RUSSIA por TININHA MACHADO COELHO

 

Igreja do Sangue Derramado em St. Petersburgo

 

Nossa querida amiga, Tininha Machado Coelho, volta ao 40 Forever como nossa convidada para contar sobre sua recente viagem para a Russia!

AC

 

Museu Historico Nacional ,Praça Vermelha

 

Russia


“Gosto muito de viajar, e mais ainda quando o lugar tem uma história rica como a da Russia…
O país que começou com os eslavos do leste, que surgiram como um grupo reconhecido na Europa entre os séculos II e VII, foi fundado e dirigido por uma classe nobre de guerreiros vikings e pelos seus descendentes. O primeiro Estado Eslavo do Leste, o Principado de Kiev, surgiu no seculo IX e adotou o cristianismo ortodoxo do Imperio Bizantino em 988, dando início à síntese das culturas bizantina e eslavaque definindo a cultura Russa.

A literatura  russa é muito famosa, com nomes como Pushkin, Dostoievski, Tolstoi, Tchekhov entre outros…Na música destacam-se grandes compositores : Tchaikovski, Rachmaninoff, Igor Stravinsky; na arte grandes  pintores: Mayakovsky, Malevich, Rodchenko, Kandinsky (que adquiriu nacionalidade francesa), e o grande Marc Chagalll;  na dança no inicio de sec XX os dançarinos russos de balé Anna Pavlova e Vaslav Nijinsky. O balé soviético preservou e aperfeiçoou as tradições do século XIX e as escolas de coreografia da União Soviética produziram muitas estrelas de renome internacional, como Maya Plisetskaya, Rudolf Nureyev e Mikhail Baryshnikov. O Balé Bolshoi em Moscou, e o Balé Mariinsky, em São Petersburgo, tornaram-se famosos em todo o mundo.

 

HERMITAGE em St. Petersburgo

 

St. Petersburgo

É uma cidade federal da Rússia localizada às margens do rio Neva, na entrada do Golfo da Finlândia, no Mar Báltico. Os outros nomes da cidade foram Petrogrado (1914–1924) e Leningrado  (1924–1991).
Fundada pelo tsar Pedro, o Grande, em 27 de maio de 1703, serviu de capital do Império Russo por mais de duzentos anos (1713–1728 e 1732–1918). St. Petersburgo deixou de ser a capital em 1918, após a Revolução Russa de 1917.
O termo “tsar” ou “czar” tem a sua origem na palavra latina Caesar.

 

 

Entrada do Hermitage

 

Um dos principais cartões postais da Rússia, a Igreja Ortodoxa da Ressurreição em St. Petersburgo, mais conhecida por ter sido construída no exato local em que o Imperador, Czar Alexandre II foi morto. Detalhe da fachada.

 

Cabana onde morou Pedro , O Grande, durante 5 anos depois que fundou St. Petersburgo

 

Palácio de Catarina I. A residência teve origem em 1717, quando Catarina I encarregou o arquitecto Johann-Friedrich Braunstein de construir um palácio de Verão para seu prazer.
É aqui que fica a famosa Camara de Ambar que infelizmente não pode ser fotografada…

 

Camara de ambar ( foto internet)

 

Salão de Baile do Palácio de Catarina, a Grande

 

Detalhe da frente do Palácio

 

 

Detalhe da Igreja do Sangue Derramado

 

 

Reprodução da noite em que mataram Rasputin…
O Palácio dos Prícipes Yusupov, uma das familias mais ricas, nobres e famosas da história da Rússia.
Nesta casa, numa sala na cave, preparada para esse fim, foi assassinado Rasputin por um grupo de monárquicos capitaneados pelos filhos dos donos da casa, cena que está ilustrada no próprio local por bonecos de cera.

 

Durante um banquete, foi oferecido a Rasputin um pudim contendo cianeto de potássio em quantidade suficiente para matar várias pessoas. Embora Rasputim tenha comido grande quantidade do pudim, ele não morreu. Por este motivo, e pelo fato de serem atribuídos poderes do mal ao monge, criou-se uma lenda de sobrenaturalidade envolvendo o fato.
A lenda só foi desfeita em 1930, quando foi descoberto que alguns açúcares, como a glicose e a sacarose, se combinados com o cianeto, formam uma substância praticamente sem toxicidade, denominada cianidrina. Posteriormente, Rasputin teria sido fuzilado, sendo atingido por um total de onze tiros, tendo no entanto sobrevivido; foi castrado e continuou vivo, somente quando foi agredido e o atiraram inconsciente no rio Neva ele morreu, não pelos ferimentos, mas afogado. Existe um relato de que, após o seu corpo ter sido recuperado, foi encontrado água nos pulmões, dando apoio à ideia de que ele ainda estava vivo quando jogado no rio parcialmente congelado.

 

DICAS DE RESTAURANTES EM ST. PETERSBURGO:

Terrassa – almoço
Grand Hotel Europa – Caviar Bar (jantar)
Cafe Singer (almoço)
Francesco (almoco e jantar)
Tsar
Davidoff dentro do Hotel Astoria (jantar)

 

MOSCOU: 

 

Está situada sobre o rio Moskva no Distrito Federal Central da Rússia europeia. No curso de sua história, a cidade serviu como capital de uma progressão dos estados, do medieval Grão-Ducado de Moscou, do subsequente Czarado da Rússia à União Soviética.

 

 

Marco visual mais conhecido da Rússia, a Catedral de São Basilio está situada no centro geométrico histórico de Moscou, ao lado do Kremlin, o conjunto de edifícios que sediam o Governo russo. Construída a mando do Czar Ivan, O Terrível, em comemoração à conquista de Kazan em 1552, a catedral passou ao longo dos séculos por reformas, ampliações, incendios e restauros.

 

Moscou é a sede do Kremlin, uma antiga fortaleza que é hoje a residência do Presidente russo e do poder executivo do Governo da Rússia. O Kremlin é também um dos vários Patrimônios da Humanidade na cidade, como ambas as câmaras do parlamento.
Curiosidade: com base na lista de 2011 da Forbes, Moscou tinha 79 bilionários, tirando de Nova York a classificação de cidade com o maior número de bilionários do mundo.

 

Este é o prédio da KGB conhecido como Lubyanka

 

“As Sete Irmãs” ou ” Os Sete Edifícios de Stalin”, como também ficou conhecido, é mais uma obra arquitetônica do período stalinista, marcado por obras gigantescas e majestosas, tais como o metrô de Moscou e o canal que liga o rio Moscou ao Volga, entre outras, e surgiu como o pináculo do “império stalinista” no pós-guerra, em termos de arquitetura urbana.

 

As famosas Matrioshkas…

 

Segundo a tradição russa, os casais recem casados devem se beijar numa ponte no dia do casamento, para garantir a felicidade. A “Ponte dos Beijos” sobre o rio Moskva, fica perto da Catedral do Cristo Salvador, e quase em frente ao Museu Pushkin. Na ponte são colocadas fechaduras com os nomes dos noivos e a chave é jogada no rio simbolizando fidelidade e amor eterno…

 

 

Dizem que quando este monumento em homenagem à a Colombo foi rejeitado pelos EUA, ele foi oferecido ao então prefeito de Moscou, Yuri Lujkov. A cabeça de Colombo (montada, aparentemente, por parafuso) foi removida e a cabeça de Pedro o Grande colocada…

 

Estação de Metro

 

 

Vista do Kremlin à noite do meu quarto do Hotel Kimpinski

 

DICAS DE RESTAURANTES EM MOSCOU:
Bosco ( tem dois: o Café e o Restaurante. No almoço vá ao Café e no jantar ao restaurante.)
Cafe Vogue (almoço e jantar, lindo! )
Uilliam’s ( jantar, restaurante da moda, reservar antes )
GQ ( jantar )
Cafe Pushkin
Bolshoi

 

TININHA MACHADO COELHO para o 40 FOREVER!

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

27 ideias sobre “RUSSIA por TININHA MACHADO COELHO

  1. Lindas as fotos tiradas destes lindos monumentos da Russia. Viram que luxo são as estações de metrô. Não tinha idéia de quanto a Russia é rica. E que coloridas são suas basílicas, cheias de detalhes originais, sem mêdo de apresentar uma mistura de cores e formas.

  2. Amei o post e que venham muitos deste gênero. Passeio por aqui diariamente, pois é um refresco para a cabeça e uma festa para os olhos. Além de a possibilidade de adquirir novos conhecimento e cultura. Beijos!!

  3. Completíssimo. Tks. Destaco o Palácio de Catarina.
    Como sugestão, de Pedro no verão e, a Catedral de St. Isaac – toda de jade e lapiz lazuli. Bjos.

  4. Excelente este post AC queridissima. Como estou planejando uma viagem à Russia ano que vem, eu pergunto: sua amiga Tininha, teve um roteiro e acompanhamento de guia? Ou foi particular e ela própria traçou o roteiro? Gostaria muito de ter outras informações: translado foi em Paris? Qual a companhia
    aérea? Se não houver inconvenientes, desde já agradeço a resposta.
    Bjs!! vabr

      • tive guia em St Petersburgo todos os dias e em Moscou 2 dos 5 dias…
        ia pela British mas o aviao não saiu no dia e no dia seguinte como estava atrasado 2 horas me colocaram na TAM via Frankfurt…e voltei de British via Londres…minha filha fez o roteiro daonde queria ir fora o basico…ela é ligada em arte e fomos a varios museus e exposições…e em Moscou parece incrivel mas parecia q ela era russa…andamos muito de metro e a pé…

        • Agradeço as informações.
          Não existe maneira melhor de se conhecer um lugar do que andar a pé, de ônibus, metrô etc.. Amo História e sou uma estudiosa amadora
          de eras passadas. Sei que vou amar esta próxima viagem!!

  5. Como Bebel diria: “Flanar” pela Russia com o 40Forever é uma delícia! kkkk
    Amei! Já tinha visto fotos e ouvido vários comentários sobre esse país tão exótico mas esse post foi excelente.
    bjs

  6. parabéns tininha, linda matéria sobre a rússia. estive em s. petesburgo, a chamada “veneza do norte” e é interminável a quantidade informações culturais e por incrível que pareça, encontrei uma tela de tarsila do amaral no museu hermitage.

  7. Vou aproveitar agora esse post. Minha filha vai em julho com a escola e vou fazer uma aulinha prévia para ela chegar conhecendo um pouco mais do assunto. Vou usar tudo do post ! Tks a bunch !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *