RAVE CULTURAL!

Vejam a fila no CCBB, de dobrar quarteirão e continuar, que se formou noite a dentro no último sábado, para conferir a visita dos Impressionistas ao Rio: VI- BREI!!!

 

Uma das glórias de minha existência foi ter tido a sorte de conhecer Paris.

 

O entardecer em Paris: ai que visão….

 

Berço do “Iluminismo” que lhe deu o título de “Cidade Luz”, a capital francesa sempre teve vocação instigadora e inspiradora, por isso testemunhou muitos outros nascimentos, como o do assunto deste post: a escola de pintura “Impressionista”, que mudou a ótica da humanidade, no século XIX, para sempre.

 

Eis a gênese do Impressionismo: “Impressão, nascer do sol”, de Claude Monet!

 

Ao pintar o efeito da luz e a decomposição das cores, estes artistas/cientistas fizeram uma das grandes revoluções estéticas da face da Terra e podemos, até hoje, constatá-la visitando o emblemático Museu D’Orsay, em Paris, que abriga algumas das mais importantes obras do movimento e, através delas, conta a sua história.

 

Visão externa do Museu D’orsay, antiga estação de trem, à beira do rio Sena: se museu pode ser chic, este é até o fundo da alma!

Visão do interior do Museu D’Orsay: antiga gare repaginada!

 

Pois oitenta e nove quadros preciosos deste acervo estão no Rio de Janeiro, até 13 de janeiro de 2013, magistralmente instalados no Centro Cultural do Banco do Brasil, que conquistou o privilégio de exibi-los por ser, entre outros requisitos, o décimo sexto centro cultural mais visitado no mundo.

 

“O tocador de pífaro”, by Claude Manet: um dos carros- chefe do D’Orsay que estão visitando o Rio: me senti, como carioca, recebendo a Rainha da Inglaterra e sua corte!

 

Para conferi-lo, nosso BLOG  entrou na onda do “Viradão Impressionista”, apelido dado às 30 horas ininterruptas em que o CCBB abriu suas portas, no último fim-de-semana, por conta da mostra, e ficou de queixo caído: filas de dobrar quarteirão, all night long, todo mundo numa boa, sem lenço e sem documento, esperando a sua vez de constatar que Paris-est ici…

 

Fila assim às 00:30 de uma noite de sábado, só vi pra comprar entrada em final de campeonato… de futebol, bien sûre!

 

Portanto, não percam esta maravilhosa chance, neste feriadão, de começar com o pé direito suas andanças pela cidade mais glamurosa do planeta, se é que você já não andou por Paris: eu vou repetir a dose! BN

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 ideias sobre “RAVE CULTURAL!

  1. Programa imperdível com certeza! Mas vou durante as semana para driblar a fila… Estou ansiosa para matar as saudades desses quadros belíssimos…

  2. Adoro o blog e aproveito bastante as dicas. Gostaria de fazer uma pequena correção sobre o post de hoje. O quadro que deu origem ao movimento impressionista (Impression Soleil Levant) faz parte do acervo do Museu Marmottan, um museu não tão badalado, mas muito charmoso, que fica no 16º arrondissement. Vale a visita.

  3. Mas é muito bom termos em *casa estas maravilhas , não é Bebel? Pode-se até aprecia-las melhor, já que
    foram algumas as selecionadas. Nosso lindo CCBB bombando e o povo comparecendo e curtindo.
    Beijos pra vc, querida…vabr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *