OS CINQUENTA MELHORES RESTAURANTES DO MUNDO EM 2013!

 

Saiu, ontem, a mega festejada lista anual dos 50 melhores restaurantes do mundo ( só que ela, na realidade, nomeia 100)!

Organizada, há 10 anos, pela revista inglesa “Restaurant Magazine”, a  “S.Pellegrino World’s 50 Best Restaurants” é um retrato anual das opiniões e experiências de 837 especialistas, escolhidos para julgar os melhores lugares para se comer, no planeta. O que constitui o “melhor” é deixado a critério destas pessoas viajadas e confiáveis, que compõem a “Academia Electrolux dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo”.

A Academia é composta por 27 regiões distintas do mundo. Cada região tem seu próprio painel de 30 membros composto por donos de restaurantes, chefs, escritores de comida e viagens e gourmands e um presidente, que dirige este painel. Os presidentes da Academia são selecionados pela revista “Restaurant” por seu conhecimento de cada região.

 

A chef orgulho nacional, Roberta Sudbrack, com um amigo e o gourmet/ gourmand, Ed Motta, na festa de confraternização em torno do Vinho do Porto, ontem, no Rio de Janeiro.

 

Não há critério para que o voto  seja decidido. Assim, uma experiência interessante em um estabelecimento simples, onde descobre-se inovação excepcional, pode ser julgada melhor do que uma refeição mais opulenta, em um restaurante amplamente festejado. A escolha fica inteiramente a critério dos membros julgadores. Tudo o que os organizadores  pedem é que sejam respeitadas algumas regras. Os resultados da lista são o simples cômputo de todos os votos expressos pelos membros da Academia, em todo o mundo. Detalhes : nossa “Blogueira por Uns Dias”, a maravilhosa e incansável curadora de arte, Vanda Klabin,  é membro da Academia: poderosa…

 

A queridíssima amiga Vanda Klabin, membro do jurí mais bombado da gastronomia mundial!

 

Esta lista é baseada, sobretudo, em experiências pessoais. Com isso, ela nunca pode ser considerada definitiva mas é, sem dúvida, uma pesquisa honrosa de gostos atuais e um indicador crível dos melhores lugares para comer em todo o mundo!

MUDANÇAS QUE ME CHAMARAM A ATENÇÃO:

– O dinamarquês NOMA cai para segundo lugar, cedendo o título de “simply the best” para o espanhol El CELLER CAN ROCA, de Gironda: trocaram de posição;

 

Comandado por três irmãos, Joan, Josep e Jordi, o restaurante “El Celler Can Roca”, em Girona, Espanha, foi eleito o melhor do mundo… Na foto,  trio recebendo seu Oscar: Joan é o chef, Josep o semmelier e Jordi, o caçula, é responsável pelas sobremesas: “Comida inteligente, divertida e absolutamente saborosa”! Com estes adjetivos os jurados descreveram os melhores!

 

 

– Dos dez primeiros colocados, três são espanhóis, logo a Espanha é o centro gastrô mundial e San Sebastian sua principal referência pois dois são da cidade;

 

O charmoso e divino Mugaritz entra em quarto lugar, também representando a Espanha, país que brilha no topo do Olimpo gastronômico do mundo: seu chef Andoni Aduriz foi discípulo do grande Ferrán Adria!

 

– O Brasil entra na lista três vezes: Com o D.O.M, do craque Alex Atalla, BRASIUIUIUIU, em sexto lugar (ano passado ele foi quarto), o MANI da maravilhosa chef gaúcha, Helena Rizzo (ela saiu do lugar 51 para o 46), e o carioca da gema, ROBERTA SUDBRACK, comandado pela chef sensação que lhe nomeia, em octogésimo, um atrás do estrelado chef francês Alain Ducasse e seu restaurante do Plaza Athénée, em Paris ( em Septuagésimo nono);

 

O trio de ouro do quatro bocas nacional, Roberta Sudbrack, Alex Atalla e Helena Rizzo, estão entre os 100 melhore… Na foto, super bem acompanhados pelo “marraviyoso”,  Claude Troisgros (o restaurante de sua família, La Maison Troisgros, entra em 94).

 

– Da França, o maravilhoso L’ARPÈGE foi escolhido como o melhor do país, aparecendo apenas em décimo sexto lugar, na lista promovida pela revista que é inglesa…

 

O melhor francês!

 

– O melhor restaurante da Itália é o OSTERIA FRANCESCANA, em Modena, cotado como o terceiro melhor do mundo, subindo três posições em relação ao ano passado;

 

A very cool Osteria Francescana, em Modena, liderou os italianos!

 

– De NYC: o sofisticado ELEVEN MADISON entra em quinto lugar, meu querido PER SE cai pra décimo primeiro e o simpático BERNARDIN mantém a décima nona posição: a “Big Apple” continua sendo a referência gastronômica dos EUA;

 

O melhor americano é o ” 11 Madison”, de NYC, bien sûre!

 

– O melhor dos asiático é  japonês de Tóquio, NARISAWA, que entra em vigésimo lugar e o AMBER, primeiro chinês, aparece em trigésimo sexto;

 

O restaurante japonés Narisawa, em Tóquio, é o melhor asiático!

 

O restaurante Amber, de Hong Kong, fica no hotel Mandarin e é o melhor da China!

 

– Uma surpresa: o $$$$ dos BRICS ainda não chegou à cozinha, pois a Índia não tem representante entre os 100 mais e a Rússia aparece, na lanterninha (literalmente, em centésimo), com seu VARVARY, de Moscou.

 

Varvary é o centésimo restaurante da lista de melhores e o nono da de mais caro do mundo!

 

– Por falar em BRICS, só dois restaurantes africanos figuram na lista: ambos são da África do Sul!

 

O charme da fachada do considerado melhor restaurante da África: “The Tasting Room at the Quartier Français”, ufa que nomão… Sua maravilhosa chef, Margot Janse, esteve no Rio, chez Troisgros, e eu tive a sorte de experimentar sua comida, na maravilhosa companhia de AC!

 

– Duas gratíssimas escolhas: os peruanos ASTRID Y GASTÓN, em décimo quarto e o CENTRAL, fechando a lista em qüinquagésimo lugar, ambos em Lima;

 

Lima bombou emplacando dois restaurantes entre os 50 primeiros.. Este é o Astrid Y Gastón!

 

– Outra escolha que amei: o mexicano PUJOL sai de trigésimo sexto para décimo sétimo. Nota triste: los hermanos, infelizmente, não emplacaram nenhum nome…

 

A cidade do México também brilhou com dois representantes. Este é o sofisticado Pujol, cujo criativo chef usa a tradição da divina culinária mexicana aliada à criatividade!

 

OS CINQUENTA MAIS:

  1. El Celler de Can Roca, Girona, Espanha;
  2. Noma, Copenhague, Dinamarca;
  3. Osteria Francescana, Modena, Itália;
  4. Mugaritz, San Sebastián, Espanha;
  5. Eleven Madison, NYC, EUA;
  6. D.O.M., São Paulo, Brasil;
  7. Dinner by Heston Blumenthal, Londres, Gran Bretanha;
  8. Arzak, San Sebastián, Espanha;
  9. Steirereck, Viena, Áustria;
  10. Vendôme, Bergisch Gladbach, Alemanha;
  11. Per Se, NYC, EUA;
  12. Frantzén/Lindeberg, Estocolomo, Suécia;
  13. The Ledbury, Londres, Gran Bretanha;
  14. Astrid y Gastón, Lima, Perú;
  15. Alinea, Chicago, EUA;
  16. L’Arpège, París, França;
  17. Pujol, Cidade do México, México;
  18. Le Chateaubriand, París, França;
  19. Le Bernardin, NYC, EUA;
  20. Narisawa, Tóquio, Japão;
  21. Attica, Melbourne, Austrália;
  22. Nihonryori RyuGin, Tóquio, Japão;
  23. L’Astrance París, França;
  24. L’Atelier Saint-Germain de Joël Robuchon, París, França;
  25. Hof Van Cleve, Kruishoutem, Bélgica;
  26. Quique Dacosta, Denia, Espanha;
  27. Le Calandre, Rubano, Itália;
  28. Mirazur, Menton, França;
  29. Daniel, NYC, EUA;
  30. Aqua, Wolfsburg, Alemanha;
  31. Biko, Cidade do México, México;
  32. Nahm, Bangkok, Tailândia;
  33. The Fat Duck Bray, Bray, Gran Bretanha;
  34. Fäviken, Järpen, Suécia;
  35. Oud Sluis, Sluis, Bélgica;
  36. Amber, Hong Kong, China;
  37. Vila Joya, Albufeira, Portugal;
  38. Restaurant Andre, Singapura;
  39. 8 1/2 Otto E Mezzo Bombana, Hong Kong, China;
  40. Combal.Zero, Rivoli, Itália;
  41. Piazza Duomo, Alba, Itália;
  42. Schloss Schauenstein, Fürstenau, Suiça;
  43. Mr & Mrs Bund, Shanghai, China;
  44. Asador Etxebarri, Atxondo, Espanha;
  45. Geranium, Copenhagen, Dinamarca;
  46. Mani, São Paulo, Brasil;
  47. The French Laundry, Yountville, EUA;
  48. Quay, Sydney, Austrália;
  49. Septime, París, França;
  50. Central, Lima, Perú.
Clique aqui para a lista dos 100 melhores!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

10 ideias sobre “OS CINQUENTA MELHORES RESTAURANTES DO MUNDO EM 2013!

  1. Fui recentemente no The Tasting Room and Franschoek, África do Sul, é sensacional, e a chef, uma querida! vale muito a pena. O cardápio é fusion, minimalista, contemporâneo mas sem perder de vista as raízes sul africanas.

    • OI querida Adriana, muito bom recebermos a sua visita! A chef Margot Janse é realmente divina, experimentei seu tempero aqui no Rio… Mas que maravilha vc ter tido a chance de ir in loco, sempre a comida é melhor. Vi o restaurante em fotos, é lindo, não Bjs carinhosos da BN

  2. parabéns pelo post em primeira mão. a publicação dessa lista é muito importante e serve como orientação para os interessados pela boa gastronomia. eles fazem também uma edição, vendida pela internet, que é um excelente guia de viagem, inclusive a parte asiática. e esse ano, será publicado pela primeira vez, em setembro de 2013, os “the best de 2013 “da américa latina e creio que o brasil vai brilhar.

  3. ADOREI o post, que alegria estarmos bem representados nessa lista dos tops! O Alex é realmente um espetáculo. Não conhecia a Helena Rizzo. Fiquei muito surpresa de ver o Ed Motta como gourmet! Muito legal.
    Realmente, os espanhóis são incríveis e depois que o Ferran Adria, com seu El Bulli, desbancou os franceses, os espanhóis tomaram gosto e seguem de vento em popa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *