O INCRÍVEL MET, EM TRANCOSO: POR VANDA KLABIN!

A queridíssima amiga Vanda Klabin, musa das musas, tem fôlego de gato e cultura de renascentista: vai das artes plásticas à música clássica e contemporânea com a mesma desenvoltura que eu vou do HortiFruti ao Zona Sul: destila a intimidade que só o grande “connoisseur”, possui!

E graças a seus múltiplos interesses, o BLOG não ficou de fora do sensacional festival musical, o MET ( Música em Trancoso), que a charmosa cidade baiana promoveu neste mês de março de 2012: coisa de cinema, ou melhor, do Scala de Milão.

Passo a palavra à ela, nossa “personal Sherazade”, sempre nos encantando com as histórias de suas andanças pelos lugares mais fantásticos deste mundo! BN

VANDA KLABIN:

“Música Em Trancoso – MET – Um encontro, muitas conquistas”

Primeira Edição: 17 a 24 de março de 2012

“Trancoso, região situada ao sul da Bahia, transborda charme, glamour e muita história. As paisagens são sempre surpreendentes, seja nas suas praias, falésias, vegetação ou quitutes.  Mesas alcatifadas de doces, os deliciosos mini acarajés, ceviches, beijus, patinhas de caranguejo e muitas caipiroscas nos encantam o olhar e o paladar.

O visual impactante de uma praia em Trancoso, com as falésias e o mar azul de doer: deslumbramento! BN

O famoso Quadrado, situado em uma falésia, nas terras altas e íngremes à beira-mar, resultado de erosão marítima, abriga lindas lojas nas pequenas casas coloridas e garbosas, que conservam a sua simplicidade de outrora. A presença da Igreja de São João Batista, construída no início do século XVIII sobre as ruínas de uma antigo convento jesuítico, completa esse cenário inesquecível. Tudo nos  surpreende e nos encanta.

A singela e encantadora Igreja de São João Batista, que pontifica no Quadrado! BN

Parte do lindo conjunto de casinhas coloridas que compõe o Quadrado! BN

SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO foi como Sabine Lovatelli definiu no seu discurso de abertura, essa primeira edição do festival de música em Trancoso, que terá agora  sua continuidade garantida no calendário oficial da cidade.

Sabine Lovatelli discursa sobre seu sucedido " Sonho..."! BN

O projeto é o resultado da contribuição de várias pessoas que se empenharam para a concretização desse evento, como a própria Sabine Lovatelli ( Mozarteum), Carlos Eduardo Bittencourt (Calé), Reinold Geiger e vários patrocinadores e colaboradores.

Artistas importantes no cenário artístico nacional e internacional  estiveram presentes no magnífico anfiteatro, especialmente  construído para acomodar 800 pessoas, pelo arquiteto convidado, François Valentiny, no alto da falésia no TerraVista Golf Resort.

Fachada do lindo anfiteatro do arquiteto francês François Valentiny, construido para o festival deste ano! BN

Visão do interior da sala, com acomodação para 800 espectadores! Luxo total! BN

A significativa  presença do maestro Ricardo Castro, fundador da sinfônica juvenil da Bahia, Neojiba, criada em 2007, em Salvador, composta por 110 instrumentistas na faixa de 12 a 25 anos de idade e com o objetivo promover a integração social  por meio da música, teve a sua complementaçao na programação do festival, que integrou encontros didáticos: as masterclasses gratuitas, dos solistas internacionais com os jovens estudantes de música.

A apresentação da maravilhosa Neojiba, a Sinfônica Juvenil da Bahia, regida pelo ilustre maestro e seu fundador, Ricardo Castro: espécie do "El Sistema" brasileiro! BN

Os acordes musicais de Mozart, Brahms,  Beethoven, Saint- Säens, Poulenc, Ravel, Tchaikovsky; as áreas de Puccini, Verdi e Bizet; Gershwin, Bernstein, Tom Jobim e a jam session de César Camargo Mariano & seus convidados ilustres, entre outros,  criaram momentos mágicos nas apresentações musicais, que tiveram o seu início sempre ao entardecer. Graças a esse esforço conjunto e pioneiro dos organizadores e músicos do festival, fomos os primeiros protagonistas  e testemunhas dessa magnífica realidade sonora aliada a um cenário deslumbrante. Como afirmava  o grande maestro Eleazar de Carvalho: quando não se pode fazer tudo que se deve, deve-se fazer tudo o que se pode.

O exímio pianista Cesar Camargo Mariano apresentando-se... BN

Apresentação das divinas irmãs pianistas Katia e Marielle Labèques! BN

Em Trancoso, senti que respirava música, ali me deparei com o verdadeiro encontro entre  a natureza & a cultura. Além da amabilidade de todos o anfitriões, que ofereceram suas residências após os concertos,  permitindo o estabelecimento de uma convivência salutar entre os músicos e o público em geral, temos que parabenizar a todos pela realizacão desse  importante festival de música. E agenda-lo, desde já, para os  próximos anos.

Olhem que lindo o lugar aonde será o MET de 2013: Sonho, como bem definiu Sabine Lovatelli! BN

Faço aqui a minha reserva, para a próxima edição, junto aos meus queridos amigos Kitty e João Assis que nos receberam com muito carinho e extrema competência. Não percam! Vanda Klabin / março de 2012″.

À mesa com a elegância dos anfitriões Kitty e João Afonso Assis, mais Vanda e Paulo Bertazzi e Roberto Cabalerro. Os Bertazzi já estão reservados, neste Relais & Château de sonhos, para o MET de 2013: Sortudos! BN

CONTATO:
TEL: +55 (21) 2267-2662
Fax  +55 (21) 2523-9335
Cel   +55 (21) 9986.9256
vklabin@terra.com.br

FIQUEM COM O SOM DE CESAR CAMARGO MARIANO! BN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

16 ideias sobre “O INCRÍVEL MET, EM TRANCOSO: POR VANDA KLABIN!

  1. Queridas Bebel e Vandinha, lindo o post sobre MeT I. Bravo!!! Além da afinada programação artística, da impecável organização e do magnífico anfiteatro – projeto concorrente a prêmio internacional de arquitetura – associado à beleza da região, o MeT teve um efeito educacional extraordinário: os cerca de 15 solistas estrangeiros participantes, na maioria da Filarmônica de Berlim, ministraram ‘master classes’ para os jovens músicos da orquestra NEOJIBA, de Salvador, que os supreenderam com promissores talentos temperados com a musicalidade e a ginga bahianas. O MeT chegou para ficar e enriquecer ainda mais o cenário cultural de Trancoso, da Bahia e do nosso Brasil. Bjk, Kitty e Jonja

  2. queridos kitty e joão, vocês foram os responsáveis pela minha presença em trancoso, nesse magnífico festival de música. anfitriões impecáveis e responsáveis pelo sucesso da preciosa iniciativa.

  3. Sou louca pelas gemeas pianistas Labeque !!
    Fiquei com pena pq achei que nao teve mta divulgacao aqui no Rio. Só soube na véspera, adoraria ter ido! ano q vem temos que levar o Rio pra la!! bjss

  4. Bela matéria sobre essa magnífica iniciativa de inserção dos valores brasileiros no cenário internacional da música. Parabéns à Vanda Klabin e ao 40 forever!

    • da minha parte, muito agradeço, mas as palmas mesmo são para os organizadores do festival e para a equipe do 40forever, que é um excelente canal de divulgação dos acontecimentos culturais

  5. O evento foi lindo e emocionante. Realmente o festival foi pouco divulgado no Rio de Janeiro, uma pena. A minha pousada recebeu hóspedes de São Paulo, Minas Gerais e até dos Estados Unidos. Ano que vem está prometido acontecer novamente. Quanto a matéria da Vanda Kablin, parabéns, ficou ótima! Compartilhei a matéria na minha página do facebook. Parabéns também pelo blog, muito bem escrito e caprichado!

    Angela

      • Oi Bebel,
        Eu que agradeço a sua atenção. Tenho voltado sempre ao Blog, me tornei fã das matérias, sempre tão interessantes. Muito bom saber que podemos contar com vocês na divulgação do Festival de Música Erudita também aí no Rio de Janeiro. Também sou carioca e tenho certeza que vocês vão amar! Retribuo o carinho e deixo o meu beijo.

        Angela

        • Oi Angela, quanta honra e alegria em receber sua visita em nosso BLOG! Ficamos radiantes em poder divulgar uma iniciativa tão espetacular! Ano que vem, me manda material para eu poderdivulgar antes, muita gente vai amar ir, inclusive eu! Bjs carinhosos da BN

  6. Olá,

    gostei muito deste post e queria saber quando será o evento neste ano ? Já foi ou ainda vai ser ? Obrigada ! Parabéns pelo blog sempre !

    • Oi querida Adriana, muito obrigada pela visita. Este post conta a primeira edição do Festival de Trancoso, que foi em março/abril de 2012. Já teve a segunda edição este ano, mais ou menos na mesma época. Tem um link no post que te põe em contato com os organizadores e o festival é anual e o máximo. Bjs da BN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *