O PAISAGISTA CARLOS ARTÊNCIO

Convidei o paisagista Carlos Artêncio para contar um pouco de sua história para o nosso blog!

MP

“Vim do interior de São Paulo para o Rio nos anos 70 para cursar a Faculdade de Arquitetura, para isso contava com a minha profissão pois já era um bom desenhista técnico; rapidamente consegui trabalho em uma grande empresa de engenharia que projetava as grandes barragens de Furnas que estavam começando a ser construídas. Aquilo lá era enorme pois um escritório de dez pessoas de onde vim era muito raro. Foi nessa empresa que tive contato, pela primeira vez, com o paisagismo e para minha grande surpresa, numa escala até então inimaginável.

Sob a direção do arquiteto e urbanista Pedro Paulino Guimarães, que foi diretor do Departamento de Parques e Jardins do Estado da Guanabara nos anos 60, quando projetou e implantou o Parque da Penha, participei dos projetos de paisagismo das Usinas Hidrelétricas de Nova Avanhandava e Porto Simão, projetando e desenvolvendo várias áreas dos empreendimentos e gostei muito da experiência. Esses projetos visavam principalmente a recuperação das áreas degradadas pelas obras de construção em uma época em que o discurso do meio ambiente ainda inexistia.

Por volta dos anos 80, interessado em desenvolver outras atividades, fui trabalhar em um estúdio gráfico que produzia ilustrações hiperrealistas para as grandes agências do mercado publicitário e onde praticamente desenhava o tempo todo agregando método de produção à uma atividade até então artística e muitas das vezes, somente de lazer. Trabalhava-se muito, os resultados eram magníficos e cada vez mais éramos solicitados. Com  o aparecimento dos primeiros computadores gráficos, o trabalho que realizávamos repentinamente perdeu a importância para o mercado e o estúdio, infelizmente, se desfez.

Foi nessa época que tive os primeiros contatos com o paisagista Fernando Chacel, fazendo-lhe primeiramente os desenhos para apresentações de seus projetos, atividades que permaneceram até recentemente. Nesses ultimos dez anos participei ativamente de seus trabalhos discutindo e ajudando-o a projetar os jardins para as residencias aqui na região do Rio e em outros locais do Brasil, bem como visitando as obras para solucionar problemas de implantação, de remanejamento e plantios.

Nessa relação de parceria de mais de 20 anos com o Chacel, além do trabalho que fazíamos, gostava muito de ouví-lo contar suas histórias sempre muito interessantes, algumas engraçadíssimas e, para mim, sua presença sempre foi carinhosa e de apoio em todos os sentidos, corrigindo-me e apontando-me tranquilamente os caminhos a seguir; um verdadeiro amigo que legou-me uma experiência marcante em vários sentidos e definitiva para minha vida pois permite-me dizer que não quero fazer outra coisa.

E, principalmente, lembrando-me do que sempre dizia quando projetar jardins: “olhe aquilo”, referindo-se à um detalhe da paisagem que estávamos vendo, “a resposta dos nossos problemas está na natureza, olhe bem pra ela.”

Hoje, Carlos Artencio, trabalha com Fabio Inneco e Joanna Inneco, e faz toda a assessoria em cultivo orgânico.

 

Algumas de suas pinturas:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Contato :

21- 27053927 ou 8874 3783

email: carlosartencio@mac.com

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

10 ideias sobre “O PAISAGISTA CARLOS ARTÊNCIO

  1. Lindo, jardins tropicais são sempre lindos, suas plantas duráveis, tenho bromélias em uma das paredes da minha sacada, o visual fica lindo, abro a porta e dou de cara com elas, cheias de vida e de um colorido peculiar, são duráveis mesmo, é só saber cuidá-las.

  2. Adorei o talento de carlos atencio com muros de samambaia,bromelias,esamambaias ,muito tropica !
    E jardins com palmeiras! E gostaria de ver “diksonia antartica ” planta preferida da corte inglesa .!! Sw

  3. Não existe nada tão exuberante quanto um jardim tropical. Amo esses verdes.. Além de um maravilhoso paisagista o C.A
    ainda desenha e pinta a natureza de maneira única.
    Estão de parabéns o artista e MP. Amei!!!

  4. O talento de Carlos Artencio me surpreende a cada dia. Preciso mudar-me para Niterói por uns tempos para conhecer um pouco mais o seu trabalho, essas maravilhas na área do paisagismo.

  5. Carlos Artêncio:
    01_ como pintor é um artista único e raríssimo, podendo ir do hiperrealismo ao imaginário como he aprouver, com a mesma competência e bom gosto que me deleitam o olhar.
    02_ como paisagista logra mesclar de forma competentérrima, arte e botânica, estando um nível acima de todos os outros profissionais do ramo que conheço.
    03_ como profissional, busca o detalhe e a perfeição dentro dos prazos e custos acordados.
    04_ como pessoa é uma “delicia” de convívio, daquele tipo que sempre queremos por perto pela cultura, inteligência, modéstia, elegância, …tudo!.

  6. O TALENTO NO PAISAGISMO E NA PINTURA DO ARTÊNCIO ” CARLINHOS ” PARA POUQUÍSSIMOS; É DE UMA EXCELÊNCIA ABSURDA, ABENÇOADA ! . NO TRATO PESSOAL, É O SUPRA SUMO DA CORDIALIDADE, DA ÓTIMA EDUCAÇÃO , FAZENDO COM QUE TODOS, QUE FAZEM QUESTÃO DE FICAR AO SEU REDOR, FIQUEM FASCINADOS. AINDA TEM UMA QUALIDADE DE EXUBERÂNCIA, QUANDO RESOLVE, PRATICAR BASQUETEBOL. PASMEM, O CARLINHOS ALÉM DE TUDO, É UM EXÍMIO BASQUETEIRO. QUE SUJEITO !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *