MOBILIDADE URBANA

Para garantir a nossa sobrevivência vamos ter que nos reinventarmos nos adaptando as novas realidades do mundo. Não é que vamos ter que voltar ao passado mas o futuro de nossos filhos está aí, e cada vez mais a poluição está acabando com nossas cidades.

Os países com esta consciência já estão trabalhando para desenvolver a melhor forma de mobilidade urbana. Temos que cuidar do planeta!

Os melhores cidades para se pedalar no mundo são:

1- Amsterdã (Holanda) – 40% das pessoas utilizam bicicletas, somente 13% tem carros! Incrível, não?

2- Copenhagen (Dinamarca)

3- Barcelona (Espanha)

4- Toquio (Japão) surpreende pois é a cidade com a região metropolitana mais populosa do mundo.

18- Rio de Janeiro, na frente de Viena (Áustria) e até de Nova Iorque.

Me lembro quando fui pela primeira vez a China, numa cidadezinha do interior chamada Nigboo, onde 85% da população só andava de bicicleta. Fui visitar uma fábrica onde no estacionamento só existiam bicicletas. Quando retornei 10 anos depois, o mesmo estacionamento tinha apenas 10 bicicletas e o resto eram carros, lotado! A China estaria fazendo o trajeto ao contrário?

O Prefeitura do Rio fez uma coisa GENIAL com este programa “bike aluguel”, inspirado no que fazem em Paris, Barcelona,Munique, Dublin, Montreal e algumas outras cidades pelo mundo, colocando bicicletas disponíveis nas ruas da cidade. É um luxo total!

Bicicletas espalhadas em 60 pontos da cidade

Comecei a falar de tudo isso quando me mandaram ontem de Paris uma foto que adorei, depois de Pekin e Nova Iorque, os taxi bicicleta chegaram em Paris. Esta semana os franceses estão congelando pois na Europa está muito frio! Mas é uma grande idéia para garantir nosso futuro.

Novidade em Paris

 

Na place de la Concorde em Paris

 

Em Nova Iorque

Meus filhos Sylvia e Antonio no taxi bike em Nova Iorque

 

Pequin

 

Para trajetos curtos entre 1 e 4 km, deveríamos instalar na nossa cidade os táxi bicicletas para todos os eventos que o Rio vai sediar, como Rio +20, Jogos Olímpicos e Copa do Mundo.

Adoro esta bike taxi, sempre ando em Nova York, Pequim, pretendo experimentar em Paris e em breve, espero, no Rio, querido Julio Lopes. Vai dar um charme especial na cidade!

MP

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 ideias sobre “MOBILIDADE URBANA

  1. Esse blog é o máximo! Não fico um dia sem acessa-lo!!! Parabéns! Eu falo pro meu marido: “sabe o q eu li no meu blog preferido…” ele já sabe qual é. Acho que, daqui a pouco, vai ser o favorito dele também! Hehehe

  2. A idéia da bike alugada é genial, mas tem sempre os criticos de plantão que levantam a polemica da propaganda do Itau , mas não é uma parceria , lógico que fornecendo as bikes a propaganda é um retorno.Ando muito a pé ,só uso carro quando as distâncias são maiores .Acho que a China se move ao contrário , cada vez poluindo mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *