SOPINHAS PARA O INVERNO

Logo que me mudei para Brasilia tive a sorte de conhecer este casal maravilhoso Cristina e Carlinhos Garcia que logo fiquei encantada. Cristina sempre recebeu divinamente bem, adorava os jantares em sua casa pois eram sempre originais e deliciosos. No inverno me lembro que ela adorava passar uma sopinha antes de servir o jantar em pequenas xícaras, um charme total! Carlos foi nomeado Embaixador na Espanha e as receitas de Cristina se transformaram em um divino livro de receitas e menus.

E como o inverno está começando, nada melhor do que receitas de sopinhas para esquentar os nossos jantares. Ai vão duas receitas de minha querida amiga a Embaixatriz Cristina Autran Garcia.

Como dizia Brillat Savarin ( texto tirado do livro de Cristina ) um dos maiores gastrónomos de todos os tempos no sec XIX:”Convidar alguém é encarregar-se de sua felicidade durante o tempo em que permanece sob o nosso teto.“maravilhosa esta frase não?

 

Sopa de abóbora

 

SOPA DE ABÓBORA 

Igredientes:

-2 dentes de alho

-2 cebolas picadas

-1/4 de xícara de azeite de oliva

1kg de abóbora madura em pedaços

-2 litros de caldo de carne

-1 colher de sopa de folhas de manjerição picadas

-Pimente do reino

-sal

MODO DE FAZER

Refogar o alho e a cebola no azeite. Juntar a abóbora e o caldo de carne. Abaixar o fogo e deixar cozinhar até que a abóbora fique macia. Passar no liqüidificador, voltar ao fogo, temperar com sal e pimenta e deixar a sopa ficar cremosa. Polvilhar com manjericão na hora de servir. Esta sopa também pode ser servida dentro de mini- abóboras individuais ou até numa grande!

Quando vamos a uma Embaixada estrangeira esperamos sempre saborear pratos típicos de cada pais, por isso Cristiana, que fez o maior sucesso na Espanha, sempre servia especialidades brasileiras como esta sopinha de feijão.

SOPA DE FEIJÃO-PRETO

-Feijão pretro o quanto baste

1 colher de manteiga

-1 cebola

– sal

-pimenta

-queijo parmesão

-pão

MODO DE FAZER

Fazer um bom feijão caseiro. Preparar um refogado com uma colher de manteiga e cebola, juntar o feijão, passar tudo na peneira e levar novamente ao fogo para encorpar. Se ficar muito grosso, dissolver com água ou caldo de carne. Temperar com sal e pimenta. Servir polvilhado de queijo parmesão e com quadradinhos de pão, fritos na manteiga ou no azeite.

Acho que para este fim de semana seria delicioso começar com estas sopinhas…

LIVRO: “Sabores do Brasil”Receitas da Embaixada por Cristina Autran

MP

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 ideias sobre “SOPINHAS PARA O INVERNO

  1. Olá MP ,
    que bom receita de Sopinhas p/ o inverno que esta começando , eu faço sopa praticamente tds os dias , pq. minha filha ama , a de abobora faço semanalmente , só que ralo Gengibre ( fica uma delicia ) agora vou experimentar c/ manjericão , rs..
    Continue postando receitas do livro da amiga , rs…
    Amei a frase dela , vou tentar achar o livro !!!
    BJ ,
    Márcinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *