PLANTANDO ORQUÍDEAS… EM ÁRVORES!

Orquídeas: forever!

Sabe aquela linda orquídea que enfeitou sua sala, brilhantemente, por um bom tempo e que, tadinha, está à beira da lixeira, simplesmente, porque envelheceu? Pois estava… A queridíssima amiga Cristina Setembrino, grande entendedora e referência no cultivo de orquídeas, no Rio de Janeiro, volta ao Blog para nos ensinar a replanta-la numa árvore pertinho de você, e incorpora-la ao seu patrimônio de super belezas! BN

“Como plantar Phalaenopsis nas árvores ?

 Quando se planta uma Phalaenopsis em um vaso, como já disse anteriormente (aqui), suas raízes são colocadas para dentro do vaso e as folhas, assim, ficam na posição horizontal.

Porém, quando são amarradas em árvores, elas devem ser colocadas da maneira como elas ficam na natureza, ou seja, de lado, como se verifica na fotografia abaixo:

Nessa posição a água da chuva escorre pelo tronco da árvore molhando as raízes e a água que cai nas folhas automaticamente por elas escorre, não ficando acúmulos na coroa central (causa de apodrecimento da planta).

As hastes florais, assim, nascerão inclinadas para baixo, possibilitando serem vistas por quem olha do chão para cima.

A parte posterior das pétalas das flores passa a funcionar como um guarda chuva, fazendo com que a água escorra pela sua parte traseira sem molhar a parte interior das flores, que é a mais sensível e bonita, deixando que elas durem por meses.

Dessa rápida explicação dá para notar que a colocação dos vasos amarrados nas árvores, na mesma posição (vertical) como se estivesse em cima de uma mesa, é um procedimento bastante errado e contraproducente para o desenvolvimento da planta.

Se a planta for forte e vigorosa ela não vai morrer, mas gastará cerca de 2 anos fazendo uma manobra de contorção, para sair da posição da fotografia 2 e passar para a posição da fotografia 3, antes de, nesse meio tempo, apodrecer e morrer.

A melhor maneira de amarrá-las na árvore é utilizando um fitilho transparente, pois ele resseca e se desfaz ao mesmo tempo em que as raízes da planta crescem e se fixam no tronco da árvore.

A rega fica por conta da natureza! Preocupe-se, apenas, em molhá-las (jogando água no tronco da árvore,  acima do local das plantas, para que ela escorra pelo tronco) apenas em casos de prolongada falta de chuva.” Cristina Setembrino!

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

8 ideias sobre “PLANTANDO ORQUÍDEAS… EM ÁRVORES!

  1. Oi tudo bem? gostaria de saber porque as minhas orquideas estão apodrecendo, já falarão que e uma especie de praga não sei oque fazer? obrigada pela atenção .

  2. Rosangela:
    Sem ver a planta fica muito difícil dizer qual é o problema.
    Uma fotografia ajudaria.
    Porém, vamos lá !
    Normalmente o apodrecimento é decorrente do excesso de rega, ou seja, do excesso de água muito tempo em contato com as raízes.
    As orquídeas gostam do processo molha, seca, molha, seca. Se ficarem sempre molhadas as raízes apodrecem e a planta fica sem “boca” para se alimentar e acaba apodrecendo tudo.
    Espero ter ajudado, mesmo sem uma foto.
    Cristina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *