SINAIS DE ENVELHECIMENTO DA PELE, POR DORIS HEXSEL

ageing-skin

 

A querida e competentíssima, Dra. DORIS HEXSEL, nos da uma aula imperdível sobre o envelhecimento da pele com dicas para nos ajudar a melhorarmos.

AC

 

SINAIS DE ENVELHECIMENTO DA PELE – Doris Hexsel

Você sabia que existem algumas doenças especiais, onde os sinais de envelhecimento da pele podem surgir já na infância? Já em pessoas com pele normal e, principalmente, nas de pele mais clara, os primeiros sinais de envelhecimento da pele em geral aparecem entre os 30 e 40 anos, mas podem aparecer mais precocemente. Em todas as idades, é muito importante cuidar da pele. Limpeza e hidratação da pele, associadas a proteção solar são essenciais para manter a pele bonita e rejuvenescida. Essas medidas devem ser incorporados à rotina diária.

 

shutterstock_174677288

 

 

Que sinais são estes?

20 anos

Aos 20 anos, podem aparecer as primeiras manchas e rugas.

Em geral, as rugas são de expressão e mais precoces na área ao redor dos olhos, e estão diretamente relacionadas com a musculatura e a forma que cada indivíduo usa a musculatura para se expressar. Para amenizar estas ruguinhas de expressão, substancias hidratantes e toxinas botulínicas podem ser usadas, esta última indicada com critérios nesta faixa etária.

Já o aparecimento das manchas depende da genética de cada um, do tipo de pele e dos hábitos solares. O tratamento das manchas nesta faixa etária é feito com produtos branqueadores e filtros solares especiais prescritos pelo dermatologista.

 

skin-aging-signs

 

30 anos

Aos 30 anos, além das rugas de expressão e as manchas serem um pouco mais evidentes, os sulcos da face podem se aprofundar levemente surgir pequenos vasos dilatados. Isso ocorre em função do envelhecimento intrínseco (natural, que ocorre com a idade) e extrínseco (danos provocados pelo sol e outros fatores como fumo, poluição, etc). Ocorre perda de colágeno e elastina da derme. Além dos tratamentos clínicos, muitos pacientes podem se beneficiar com o uso de preenchedores e de algumas tecnologias, como a luz pulsada, os peelings de cristais e os microagulhamentos.

 

40 anos

Nesta faixa, além dos sinais mencionados, a perda de elasticidade da pele fica mais evidente. Tecnologias como Luz Infra Vermelha, Radiofrequência, Ultrasom microfocado podem ser usadas, bem como a colocação de fios de sustentação (os mais modernos são feitos com ácido poliláctico) e, ultimamente, o uso do ácido poliláctico (Sculptra®) por si só, propiciam resultados positivos. As perdas de volume na face começam pelos lábios e regiões malares e podem ser repostas pelos preenchedores a base de ácido hialurônico. As lesões pré-cancerosas podem aparecer em pessoas de pele muito clara e que se expuseram excessivamente ao sol.

 

high-blood-pressure

 

50 anos e +

Esta é a faixa de idade em que a mulher entra na menopausa e muitos sintomas causados pela diminuição dos hormônios femininos aparecem na pele, mucosas, unhas e cabelos. O dermatologista trata estes sintomas, muitas vezes junto com o ginecologista. A pele se torna atrófica, com manchas e rugas, os sulcos se aprofundam na face, a flacidez e o excesso de pele ficam mais evidentes pela perda dos contornos, sendo estes os principais sinais de envelhecimento.

Os cremes são uteis para manter a pele hidratada, melhorar a textura e as manchas, mas procedimentos especiais de rejuvenescimento são necessários. Diversos tratamentos e tecnologias podem ser usados pelas mulheres nesta idade e após. Entre eles, cito os preenchimentos, as toxinas botulínicas, os skinboosters, os lasers e as tecnologias fracionadas, a terapia fotodinâmica, os microagulhamentos, entre outros.

 

Outros conselhos para ter uma pele bonita e bem tratada:

– Limpe adequadamente a pele a noite com um sabonete ou gel de limpeza suave, com pH neutro, e depois utilize um creme, loção ou sérum prescrito pelo seu dermatologista.

– Pela manhã, após lavar o rosto, aplique o produto recomendado, seguido de um filtro solar e maquilagem de sua preferencia, se for o caso.

– O filtro solar para quem trabalha em lugar fechado pode ter um FPS 30, mas se você tem manchas e se expõe profissionalmente ao sol e de forma frequente, escolha um FPS 50 ou maior. E não se esqueça de reaplicar o filtro sempre que estiver ao sol.

– Aplique também um baton com filtro solar, especialmente se você tiver a pele clara e se expõe ao sol.

– Não esqueça de tratar o colo, pescoço e o dorso das mãos nem de hidratar a pele do corpo.

– Trate os problemas da sua pele com um especialista em dermatologia pela SBD.

 

Os homens precisam de cuidados especiais

A pele masculina tem características especiais. Em geral, ela é mais espessa, mais oleosa, e podem apresentar problemas como acne, foliculites da barba, manchas, entre outras condições dermatológicas, como as quedas dos cabelos, a dermatite seborreica, a rosácea, poros dilatados, lesões pré-cancerosas, etc.

 

maxresdefault

 

O dermatologista pode ajudar prescrevendo ativos especiais, em bases mais secas (oil free) e oferecendo tratamentos para estas condições.

No site da SBD (www.sbd.org.br), você pode localizar um dermatologista perto de você.

 

 

OBS: As fotos foram todas selecionadas por mim, AC, para ilustrar o texto mandado pela Dra. Doris!

 

DORIS HEXSEL
doris@hexsel.com.br – www.hexsel.com.br
Clinica Hexsel de Dermatologia
Rua Dr Timoteo 782 – 90570-040 Porto Alegre- RS Fones: (51) 3264 1234 e 3264 7353 Fax (51) 3395 1075
Rua Visconde de Pirajá 550 – Sala 107 – Subsolo – Ipanema – 22410-002 – Rio de Janeiro  Fone/ Fax (21) 2431 0160

AC

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *