NOITE DE REIS!

Os Reis Magos a caminho de Belém, orientados pela “Estrela Guia”

 

Hoje é o abençoado Dia de Reis, quando a tradição cristã comemora a visita que os “Reis  Magos” teriam feito ao Menino Jesus, vindos do oriente e guiados por uma estrela mágica, para venerá-lO.

 

Melchior, Baltasar e Gaspar chegando ao encontro de Deus!

 

Ao chegarem à Belém, encontraram a Criança prometida e a cobriram de mimos, inspirando a tradição da troca de presentes, na noite de Natal.

 

“Adoração dos reis Magos”, do grande Giotto, minha representação preferida deste dia de festa!

 

Assim, o Rei Belchior, representando os filhos de Jafé, saiu da Pérsia e ofertou ouro pra Cristo, simbolizando a Sua nobreza. Gaspar, em nome dos filhos de Sem, veio da Índia trazendo incenso pra homenagear a divindade de Jesus. E Baltasar, descendente de Cam, saiu da Arábia para presentear o Menino Deus com a amarga erva mirra, que encarnava os futuros sofrimentos que Ele teria aqui na Terra.

 

Ouro, Olíbano (resina para fabricação de incenso) e Mirra: eis os presentes do Reis para o Rei dos Reis..

 

Os Reis Magos são os primeiros a visitarem Jesus Cristo e trazem em seus sangues toda descendência de Noé, já que são parentes de Jafé, Sem e Cam. Personificam, também, o mundo conhecido na época, bem como as três raças: toda grandeza existente, aos pés do Salvador.

Por tudo isso, os mais crentes comemoram a noite de cinco pra seis de janeiro e a chamam “Noite de Reis”. Posto uma mesa em homenagem a data, tomara que vocês gostem! BN

 

EIS O PASSO A PASSO DE SUA MONTAGEM:

Pus uma toalha oriental pra combinar com os Reis homenageados e que foi comprada na Índia, terra de Gaspar.

O centro da mesa, colocado em primeiro lugar, faz como a estrela: nos guia na simetria que toda mesa requer!

Agora os lugares já estão colocados!

Nesta foto já vemos alegorias e adereços: os guardanapos, velas, bouquets de flor pra marcarem os lugares das mulheres…

Close num dos lugares, com velas apagadas…

Agora pronto pra receber os convidados!

Total look!

Na hora H diminui a luz pra dar clima!

 

DETALHES:

Móvel “double face”, que funciona como mesa e vira aparador: escrevi o menu nuns azulejos, é prático e reciclável!

Bandeja de charuto…

Docinhos para os “Reis”, com minha inicial: pra eles não terem dúvidas da co-autoria… Já que a autora é a craque Christianne Guinle.

Finalizo com a rainha da festa: a sobremesa “Galette de Rois”, típica da “Noite de Reis”. Vou postar a receita, caso alguém não a tenha…

 

FICHA TÉCNICA:
DOCINHOS DIVINOS: Christianne Guinle
Tel: (21) 3322 1522 ou (21) 9648 9244

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

42 ideias sobre “NOITE DE REIS!

    • Amei site! o conheci hj. So para completar: os magos, originalmente, eram a casta sacerdotal entre os persas e babilonios. Estes magos “do oriente” eram peritos no estudo das estrelas e, naturamente, vieram a Jerusalém, capital real de Israel, buscando aquele que pensavam ser o “rei dos judeus”. A estrela não poderia ter sido meramente um fenomeno natural, visto que, levou os sábios a Jerusalém e depois a Belém. A estrela, certamente, era uma manifestação divina usada por Deus para indicar o fato e o lugar do nascimento do Messias.

  1. BN, uma coisa que muitos não sabem é que quando os Magos (estudiosos das profecias dos hebreus e estudiosos dos astros) chegaram, não visitaram Jesus na manjedoura mas foram direto à casa de José e Maria. Jesus já tinha cerca de 1 ano de idade. O ouro, o incenso e a mirra, os presentes dados à Jesus, eram presentes somente dados à realeza, pois eram caríssimos.
    Na manjedoura só havia, além dos pais de Jesus, os pastores que vieram por conta da estrela e da presença dos anjos anunciando o nascimento do Filho de Deus.

      • Bebel, querida, meu comentário não foi com propósito de mostrar maior conhecimento sobre assunto mas somente de acrescentar mais dados ao seu post, sempre tão bacana e interessante. Como eu estudo a bíblia, esse é um tema apaixonante para mim. Se passei, de alguma forma, qualquer tipo de “lecture”, me perdoe.
        Bjs

        • OI querida Denise, não tenho a menor dúvida quanto aos seus propósitos pois vc é encantadora e uma amigona que fizemos graças ao BLOG, sempre torcendo e nos enaltecendo. Eu te agradeci à aula, do fundo do meu coração, todo mundo gosta de aprender. Só quis esclarecer que me ative à lenda já que a Bíblia é um livro com teor muitas vezes simbólico e, graças a isto, pude misturar chiclete com banana, isto é, ilustrar uma de suas passagens com uma mesa decorada. Muito obrigada por estar sempre por perto, amamos! Bjs carinhosos da BN

          • Voce nos deu um post muito bacana, como sempre.
            Beijos vindo do Texas!
            Ai, Bebel, como as coisas estao baratas por aqui….

          • Bebel, o que quis dizer, foi que as coisas estao muito baratas, AQUI nos EUA. Fico triste pq as coisas poderiam custar bem menos no Brasil mas enfim, cabe a nos, mulheres boicotar produtos abusivamente caros, nao eh mesmo?
            Sim, sou Forever ateh mesmo aqui no Texas!
            Hello, Silver!
            bjs

  2. Adorei a sua maneira de contar a lenda dos Reis Magos. Sempre gostei de comemorar o “Dia de Reis”. Parabéns pela mesa linda e criativa.

  3. Adorei a sua maneira criativa de contar a lenda bem como da decoração da mesa!
    Parabéns, vou guardar este post para fazer igual em 2014!
    Vou precisar da receita da Galette de Rois e tb onde encontrar esta coroa linda q a enfeita.
    Bjos e obrigada,
    Ana Lúcia

  4. Oi Bebel! Andei sumida por conta de alguns percalços. Este final de 2012 foi bastante complicado. Mas estarei por aqui sempre atenta `as postagens do Blog que eu tanto admiro.
    Que linda e festiva sua mesa de Reis!
    Ainda em tempo desejo a vcs três um Feliz 2013, com muita Saúde, Paz, Luz e Serenidade nos momentos mais delicados.
    Um beijo com carinho da amiga vabr

  5. Amei a tua homenagem ao dia dos Reis que vierâo de longe trazendo o que eles tinhâo de glorioso para Jesus ,adorei a tua linda mesa ,e a histôria contada com todos os teus talentos .Sonho !!! SW

  6. Bebel, que ótimo lermos a história do nascimento de jesus, o nosso Salvador. Para mim, é o que de mais maravilhoso aconteceu nesta terra e os reis souberam disso e foram adorá-lo.
    Que linda mesa….Bjs!!!

  7. Bebel, passeando pelo seu blog, voltei ao Dia de Reis. Será que você já postou a receita da Galette de Rois, e eu não vi? Como todos os anos eu comemoro esta data, adoraria ter a receita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *