OS CUIDADOS COM AS UNHAS!

 

 

Já que no post anterior falamos de esmaltes, top coat e removedor para as unhas, vamos ver agora as dicas que a Dra. Patricia Caspary, da Clínica da Dra. Doris Hexsel, tem pra nós dar sobre os cuidados que devemos ter para termos mãos e unhas super bem cuidadas!

AC

 

 Cuidados com as Unhas

“A unha ou a lâmina ungueal tem funções importantes no nosso dia a dia. Além de sua função estética elas são essenciais para atividades corriqueiras como o tato e a proteção dos dedos. Para cuidarmos de forma mais adequada de nossas unhas devemos aprender um pouco mais sobre elas.

As unhas se formam a partir da sua porção inicial que chamamos de matriz da unha.  Crescem numa velocidade que pode variar entre um a cinco milímetros por mês, sendo que as unhas dos pés possuem um crescimento mais lento, muitas vezes levando mais de um ano para crescer toda sua extensão. O crescimento das unhas sofre influência de uma série de fatores como deficiências de vitaminas, uso de produtos químico locais (como os removedores de esmalte), presença de infecções e traumatismos locais além do uso de medicações e outras doenças do nosso organismo.

As unhas tem uma consistência firme e elástica o que se deve a sua constituição. Apesar de sua aparência simples elas são produzidas a partir de três camadas diferentes e envolvem uma série de componentes como cistina, água, lipídeos e ácidos graxos.

Uma das alterações mais comuns vistas nas unhas e presente em aproximadamente 20% da população, são as unhas frágeis, ou seja, unhas com espessura fina, tendência a se dividir escamar ou quebrar. Esse problema já é conhecido e manejado pelos dermatologista há alguns anos e pode ser melhorado com alguns cuidados básicos.

 

Alguns dicas que podem melhorar o aspecto das suas unhas:

-Hidratação: As unhas possuem aproximadamente 18% de água na sua composição. Por isso mantê-las hidratadas com óleos e cremes é importante sua conservação. No entanto o contato contínuo e repetido com água pode desidratá-las.

-Alimentação: O desenvolvimento das unhas é influenciado por uma série de nutrientes como ferro, zinco, selênio além das vitaminas A, E, C e biotina.

-Evitar traumas locais: cuidado com calçados e com a manipulação das unhas é essencial. Os pequenos traumas no início da unha podem provocar ondulações e manchas esbranquiçadas além de facilitar infecções. O uso contínuo de alguns esmaltes também pode provocar o aparecimento de manchas.”

Dra. Patricia Caspary

DORIS HEXSEL
doris@hexsel.com.br – www.hexsel.com.br
Clinica Hexsel de Dermatologia
Rua Dr Timoteo 782 – 90570-040 Porto Alegre- RS Fones: (51) 3264 1234 e 3264 7353 Fax (51) 3395 1075
Rua Visconde de Pirajá 550 – Sala 107 – Subsolo – Ipanema – 22410-002 – Rio de Janeiro  Fone/ Fax (21) 2431 0160

AC

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

10 ideias sobre “OS CUIDADOS COM AS UNHAS!

  1. Pingback: Unhas: dicas de cuidados | plá by Raquel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *