O EMBLEMÁTICO “CHÂTEAU DE FERRIÈRES”, DA FAMÍLIA ROTHSCHILD, VIRA UMA ESCOLA DE EXCELÊNCIA!

 

Château de Ferrières, um dos símbolos da elegância e requinte francês!

Château de Ferrières, um dos símbolos da elegância e requinte francês!

 

Devo este post à minha querida amiga Marina Sauer que, como eu, ama a elegância e beleza, com pitadas de tradição. Por isso, quando leu o novo destino do “Château de Ferrières”, situado nas cercanias de Paris e um dos símbolos do estilo da família Rothschild, encantadora, correu pra me contar e eu pra vocês, “bien sûre”!

 

Exif_JPEG_PICTURE

Vejam a beleza do bosque que o circunda…

 

Encomendado, no final do século XIX, pelo Barão James de Rothschild ao arquiteto inglês, Joseph Paxton, Ferrières instalou-se na cidade francesa de Ferrières-en-Brie, ganhou estilo renascentista italiano, quatro torres que o identificam, um bosque lindo “à sua margem” e história de conquistas e reconquistas, paralela à história da própria França.

 

Os barões de Rothschild, Guy e Marie-Helène em seu baile surrealista...

Os Barões de Rothschild, Guy e Marie-Helène, em seu baile surrealista: nesta época, Ferrières era o castelo mais elegante de toda França!

 

Salvador Dali no baile surrealista, logicamente: a classe artistica pontificou em "Ferrières" de MH!

Salvador Dali, como não podia deixar de ser, no baile surrealista: a classe artística pontificou na era MH!

 

Até se firmar, nos “sixties”, sob a batuta dos requintados Barões Guy e Marie-Helène de Rothschild, como o palco das festas mais exclusivas do país, que misturava o “crème de la crème” da sociedade européia, como os Barões de Waldner, os Príncipes de Mônaco e os Duques de Windsor à artistas bombados, que iam de Brigitte Bardot a Salvador Dali, passando por Mstislav Rostropovich, Audrey Hepburn, Yves Saint Laurent e quem mais brilhasse.

 

A beleza da fachada renascentista do castelo!

A beleza da fachada principal, no estilo renascentista, do “Château de Ferrières”!

 

Em 1975, a generosidade do casal doa Ferrières à Universidade de Paris, já com o intuito de associa-lo à atividade acadêmica. Porém no começo, ele é utilizado apenas como ponto turístico, imperdível, a ser visitado. Um destino ok, mas não à altura de seu passado.

 

O "Château de Ferrières" depois da reforma que o transformou numa escola de excelência!

O “Château de Ferrières” depois da reforma que o transformou numa escola de excelência!

 

Por isso, vibrei quando soube que o grupo francês Accelis, especializado na indústria do luxo, investiu 25 milhões de euros transformando o castelo de sonho na “Escola Ferrières”, o primeiro centro de excelência do país para o estudo de hotelaria, gastronomia, enologia e luxo, “à la française”…

 

IMG_4068

Um dos salões do castelo, depois de reformado!

 

Programada para abrir neste outono, junto com o recomeço do ano letivo francês, a Escola comportará um campus de 20 mil M2, que abrigará até 1500 alunos, sendo metade deles estrangeiros. Os números de suas instalações são grandiosos e comportam 10 salas de aula, uma biblioteca, adegas e salas de “degustação” de vinho, cozinhas profissionais, auditório com 500 lugares, 2 restaurantes de aplicação, uma butique e um “hotel, resort e spa” quatro estrelas, para treinamento dos estudantes.

 

Ferrières, "escola de excelência, à francesa!"

Ferrières, “escola de excelência, à francesa!”

 

A parte acadêmica está sob a tutela de Jean-Robert Pitte, seu presidente de honra e ex presidente da Universidade da Sorbonne e grande defensor da gastronomia francesa, classificada em 2010 como “Patrimonio Imaterial da Humanidade”, pela UNESCO.

 

Uma sala de aula em Ferrières: luxo só!

Uma sala de aula em Ferrières: luxo só!

 

E uma butique para treinamento.

E uma butique para treinamento…

 

O curso, em Ferrières, funcionará como um “pós bacharelato”, terá algumas versões, dependendo do interesse e afinco do aluno. Clique aqui para todas as informações!

Antes de ir, tenho que confessar: me deu uma vontade louca de voltar a estudar… BN

 

Eis o restaurante-escola "Le Baron"... O outro, o "Le Chai" vai abrir também para o público!

Eis o restaurante-escola de “Ferrières”, “Le Baron”, que luxo chê… O outro, o “Le Chai”, vai abrir também para o público: quero conhecer!!!

 

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

11 ideias sobre “O EMBLEMÁTICO “CHÂTEAU DE FERRIÈRES”, DA FAMÍLIA ROTHSCHILD, VIRA UMA ESCOLA DE EXCELÊNCIA!

  1. Obrigada BN por me apresentar um pouco da história desse lugar tão lindo, recheado de nostalgia, agora com um futuro tão brilhante, digno de seu significado histórico e sentimental. Boa semana minha linda, bjbjbj

  2. Como eu facio para mi entra nessa universidade de tanto prestigio, pois e o meu sonho ser torna um grande cheffe de grandes empresas. pois eu amo em cozinha e em ventar pratos simples e complicados as vez, pois e alem de tudo mura em um paiz de primeiro mundo e outra coisa tambem, pois eu nao sei qual os metais por la para gente entra se por poder mi ajudar eu vou agradecer e muito e o mais muito obrigado. Neidison F Borges…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *