Estive em Sampa, semana passada, durante a SPFW com as incansáveis TM e aproveitei com muito estilo, modéstia à parte, a única “folguinha” que consegui, na interminável agenda que a dupla me impôs!

Preciosa mas concisa, “Renda-se” é uma exposição imperdível para todos os que curtem o “mundo fashion”!
Cumprindo à risca a recomendação veemente de minha querida amiga, Soninha Quintella de Carvalho, das maiores excecutivas brasileiras do “fashion business”, fui à expôs “Renda-se”, e saí maravilhada!
Instalada no gracioso “A Casa”, museu do objeto brasileiro, que é dirigido pela craque Renata Mellão, a mostra apresenta alguns deslumbrantes “looks”, inéditos, feitos à partir de croquis de renomados estilistas brasileiros, executados por comunidades de artesãs rendeiras e com a competente coordenação do curador, Dudu Bertholini, o grande construtor de imagens da moda de nosso país: parceria preciosa!

Este é o vídeo que conta toda a história da montagem da exposição, estrelado pelo curador Dudu Bertholini, na foto à esquerda.
Assim, pude apreciar encontros fantásticos como o da grande arte de Adriana Barra com o “Clube de Mães de Camalaú” (renda Renascença), o de Walter Rodrigues com as “Rendeiras de Morros da Mariana” (renda de Bilro), o de Lino Villaventura com Perpétua Martins (renda Filé), o de Martha Medeiros com as rendeiras do Sertão de Alagoas (renda Renascença e Bilro)…

Esta túnica é renda Renascença assinada pela rainha da cor, Adriana Barra, em renda Renascença do “Grupo de Mães de Camalaú”!
Ainda vi um documentário divino sobre a montagem e desenvolvimento do projeto “Renda-se”, iniciado em 2012, verdadeira aula de como promover a identidade brasileira na moda, sem perder de vista a auto-sustentabilidade das artesãs.

A delicadeza da renda Filé, feita pela artesã Perpétua Martins, sob a batuta do divino Lino Villaventura!
Com a palavra, o curador Dudu Bertholini: “Trabalhamos na confecção destes looks, todos elaborados e exclusivos. Documentamos todo projeto em vídeo, que estará exposto e fotografamos os looks na modelo Fernanda Tavares, em imagens assinadas pelo fotógrafo Guilherme Licurgo”.

A rainha das rendas, Martha Medeiros usou a beleza da renda Renascença, das rendeiras de Alagoas para fazer seu vestido… Que pode ser para uma noiva tropical!
A exposição é de 14 de abril a 28 de junho de 2015. Luxo só! BN

Este look lindo é by Samuel Cirnamsck feito de renda irlandesa pelo “Grupo Divina Pastora”, de Sergipe!
CONTATO:
“A CASA museu do objeto brasileiro”:
Av. Pedroso de Morais, 1216. Pinheiros SP
+55 21 3814 9711
De terça a domingo das 11h às 19h.
CLIQUE AQUI PARA O SITE!

Uau!! Lindíssimos!! Sou doidinha por uma expo de moda, fiquei encantada com look de Samuel Cirnamsck … sdds de Sampa…
Fofa, aproveita então e vai matá-las (as saudades, claro), vale a pena! Bjs da BN