MOUSSE DE MANGA COM CALDA DE MENTA: GARANTO A MISTURA!

Minha querida tia, Elisinha Gonçalves, que me ensinou a olhar a vida com simplicidade!

Esta receita me foi ensinada, como tantas outras preciosidades, por minha maior mestra, das mulheres mais inteligentes, cultas e refinadas que conheci.

Como muito bem definiu minha sábia mãe, Sonia Bittencourt, fiz faculdade de aprendizado com ela, mestrado com outra tia maravilhosa, minha madrinha e grande dama, Hero Ortenblad e doutorado, com a guru de nós todas, nossa adorada, Elizinha Gonçalves.

Minha “personal Proust”, varamos mil e uma noites batendo aquele papo infinito, predestinado no DNA dos mineiros. Deitada aos pés de sua cama, tia Elisinha disfarçada em histórias, me enchia o coração de coragem pra eu ir atrás do meu destino, e a imaginação de coisas lindas, que tinha visto e ouvido, pelos quatro cantos do mundo. Suas narrativas eram a prova mais eloquente do quanto a vida é imperdivel e, naquele momento, o maior conselho que podia me dar: vai! E eu fui, mesmo sem perceber…

Olhando pra trás, vejo como me valeu aquela aparente boemia. Quantas vezes não me intimidei, temi ou simplesmente compreendi, por me lembrar da Tia… Plagiando o Rei, ela é a imensa saudade que eu ADORO ter!

MAS VOLTEMOS À MOUSSE!

Esta é uma versão paraguaia da então modernérrima mousse de manga, com calda de menta, que eu comia em casa de minha tia Elisinha, meados dos anos 70. Inspirada na "Nouvelle Cuisine Française", de Paul Bocuse e cia, ela que amava uma novidade a servia, individualmente, quando era quase um pecado mortal este tipo de apresentação, nas boas mesas do ramo!

INGREDIENTES PARA A MOUSSE:

1 lata de creme de leite Nestlé;
1 lata de leite moça;
4 claras;
4 colheres de açúcar União light;
1 saquinho de gelatina sem sabor;
3 mangas haden (ou similar, com pouca vibra) maduras mas nã podem estar passadas do ponto.

INGREDIENTES PARA A CALDA DE MENTA:
1/2 xícara de licor de Menta Stock ou similar;
2 xícaras de açúcar;
3 xícaras de água.

PREPARO PARA A MOUSSE:
1- Bater as 4 claras, em neve, com o açúcar light, até ponto de suspiro e reserve;
2- Dissolver a gelatina em água fria e, depois, por 2 minutos em banho maria e reserve;
3- Picar as mangas em pedaços miúdos e reserve.
4- Bata, no liquidificador, o creme de leite, o leite condensado e as mangas; reserve.
5- Misture, com uma colher de pau, numa tigela, o creme que foi batido no liquidificador (o sabor), as claras batidas em neve (a cremosidade) e a gelatina dissolvida (a consistência). Reserve.
6- Pegue uma forma de pudim ou o recipiente que lhe agradar e passe uma água gelada. Tire a água mas sem enxugar. Despeje a mistura do ítem 5 e leve à geladeira por 3 horas, antes de servir.

PREPARO PARA A CALDA:
Levar ao fogo a água com açúcar, até formar bolhas grossas. Diminuir o fogo e colocar o licor de menta. Aumentar o fogo, de novo, misturar tudo e mexer durante dois minutos. Desligar o fogo, senão a calda cristaliza.
Pode jogar a calda por cima da mousse ou servi-la na molheira, separada. É como eu prefiro, fica mais democrático, porque vai que alguém não curte a mistura! BN

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

33 ideias sobre “MOUSSE DE MANGA COM CALDA DE MENTA: GARANTO A MISTURA!

  1. Vou fazer aqui em casa. Suas tias eram realmente maravilhosas incluindo, claro, sua mãe. Muito amigas dos meus pais, Bjsss Bebel

  2. Bel, amei a receita, a foto da tia Elizinha, linda e chic em todos os minutos da vida, e a homenagem que você fez as mulheres maravilhosas da sua familia. Quero incluí-la, Bebel, junto com suas filhas, Maria e Isabel, neste leque de mulheres sublimes, divinas, cheias de encantos, doçura e inteligencia, que domina a genética privilegiada das Gonçalves. Muitos beijos da comadre e “sister”!

  3. excelente post, adorei, essa histórias fazem toda a diferença, vcs 3 vêm de famílias que povoam o universo onírico de muita gente e compartilha-las aqui é uma deliciosa generosidade!

  4. Belzinha a pupila nao só seguiu todas as mestras como as deixou com muito orgulho ! E olha que essa faculdade não é pra qualquer um nao, tem q ter humildade pra ouvir, dedicacao pra aprender e sabedoria pra exercer, todos seus predicados !
    Bjs quero me inscrever !

  5. Adorei a receita,vou fazer logo,logo!!!
    Sonia realmente é uma sábia mulher,tenho gde admiração por ela.
    Bjos e parabéns pelo blog .

  6. Olá BN , ainda bem que meu caderninho já está maior !! Rs !!
    Eu gosto muito de manga e menta tamb !! mas nunca imaginei as duas juntas , que máximo !!
    Lógico que vou fazer na primeira oportunidade !!
    Bj, Bj ,
    Márcia

  7. Querida Bebel
    Adorei a foto de Elisinha sempre chic !!!
    Muitas lembranças aqui em Paris….
    Vou provar a receita no Rio aqui as mangas ne sont pas terribles !!!!
    Mil beijos
    Claudia

  8. Querida Bebel
    Foi assim mesmo que ela mudou meu destino
    Um dia ela disse aos meus pais que valia mais å pena eu perder um ano escolar no Brasil e ir correr o mundo …
    Nåo tive dúvidas e botei o pé na estrada
    Quinze anos se passaram e eu voltei a morar no Brasil
    Agradeço aos meus pais pela confiança e a minha linda madrinha que com sua luxuosa simplicidade foi grande responsåvel por quem sou hoje

  9. Bel linda homenajem a sua Tia Elizinha .mulher com um bom gosto extraordinario alem de sua inteligencia e cultura.
    Voce que conviveu muito ao seu lado herdou estas qualidades tambem.
    Bjs

  10. Bebel querida tive o privilégio de conhecer sua tia quando pequena. Minha avó Sinhá Annes Dias me levava quando ia visitar sua avó d. Elisa que era a sua grande amiga. Depois veio Hero que me adotou como sobrinha querida. Depois Elisinha que se tornou também muiito nossa amiga. Sempre admirei sua mãe e Suzanna. Parabens por homenagear a mais internacional brasileira sua inesquecivel e querida tia. Felicidades por pertencer a saga das Gonçalves. Beijos da Rosa Maria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *