SOBRE PANETONES… DIVINOS!

 

O panetone que amo, lindamente embalado pra presente!

Vou confessar pra vocês que dois dos ícones da boa mesa, eu aprendi a gostar: choppinho e panetone, exatamente nesta ordem! Porque tem coisa mais deslocada que um carioca que senta no Jobí e pede um copo de vinho tinto, pra acompanhar um …risoli? E na mesma linha de raciocínio, dá pra dizer que não gosto do símbolo gastrô do natal?

Hoje, sou totalmente louca por este pão doce com cheirinho de baunilha, recheado de frutas secas que, quanto mais poderoso o panetone, mais variadas são elas: damasco, figo, maçã, uva passa, cereja, e por aí vai o rol das que ajudam a compor esta mania ocidental.

Chiquérrimo, este pão dos deuses já nasceu em berço esplêndido, pois é milanez e sua origem cercada de mistério e lendas: vou contar pra vocês a que mais gostei, por ser super romântica! Consta que no século XV, um jovem da família Atellini apaixonou-se pela filha do padeiro Toni, que não aprovava o namoro. Para conquistar o sogro, o Romeu de Milão disfarçou-se de ajudante de padeiro, concebeu meu pão doce predileto e deu-lhe a forma de cúpula de igreja! Fala sério, quem não iria ficar “touché” por tal proeza? Sucesso imediato, o panetone fez o padeiro Toni (pão da padaria do Toni, pão do Toni, panetone!) ficar rico e os dois pombinhos viveram felizes para sempre… fofo, né?!

Seis séculos depois, o panetoni continua navegando à pleno vapor e o melhor que conheço, dos tradicionais e à venda no Rio, é da marca “Loison”, exclusivo da Delli Gil: Cinco quilos da mais macia e molhadinha massa, recheado com todas as frutas que você puder imaginar e numa embalagem linda. Bom para ganhar, bom para dar e melhor ainda para comer. Depois do jantar, com um copinho de vinho do Porto tinto, é heaven e dizem que o “day after” dele é melhor ainda: Na torradeira, pedaço fininho, tostadinho… Haja César!

Se você curtiu esta dica, te dou outra: são pouquíssimos os exemplares, então é pegar ou largar!
A DelliGil fica na Cobal do Leblon e o telefone de contato é: 21 2294 1151! BN

"Visão interna" da versão do panetone tamanho família!

 

Os dois tamanhos disponíveis: 3kg (o da sacola dourada, em cima) e o de 5kg, devidamente embalados para presente!

 

 

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

10 ideias sobre “SOBRE PANETONES… DIVINOS!

  1. Também adoro panetone e tenho uma receita de família que faz sucesso há décadas (sem conservantes) e por isso não compro! Mas esses parecem irresistíveis! As embalagens são lindas!!!

  2. Oi Fabíola, que tudo esta receita de panetone de família! Conta pra gente… Topa fazer um post com este segredo maravilhoso e foto dele pronto? Bjs AC BN MP

    • Meninas: esse ano ainda não coloquei a mão na massa, literalmente!!! Fico honrada com o convite e assim que os fizer, entrarei em contato para enviar a receita e as fotos!
      Beijos Fabi.

  3. BN, o ‘haja César!’ é o must desta estação…
    Outro dia vc falou de uma sopa de frutas, q adoro e quero fazer. Mas o que é sagu ? É de côco ??? Muito engordativo ? Tks.

    • Oi querida sagú é um primo irmão da tapioca e ele dá à sopa um,digamos, “toque”imperceptível mas que faz a diferença! Você compra em qualquer supermercado na seção onde ficam as farinhas, arroz, tapioca, fubá, etc. Acho que não é muito calórico não porque pra uma porção de 4 litros de suco vc usa meio kg de sagú. E de qualquer maneira, temos o César pra queima-las depois… BN

  4. Queridas ,
    Leio o blog e vejo dicas bem bacanas. Me resta uma curiosidade , qual a razão de nada ter preço? Qual seria o problema de precificar as coisas, como por exemplo o panetone? Me causa uma certa irritação …e creio que devemos considerar que nem todas as leitoras são super abastadas.

    • OI Lilian, muito obrigada por estar sempre conosco! Não pus os preços do panetone porque eram mais de 10 “modelos”. Achei mias prático pros interessados verem no site ou ligando pra loja! De todo modo valeu sua sugestão! BN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *