O NINHO DO MAL

O “Ninho do Águial” está localizado no Parque Nacional de Berschtesgardener, ao sul da Alemanha e fronteira com a Áustria

Há lugares inesquecíveis, na face da terra, para o bem ou para o mal…

Como é o caso do “Ninho da Águia” ou a fortaleza alpina do senhor das trevas, Adolph Hitler, que enquadra-se, na segunda categoria.

Temos a impressão de estarmos no topo do mundo…

Situado no alto do Kehlstein, localizado no Parque Nacional de Berchtesgadener, ao sul da Alemanha, bem na fronteira com a Áustria, a “Adlerhorst”  foi o abrigo na montanha que Hitler ganhou de seu comparsa Martin Bormann, como presente de aniversário, em 1939.

A entrada da fortaleza que levou 13 meses para ser construída, a partir de 1938 e aonde Hitler só pisou 13 vezes…

Com o fim da segunda guerra e a conquista da Alemanha, a alta patente aliada fez questão de visitar a fortaleza e fincar suas bandeiras, para mostrar que não restara pedra sobre pedra. Hoje, ela abriga um pequeno museu, com interessante registro fotográfico: nas fotos estão alguns dos heróis aliados inspecionando a fortaleza que tentaram intensamente destruir, por bombardeios aéreos, em vão. Culpa de sua localização difícil e quase sempre escondida pelas nuvens. Por isso,  a ocupação foi mesmo por terra.

O acesso é por uma estrada íngrime, entremeada por cinco túneis como o que está localizado do lado esquerdo e embaixo, nesta foto.

Entrada para o túnel que leva ao elevador…

O túnel úmido e gelado que conduz ao elevador: estágio final para a entrada no bunker!

O visual  do elevador reflete a mentalidade distorcida de seus usuários de então e é o que sobrou do luxo em que viviam…

O acesso ao local constitui uma obra complicada de engenharia: vai-se, primeiro, por uma estradinha pelas montanhas, entremeada por cinco túneis e lindas paisagens (fotos acima). A subida final é feita num sofisticado elevador, escavado dentro da montanha de pedra, que é o mesmo desde 1938.

Pena um lugar tão lindo ter participado de um dos piores capítulos da história da humanidade, como refúgio de um monstro… BN

Os aliados rumando pra conquista do “Ninho”, em 1945!

General Bradley ouvindo explicações provavelmente geográficas, no dia em que foi firmar a conquista.

Os generais Eisenhower e Clark visitando o Ninho, depois da vitória aliada!

A sala das reuniões do mal, com a lareira ao fundo…

A lareira da sala hoje…

A sala de jantar que virou uma lanchonte…

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

10 ideias sobre “O NINHO DO MAL

  1. Bebel querida, este é mesmo um lugar de tirar o fôlego,(literalmente) pela altitude e beleza única. Estive algumas vezes lá ao longo desses últimos 20 anos. Mas, permita-me alguma intervenções.O “Ninho da Águia” sim um presente da parte de Bormann e do Reich, não foi abrigo nem casa de Hitler, e sim um segundo *spot vamos assim chamar , para reuniões e também como “casa de chá”. Hitler teria poucas vezes ido lá. A residência oficial, a que ele realmente amava e passava temporadas foi totalmente destruída.
    *Bunkers são fortificações de concreto e subterrâneas,
    abrigo contra ataques aéreos e artilharia pesada.
    Beijos e beijos pra vc!! Amei este post..amei.. vabr

    • Oi amada, bom dia e obrigada pela visita, ela nos deixa sempre feliz. Eu quis dizer abrigo alpino justo por não ser sua casa oficial, loge disso,chamei-o até de cabana. Sei que ele só foi por lá 13 vezes pois desenvolveu fobia à altura do lugar. Talvez eu tenha me expressado mal. Quanto ao bombardeio era à esta exata cabana, o que tentei explicar é que nunca conseguiram atingi-la pela dificuldade de visão e chamei de “bunker” a entrada pro elevador,por nos dar esta sensação, sorry pela falta de precisão. Tive muito cuidado em não me estender sobre a história da casa para não falar muito de seu proprietário pois ele não merece nossas linhas, não é querida? Mas o lugar é estonteantemente lindo e achei que merecia o registro. Muitíssimo obrigada por seus comentários, sempre super apropriados. Bjs carinhosos da BN

  2. Bebel,
    Adorei,não podendo no momento me aventurar por lugaes como este,agradeço a viagem virtual que me proporcionou,já coloquei na minha agenda de viagens “para quando der”…Tudo me impressionou.
    Beijo e Parabéns

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *