QUAL FOI A PRIMEIRA LÍNGUA DA HUMANIDADE? POR DEONÍSIO DA SILVA

 

languages

Vivendo e aprendendo sempre! Hoje temos mais um super interessante texto do Professor Deonísio da Silva!

Não percam, amei!

AC

 

Hebrew-Alphabet

Hebraico

 

Deonísio da Silva º

A primeira língua que os homens falaram, segundo intelectuais outrora muito respeitados, surgiu na famosa semana de outubro do ano de 3.761 a.C., quando o Criador fizera o mundo em seis dias, contados de domingo a sexta-feira. No sábado, antes de descansar, Ele dera uma língua a Adão e Eva. E esta tinha sido o hebraico.

A Bíblia diz que toda a Humanidade falava uma só língua até o episódio da Torre de Babel, construída onde hoje é o Iraque, a 80 km de Bagdá. Babel quer dizer confusão em hebraico. Sumérios, assírios e babilônicos chamavam zigurate a esse monumento, e o designaram por Marduk e Etemenanki. A arqueologia atesta que foi construído por Hamurabi, o do primeiro código de Direito, e reforçado por Nabucodonossor.

 

a-torre-de-babel-de-pieter-bruegel-1563

A Torre de Babel por Pieter Bruegel

 

 

O português Pedro Rattes Henequim escreveu em a Divina Linguagem que Deus criara o mundo em Português. Disse também que o Paraíso ficava no Brasil e que os primeiros navegantes viram os rastros de Adão e Eva na praia, que estavam na areia desde o dia em que dali foram expulsos pelas forças comandadas pelo Arcanjo São Miguel. Só faltou encontrar o couro da enorme Serpente com a qual Satanás se disfarçou para tentar o casal, pois de tempos em tempos as cobras trocam a pele.

 

arcanjos

Miguel já expulsara o ex-anjo Lúcifer (Heilel, em hebraico), que se juntara a Lilith, a primeira mulher de Adão, numa coligação contra Deus.

Os nomes dos anjos terminam em “el”. A partícula indica que eles estão junto a “El”, o étimo de Deus, conhecido pelo famoso tetragrama YHVH, que se pronuncia Jeová, mas que com essas letras hoje ia parecer nome de vírus.

A partícula “el” está presente também em Eloi, Eloim e Eloá, e em nomes próprios como Manuel, com suas variantes Manoel, Emmanuel, e os femininos Manuela e Emanuele. Está também na arrogante saudação que os reis católicos exigiram para si mesmos, El Rey.

 

selo dos arcanjos

 

Esclareço que São Miguel, São Rafael e São Gabriel não são anjos soldados rasos, são arcanjos, isto é, comandantes. Rafael matou os primogênitos egípcios. E Gabriel levou a mensagem – anjo quer dizer mensageiro em grego – a Maria, anunciando que ela estava grávida do Menino Jesus.

O faraó egípcio Samético I, que reinou no século VI a.C., ordenou a um pastor que criasse isolados dois bebês recém-nascidos e anotasse as primeiras palavras dessas crianças. Ambos pronunciaram Becos, pão em língua frígia. Desde tempos imemoriais, todas as crianças do mundo pronunciam como primeira palavra algo que começa com “m”, de mãe e de mamar, som do início de palavras equivalentes em centenas de línguas.

 

Sir_William_Jones

Sir William Jones

Em 1783, sir William Jones foi viver em Calcutá, na Índia, para trabalhar como juiz do Tribunal Superior da Companhia Britânica das Índias Orientais. Culto, notou que o sânscrito era muito parecido com o latim e com o grego. Hoje sabemos, graças a suas pesquisas, que houve uma raiz comum para todas as línguas indo-europeias, um universo expressivo nas mais de 6.000 línguas ainda existentes no mundo.

Mas a primeira língua da Humanidade ainda é um mistério.

 

finding-if-english-is-not-your-first-language

Seja o que for, nosso muito obrigada ao Professor Deonísio em todas as atuais línguas!

 

 

Deonísio da Silva para o 40 FOREVER

º Da Academia Brasileira de Filologia, professor (aposentado) da UFSCar (SP) e consultor das universidades Estácio (RJ) e Unisul (SC).

 

AC

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

26 ideias sobre “QUAL FOI A PRIMEIRA LÍNGUA DA HUMANIDADE? POR DEONÍSIO DA SILVA

  1. Simplesmente sensacional, Sissy! Aula de história de primeiríssima! Pelo tamanho das roupas, Eva era brasileira, e nasceu no Carnaval! Xx bjs

  2. O Senhor me deu esses dias: ter uma editora como Ana Cecília, que ilutra com tanto carinho e de modos tão pertinentes esses textos tão despretensiosos e breves, e contar com o Carlos Augusto Lacerda como editor, que fez a edição mais bem cuidada do meu bestseller “De onde vêm as palavras” (em 17a edição pela Lexikon), onde a maravilhosa viagem das palavras e domínios conexos são desenvolvidos em forma de verbetes, como, aliás, faço semanalmente na revista Caras e na Rádio Bandnews. Muito obrigado ao casal! E principalmente aos leitores, sem os quais não há por quê existirem editores, não é mesmo? Escrever e editar para quem?

  3. Sou uma apaixonada por linguas.Adoro filologia.Meu late husband tinha um amigo bem mais velho, Romeno, que falava e escrevia, em 37 linguas.Me sinto tao “pobre” falando somente cinco.LOLOLOL Adoraria estudar Mandarin, MAS, cuca aos 60 nao e mais a mesma.Mas meu “filho/enteado” ja esta cursando o que , em minha opiniao, sera fundamental para otimos empregos.Bjs lindona.

      • AC, olha que BARBARO O que aconteceu na noite dos Oscars. Nada a ver com o assunto aqui.Mas, achei bem legal.Bjs

        Ellen DeGeneres deu mil dólares de gorjeta ao distribuidor de pizzas nos Óscares

        Terça, 4 Mar
        Ellen DeGeneres deu mil dólares de gorjeta ao distribuidor de pizzas nos Óscares
        Ao receber o pedido de entrega de pizzas para o Teatro Dolby, em Hollywood, na noite do último domingo (2), Edgar Martiroysan, dono da Big Mama’s & Papa’s Pizzeria, jamais imaginou que iria participar da cerimónia dos Óscares 2014. No palco do programa da Ellen DeGeneres, o empresário contou como foi a experiência de fazer parte da maior cerimónia do cinema internacional e ainda recebeu mil dólares de gorjeta da apresentadora.

        «Eu fui entregar a pizza e um produtor mandou segui-lo. Eu fui andando, andando e quando eu vi já estava nos bastidores do evento e de lá fui parar no palco. Foi realmente muito louco quando eu vi a Julia Roberts na minha frente. Ela sempre estava presente nos meus sonhos. Eu assisti aos filmes dela. Não acreditei quando me vi perto dela», relatou.

        A surpresa maior da atracção foi quando Ellen DeGeneres contou ao rapaz que passou o chapéu do cantor Pharrel Williams para a plateia de famosos, arrecadando 600 dólares, e deu mais 400 dólares, do seu próprio bolso, somando a quantia de mil dólares. O dinheiro foi entregue pela apresentadora do programa antes de finalizar a entrevista com o distribuidor de pizzas.

  4. D +, adoro história… Ele discorre de uma maneira simples e didática. Parabéns! Falando em anjos, tem uma terapia super legal agora “terapia dos anjos” eu fiz e adorei. Beijos para as 3 e o Dionísio!

  5. `Pelo que pude entender do artigo ,a primeira lingua falada pelo homem foi o hebreu,certo? Bem isso esta na bíblia? não. Então de onde o sr tirou essa ideia absurda!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *