão nessa, fiz uma listinha dos filmes que já vi e gostei, em ordem de preferência.

DJANGO LIVRE:


Louvei este maravilhoso filme do gênio Quentin Tarantino, que se tivesse meia hora e 300 tiros a menos seria uma obra prima.
Originalíssimo ao tratar do tema, seu enredo fala sobre o final do período escravocrata americano com sarcasmo, toques de humor e, sobretudo, veemência, não deixando pedra sobre pedra: a carnificina anunciada por alguns críticos não tira, por nenhum segundo, o brilho do espetáculo e chega a ser quase necessária.
Por um desses caprichos da memória, senti muitas saudades dos divinos “cowboys spaghetti”, homenageados por Tarantino e que encantaram a minha infância e provavelmente a dele. Comandados por meu ídolo de então, Giuliano Gemma, eram um must see nas minhas férias em Matão, Sampa!
VALE MUITÍSSIMO O SEU INGRESSO!

LINCOLN:


Com colorido e ritmo que lembram documentário, o divino filme do diretor que amo, Steven Spielberg é, sobretudo, uma aula de história americana e também uma lição de política, exercida com pragmatismo e idealismo.
Contando, eximiamente, e com minúcia de detalhes a novela da décima terceira emenda à constituição americana, a que libertou os escravos no país, a narrativa dinâmica nos prende o tempo todo e emociona, de quando em vez, pela obstinação e argumentos de Lincoln para impo-la!
Sustentado por atuações brilhantes, a de Daniel Day-Lewis beira a reencarnação tal a perfeição de sua movimentação corporal, suas falas pausadas e reflexivas, cumprindo à risca os relatos dos biógrafos do presidente retratado. Vi duas vezes, aprendi e reaprendi!
VALE MUITO O SEU INGRESSO!

LES MISERABLES:

Adorei o musical Les Miserables.
Baseado no clássico homônimo de Victor Hugo, a história não envelheceu e é bem contada por um roteiro focado, direção segura e elenco estrelar. Com cenários, figurinos e mis- en- scene primorosos, suas atuações e visual são de tirar o fôlego: me senti em plena Broadway, só que no Rio e em reais!
Para os puristas que lamentaram ver um texto sofisticado ser trocado em miúdos, tema do debate dos amigos que estavam na minha seção, eu discordo: é importante desmistificar certos ícones, colocando-os ao alcance de todos. Quantos espectadores saíram do cinema querendo ler o texto original? Eu mesma cheguei em casa procurando o livro de Hugo e vou relê-lo!
VALE MUITO O SEU INGRESSO!

L’AMOUR:

Podem me matar, mas gostei de “O Amor” e… ponto. Não delirei, não chorei potes, não deixei nem o filme e nem a vida me levarem. Talvez porque eu seja do gênero presa fácil; pra mim basta um “contato imediato de terceiro grau” que embarco em qualquer canoa.
Só que “O Amor” não faz concessão pois ele não pretende te arrebatar. É quase árido, super editado, sem nenhum excesso e vai direto ao ponto: conta uma linda e dura história de amor e amizade sem resquício de esperança.
Com atuações sublimes e um roteiro que poderá ser o nosso, se vivermos o suficiente, tomei o filme como uma grande advertência: saí de lá planejando o meu possível futuro.
Além disso, o seu conterrâneo “Os Intocáveis” é muito mais a minha praia e também a de “outras gentes”: sei de médico que receitou-o a paciente…
Confesso que fiquei desapontada quando soube que “L’Amour” concorreu aos grandes prêmios do ano em seu lugar… Como diz a garotada, “pronto, falei! “.
VALE O SEU INGRESSO!

CAÇA AOS GANGSTERES:

Despretensão que arrebata, seu nome é “Caça aos gangsteres”.
Sem mirar a posteridade, jamais será ícone do gênero. Pouco importa, o filme é inteligente, divertido e com elenco afinado. Eu, que tinha ido ao cinema somente pra me divertir com as meninas, me deparei com uma grata surpresa: é blockbuster de categoria, baseado numa história real.
VALE O SEU INGRESSO!  BN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

32 ideias sobre “ME PREPARANDO PARA O OSCAR!

  1. Bebel, vc é ótiima…e mto divertida! Concordo com tudo que disse sobre os filmes!
    Com poucas palavras diz tudo de maneira leve e engraçada.
    Vc é a minha crítica favorita!
    Bjs
    Ps- já assistiu ” O lado bom da Vida “…? Gostei muito.

    • Oi amada, bom dia! Obrigadíssima pela sua visita, amamos… Sou “escritora” de banheiro, como aquele cantor do filme do Woddy Allen, lembra? Cometo a insanidade de dar certos palpites depois faço figa antes de ler os comentários… medo! Ainda bem que o seu foi super carinhoso. Estou doida pra ver “O lado bom da vida”, acho que vou fazê-lo hj! Muito obrigada pela dica. Bjs carinhosos e um ótimo carnaval BN

  2. Você tem razão sobre Lincoln, eu assiti 1 vez e falei para meu marido que gostaria de ver de novo porque tinha muita coisa para se ver ao mesmo tempo. É um filme sério, mas que nos prende e fica com gosto de quero mais.

  3. Adorei Lincoln… os outros “colocarei em dia” no carnaval tbm. O do Tarantino não escorre muito sangue não? é bom mesmo? me fala…. assistirei ao Oscar tbm of course!!! vc ficara on line “ao vivo” ?
    bjs e bom carnaval….

    • Oi Fátima querida, muito obrigada por nos honrar com sua visita! O filme do Tarantino, a meu ver, é tão bom que a violência e sangue em excesso ficam perdoados. Muito fofa vc, quem nos dera ficarmos ao vivo durante a cerimônia mais glamourosa da TV. Mas fica a sugestão, um dia chegaremos lá! Bjs carinhosos da BN

  4. BN, obrigada pelas dicas e pelos comentarios, sempre tão pertinentes e inteligentes. Gosto de seu estilo e de seu humor fino. Sim : voce tem um estilo próprio que eu identifico já no começo de seus posts e me divirto ao conferir lá embaixo a autoria por sua assinatura: BN. Menina, voce já é uma escritora, viu? Vá em frente!
    Sua fã, Solange

    • Oi querida Solange, sempre muito bom termos vc conosco! Ganhei meu mês, ou melhor, meu ano com seu carinhosíssimo comentário… Quem me dera o talento pra sair do banheiro e ingressar no salão da literatura, mas amei a honra de tê-la como leitora e suas palavras maravilhosas de incentivo. Bjs da BN

  5. É verdade Bebel, você escreve as resenhas de uma maneira simples e com estilo próprio, não é elogio e sim constatação da verdade.Bjss, Helena.

  6. Bebel é mesmo uma escritora nata, meninas! Concordo 100%.
    Também gostei DEMAIS dos Les Miserables (a Anna Hathway merece mesmo o Oscar), aliás todos os atores estão ótimos. Até o Borat, impagável como o dono daquela hospedaria de araque! kkkk
    Ainda não vi Django mas vou ver porque tanta gente comentou q pelo bem da minha cultura cinéfila, vou ter q assistir.
    Também acrescento O VOÔ que entrou em cartaz hoje. Denzel Washington é imperdível e achei o trailer do filme muito interessante.
    Lincoln foi uma pintura! Amei, amei, amei embora tenha sido uma aula de história americana com pouco entreterimento mas só a fotografia e atestar a simplicidade daquele homem, valeram.
    O Lado Bom da Vida, começa muito bipolar para o meu gosto mas com a entrada do genio, Robert De Niro, voce começa a entender toda a estória e a ver os protagonistas como pessoas que sofreram demais e entraram em crise. Gostei muito e recomendo.
    Bjs bjs bjs e fique de olho no roteiro das bandas para não ficar “ilhada” nos cinemas

  7. Oi Bebel querida, mais uma coisa em comum: adoramos cinema! Eu assisti aos filmes na minha temporada nos states no ano passado e adorei; só não assisti, Flight ( O Voo) com Denzel Washington, pq ia estrear na semana que eu estava voltando, mas irei agora, no Carnaval.
    Depois eu comento o que achei; os demais, concordo com você.
    Beijinhos e bom Carnaval (whatever it is) 😉
    Sandra

      • Bebel, assisti O Voo ontem. O Denzel Washington está excelente e o filme prende sua atenção do começo ao fim; vale a pena.
        Beijinho da
        Sandra

          • Bebel, sobre O VOO, consultei um amigo, comandante de avião que me disse q o filme, no que diz respeito a aviação está bem correto mas que achou a situação do comandante Whip muito over. Nunca que um “viciado” como ele passaria tanto tempo desapercebido ou não delatado. Enfim, tomara Deus que isso seja mesmo verdade para o nosso bem. Já os problemas da manutenção, são outros quinhentos….

          • Oi querida Denise, eu achei o filme muito interessante pois imaginamos que a situação não é de todo inviável. Pensei que ele é, sobretudo, um grande aviso e quem sabe providências poderiam ser tomadas. Tipo exame antidoping pra piloto, como tem pra atleta. Tipo sorteio. Enfim, que Deus sempre esteja conosco e com os maravilhosos pilotos, que são maioria e que cruzam esta imensidão celeste nos proporcionando viagens e lugares inesquecíveis. Bjs da BN

  8. Olá BN ,
    nada de figa , não precisa vc escreve muito BEM !!!
    O que eu assisti foi O lado bom da vida , eu amei , os outros vou ver , e comento !!
    Estou c/ uma orientadora nutricional e ela quer que eu vá ao cinema p/ me distrair e não comer bobagens em casa , KK ( vc conhece a minha orientadora , KK )
    Bj ,
    Márcinha

    • Fofaaaaaaaaa viajanteeeeee, q d vcssssss????!!! Ontem à noite várias de suas fãs jantavam fora e queriam saber de vcs… 2 dias sem fotos no insta!!! Ufaaaa, ainda bem que vc deu notícias!! Miss you!! Cheio de filmes bons pra sua volta!! Vcs chegam na quinta? Bjs pra vc e Maria Rocha e todas as saudades do mundo! BN

  9. Excelentes críticas por uma excelente escritora!
    Vi também “Argo” e achei muito interessante, sendo o Ben Aflek um diretor estreante. O roteiro é inteligente e atual, sendo que a trama atinge um suspense crescente. Valeu…

    • Oi Renato, muito obrigada por sua visita, adoramos! Pois é, bobeada, vi Argo antes desta leva e acabei esquecendo de incluí-lo… Ben Afleck deu uma de Beija-Flor estreou e ganhou… No caso, o Globo de Ouro. Gostei também bastante do filme, história espetacular, ritmo frenético… Até um pouquinho demais. Bjs e muito obrigada pela lembrança BN

  10. Olá BN ,
    passei tua listinha p/ Lalá , quase já assistiu tds !!
    Eu vou procurar ír no horáriodas 6 é exatamente a hora
    que ” bate ” a tal fomeca em mim !!!
    Vou esperar a minha Orientadora Nutricional me enviar algumas Barrinhas p/ este horário !! e entrar no cinema eno teatro depois te falo o resultado ! Hi Hi HI
    Escrevo aqui pq. sei que ” ela ” vai espiar ! KKKK
    BJ ,
    Márcinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *