SHEIKH HAMAD UM GRANDE COLECIONADOR DE VISÃO

 

114815288_thani_347167c

Sheikh Hamad Bin Abdullah al Thani

 

Primo do Emir do Catar, O Sheik Hamad Bin Abdullah al Thani apesar de super discreto é um dos grandes colecionadores de arte deste mundo. Foi ele quem comprou a lendária casa dos Rothschild na charmosa île Saint Louis em Paris, o Hotel Lambert. Casa que fui muitas vezes na minha adolescência, e que guardo uma lembrança absolutamente mágica.

 

_46343074_-13

Fachada do Hotel Lambert

Marie Helène de Rothschild foi durante anos a rainha de Paris, nesta casa ela recebeu príncipes e princesas, reis  e rainhas, presidentes e Imperadores, atores e atrizes, os mais famosos deste planeta, as pessoas que faziam acontecer o mundo.  Esta casa foi berço  das festas mais lindas, requintadas e elegantes que a cidade jamais viu…

 

lambert1lhm

A entrada principal do Hotel Lambert

9.-HerculesGalleryHotelLambert

Nesta Galeria Hercules Marie Helène organizava as festas mais lindas de Paris

Pois é, este Sheik pelo visto é super conectado e sabe de tudo pois comprou esta casa maravilhosa que está sendo reformada há alguns anos só para modernizar, tipo cozinhas, ar condicionados, garagens…coisas que na época da construção em 1640 não existiam. É neste lugar feérico que vai abrigar sua gigantesca e espetacular coleção de arte. Ele é apaixonado pela arte francesa do grande século e é grande admirador do Shah Jahan da India e de Louis XIV.

Shah Jahan foi o grande Imperador do Império Mogol, e quem mandou construir o famoso e incrível TAJ MAHAL e  Louis XIV o grande rei sol que mandou construir Versailles. Como podemos observar nosso Sheik Hamad é bastante grandioso. Vejam algumas peças importantes de sua coleção.

 

foto 3

Uma das mais belas peças de sua coleção das jóias moghol: uma cabeça de leão com diamantes, esmeraldas e rubis

 

foto 4

Estas peças são das mais antigas de sua coleção, datadas do sec XVI

Adoro conhecer este mundo árabe onde as palavras de Miss van der Rohe “less is more” não se encaixam de jeito nenhum, seria muito mais “more is never enough…”

MP

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 ideias sobre “SHEIKH HAMAD UM GRANDE COLECIONADOR DE VISÃO

  1. Ao observar esta cabeca de leao, pensei em ligar de emergencia para meu dentista.Meu maxilar inferior quase que se deslocou….Belissimas pecas. Maravilhoso! Bjs Tati

  2. Realmente o “hotel Labert”é um palácio do século 17 ,de uma arquitetura maravilhosa com tetos e frescos pintado ,pelos grandes desta época .Este “hotel particulier”merecia ser comprado por um grande colecionador,et expert em bom gosto.Pois este é o atual proprietário Sheihk ,Al Thani !SW

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *