O Afro Reggae da Venezuela

Depois que comecei a frenquentar as aulas de Teoria da Música Clássica do exímio Professor Rafael Fonseca, descobri um incrível mundo novo, com uma energia e dinamismo que jamais imaginei. Atrás do lay out sisudo da erudição, existem profissionais desenvolvendo projetos sensacionais, que vão muito além das salas de concerto!
Um deles me encantou especialmente, pela proximidade e semelhança com nossa realidade: Criado e implantado na Venezuela em 1975, fruto do sonho do economista Jose Antonio Abreu, o “El Sistema”- Programa de Ação Social pela música, veio provar que não existem barreiras socio-econômicas e muito menos culturais que inibam uma grande idéia!
Abreu conseguiu espalhar escolas de formação musical e intrumental por todo país, mesmo em plena Rain Forest, visando criar grandes músicos e mudar radicalmente a trajetória da vida de milhares de crianças carentes.
Os números são arrebatadores: Atualmente, 250 mil crianças participam do projeto e 90% delas tem origem pobre. El Sistema tem 102 orquestras jovens, 55 orquestras de criança e 31 orquestras sinfônicas, sendo uma delas a aclamada “Orquestra Sinfônica Simón Bolivar”, cujo diretor musical é o super star Gustavo Dudamel, ele também fruto deste abençoado projeto!
Eles estiveram em turnê pelo Brasil, em junho passado e foram ovacionados em todas as apresentações. Graças ao bom Deus, tive a oportunidade de vê-los tocar no Teatro Municipal do Rio de Janeiro e confesso: Foi impossível segurar a emoção!!!

BN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 ideias sobre “O Afro Reggae da Venezuela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *