OS CELULARES NO MUNDO DE HOJE

 

Hoje resolvi falar sobre celulares este objeto que não sabemos mais viver sem…

Sempre adorei falar em telefones e me lembro bem que há uns 25 anos atrás um amigo me falou: “Pia o telefone de bolsa vai ser lançado” e eu não acreditei pois era de fato meu sonho de consumo! Quando penso que há alguns anos conseguíamos sobreviver sem ele… O celular virou nosso companheiro, amigo, parceiro, passatempo, informante, nosso guia ( cada dia me ensinam uma novidade, um GPS diferente que seja para endereço, taxis ou restaurantes) , enfim nossos celulares fazem parte da nossa vida cotidiana e guardam todos os nossos segredinhos…

Nossa vida mudou para melhor e para pior. Agora a privacidade virou uma raridade, todos nos acham em qualquer lugar em qualquer cidade ou país deste planeta. Estamos acessíveis para todos e a qualquer momento. Claro que isto tem um lado positivo, pois podemos falar e achar nossos filhotes por onde quer que eles estejam…as distancias ficaram menores pois podemos falar com o mundo inteiro imediatamente e saber de tudo que está acontecendo ao mesmo tempo que seja a foto de sua filha em New York, como o resultado de um jogo de futebol ou a queda da bolsa de valores.

Mas existem algumas regras básicas a serem observadas para que este instrumento não nos atrapalhe. Aliás, deveriam ser quase as mesmas que as do uso do telefone  fixo anos atrás adaptadas a realidade de hoje:

– Não telefonar para ninguém nas horas das refeições

-Não telefonar para ninguém depois das 21 horas, no máximo mandar uma mensagem.

-Se você não é medico ou não tem alguém doente na família, não há telefonemas que não possam esperar uma ou duas horas.

-Deixar o telefone no silencioso durante as refeições quando estamos num restaurante ou numa mesa com amigos e conversar sem olhar de dois em dois minutos o celular.

– Deixar o celular desligado no cinema ou na sua hora de ginastica e dedique esta horinha a seu deleite pessoal de maneira egoísta!

Temos muita dificuldade em curtir o momento que estamos vivendo, estamos sempre preocupados com o que está acontecendo onde não estamos e o que estamos perdendo. Este imediatismo da nossa época nos impede de aproveitar momentos incríveis e importantes com pessoas amadas que estão a nossa volta. Temos que aprender a aproveitar o AGORA quando estamos vivendo . Temos que PARAR de querer saber tudo ao mesmo tempo no momento que está acontecendo, ser mais relax e aprender a esperar o momento certo para saber se o mundo acabou ou se ainda dá para curtir o namoro!

-Dirigindo não deveríamos falar ao telefone, outro dia estava num papo tão gostoso que perdi totalmente a concentração no trafego e nem sei como cheguei ao meu destino! Foi milagre e rezas diárias da minha mãe, juro!

Temos que nos policiar para não incomodar o outro, falar alto, checar e- mails sem parar, entrar no instagram ou não parar de tirar fotos… vamos deixar mais a vida acontecer naturalmente como ela tem que ser…

A verdade é que o celular pode tanto aproximar os que estão longe como afastar os que estão perto, por isso faça bom uso dele …

MP

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

13 ideias sobre “OS CELULARES NO MUNDO DE HOJE

  1. Pia,a educação está neste detalhes.Parabéns pelo bom senso e espero que nossas amigas leiam com atenção estas regras de boa convivência.Beijos e parabéns.

  2. Adorei. Acho que vou colocar este post na minha pagina inicial, pois mesmo sem querer acabo cometendo estas gafes. E os mais íntimos e queridos que são as vitimas. Bjos

  3. Que post perfeito!!!! Fiquei ausente um tempo, mas quando retorno me deparo com essa demonstração de sensatez e sensibilidade, elevados à enésima potência… Realmente é muito deselegante nos depararmos com pessoas que anulam as outras, em função do telefone. cinema, teatro, show, salão, hospital. Já estive em congressos, com várias pessoas acessando o facebook. O limite do bom senso deve ser preservado, se não quisermos ultrapassar a barreira da falta de educação e desrespeito ao outro. Parabéns! Um grande bj à todas, em especial na Cecília.

  4. MP, você leu meus pensamentos! Adorei seu post, tão sensato, equilibrado e bem escrito. Parabéns!
    Sua última frase, então, é tão tocante que vou “roubatilhar” e postar no meu Facebook.
    Outro dia, estava no metro e fui “obrigada” a ouvir a conversa de uma senhora, que aos gritos falava com outra pelo celular! Dava vontade de cutuca-la e dizer: Me poupe dessa conversa! Quero silencio durante meu trajeto…
    Muitos brasileiros, já são mal educados por natureza e agora, com os celulares, andam impossíveis!
    Seu post merece ser publicado em outras mídias!
    bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *