O FUTURO NÃO ABRE A PORTA ANTES DA HORA

aecio-neves-marina-silva

Aécio Neves com Marina Silva

 

O querido Professor Deonísio da Silva nos presenteia com mais um de seus artigos, sempre pertinente e  interessante!

 

AC

 

O FUTURO NÃO ABRE A PORTA ANTES DA HORA

Deonísio da Silva

“Por que eu perderia para um bêbado, um cotó e um aleijado?”.

Fevereiro de 1942. Adolf Hitler, então com 52 anos, era vegetariano, não fumava, estava com saúde de ferro e se referia aos líderes das três grandes potências que enfrentavam a Alemanha na Segunda Guerra Mundial.

 

Portrait of Adolph Hitler

Hitler

 

 

O bêbado era Winston Leonard Spencer-Churchill, de 68 anos, primeiro-ministro inglês, um carnívoro, na verdade onívoro, que bebia e fumava. Aliás, posava para fotos de charuto aceso.

 

Winston_Churchill_cph.3a49758

Winston Churchill

 

Com o braço esquerdo mais curto do que o direito por causa de um ferimento ocorrido em seus verdes anos, comendo, bebendo e fumando muito, o cotó era o georgiano Iossif Vissarionovitch Djugatchvli, mais conhecido pelo pseudônimo de Josef Stalin, de 63 anos, supremo comandante da Rússia, depois União Soviética.

 

Stalin

Stalin

 

O aleijado era o presidente dos EUA, o norte-americano Franklin Delano Roosevelt, de 60 anos, que usava cadeira de rodas ou era carregado por assessores por causa de uma poliomielite contraída aos 39 anos.

 

franklin_roosevelt

Roosevelt

 

Quando a famosa frase foi proferida, já fazia três anos que Hitler assustava o mundo inteiro com suas vitórias retumbantes. Naquele mesmo mês, aliás, vivendo refugiado em Petrópolis, no Rio, o escritor judeu-austríaco Stefan Zweig morria em companhia de sua amada Lotte, num duplo suicídio que sempre me pareceu duplo assassinato.

 

20130419081446887447a

Stefan Zweig e Lotte

 

Tais curiosidades vêm muito a propósito das atuais eleições presidenciais. Os institutos de pesquisa anunciam um dom que não têm, o da profecia. Já erraram feio outras vezes. No dia da eleição de Harry Truman, o presidente dos EUA que acabou com a Segunda Guerra Mundial, a manchete de alguns jornais foi: “Dewey defeats Truman” (Dewey derrota Truman).

 

Dewey-defeats-Truman-e1352176800442

Harry Truman

 

 

Ora, direis, isso foi em 1948 e nos EUA. Mas no Brasil de 2014 estão no poder vários governadores que, segundo pesquisas feitas às vésperas de sua eleição, em 2010, nem iriam para o segundo turno.

E na mais recente, o candidato Aécio Neves, que estava em terceiro, irrompeu em segundo. E Marina Silva, que estava em segundo, caiu para terceiro. Sua candidatura foi desidratada, metáfora nascida da contemplação de seu rosto. Depois de abalada por ataques vindos do primeiro e do terceiro lugares, seu rosto parecia uma manga murcha, daí a comparação.

 

marina-aecio

Nas eleições, como no futebol, o jogo só termina quando o juiz dá o apito final. Sim, este jogo cívico também tem juiz!

 

gol-rede-jogo-atleta-atacante-time-grama-gramado-campo-trave-arbitro-juiz-goleiro-torcida-artilheiro-ataque-defesa-lider-jogador-1281533685994_564x430

 

DEONÍSIO DA SILVA para o 40 Forever

º da Academia Brasileira de Filologia, professor e escritor, colunista da Rádio Bandnews (RJ) e diretor-adjunto da Editora da Unisul (SC).

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

26 ideias sobre “O FUTURO NÃO ABRE A PORTA ANTES DA HORA

  1. O artigo é chinfrim…. fraquíssimo. As comparações são ridículas e perigosas como quem as fez inicialmente. É verdade que eleição como jogo só termina com o veredito final. Esse blog é ótimo para as frescuras da vida mas publicar um post parcial, acho desrespeitoso com as leitoras. Sinceramente.
    Sônia R. R. Araújo

    • Sonia querida, fico super contente que voce tenha vindo nos visitar e tenha comentado nesta nossa arena democrática! O que mais prezamos são nossos leitores, a quem somos gratíssimas pela honra em virem nos prestigiar, e não queremos nunca, de forma alguma, sermos desrespeitosas com voces. Um beijo e super obrigada, AC

  2. Sônia, concordo plenamente com você! O blog é muito bom dentro dos limites daquilo a que veio. Enveredar pela pelos caminhos da “nossa arena democrática” é um direito – e até um dever! – de todos; mas, nesse caso, exige-se um mínimo de profundidade… e não essa superficialidade grosseira fantasiada de repertório histórico… Sinceramente, lamentável!

    • Patricia querida, fiz o papel de editora que tem convidados eventuais que escrevem para o blog. Cabe a mim publicar e à voces, nossas leitoras queridas, criticar. Gosto muito que todos comentem, concordando ou não! O texto foi mandado pelo Professor Deonísio e não posso editá-lo, estando ou não de acordo com o conteúdo. Muito obrigada e um grande beijo da AC

  3. Manga murcha? Como assim? Que metáfora infeliz….
    Prof Deonísio, fiquei estarrecida com a sua “crônica”. Marina Silva é um ícone brasileiro, uma política moderna, ilibada e compará-la à facistas e assassinos é uma agressão tosca. O senhor deveria se retratar!

  4. Voltando ao assunto do qual mais gostamos, é verdade que nós, leitoras do 40Forever vamos ter um desconto no Guia? Gostaria de comprar alguns exemplares para dar de presente para amigas. Como faço para obter o desconto?
    Bjs

  5. Depois de ler o blog e os debates das leitoras ,primeiro devemos ser Positiva para o Brasil ,a foto de Marina e Aécio ,podemos sentir uma complicidade ,acho que o pro. Resumio ,dizendo que o fim do jogo ,serà o resultado .! E final’ente quém quer só fantasia ,aconselho o filme “My fair lady “.! Sw

  6. Ana Cecília, fico feliz em saber que você sabe receber críticas e ser tão elegante ! Noblesse oblige !

    Continuarei passando por aqui e sorvendo da beleza, leveza, graça e fair play transmitidas em cada post, em cada linha que publicam !

    Abraço carinhoso e minha admiração , longa vida ao 40 Forever !

    Martha

  7. Não vi parcialidade alguma, muito menos apologias. Aprecio o trabalho de cada um. Achei o texto superficial, sim. Mas o limão é dado para que cada um faça sua limonada. As ideias foram jogadas ao vento e cada um tirou sua conclusão. Fui p/ outro rumo, acho que Dionísio fez uma crítica geral ao Sistema, ao poder da mídia, às falhas que existem, enfim, sua opinião é válida e a democracia do site, em ser IMPARCIAL, foi ai mostrada!!!!!!
    Perdem meu respeito e admiração aqueles que demonstram sua opinião – dita crítica – de forma soberba e grosseira! Inadimissível!
    Particularmente, sempre adorei as colocações de Dionísio, e opiniões fortes e verdadeiras, em uma sociedade hipócrita, são vistas como uma ofensa. As pessoas querem mesmo é muita fantasia, assistir “Porta da Esperança” e “My Fair Lady” o dia todo…!

    Vocês são indescritíveis, AC! Parabéns!

    Beijos e abraços mil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *