ELEMENTOS ARGENTINOS OU SEU “PERSONAL TAPETE”, POR MARIA TM

 

Eis a transada "Elementos Argentinos", onde você pode realizar o tapete de seus sonhos!

Eis a transada “Elementos Argentinos”, onde você pode realizar o tapete de seus sonhos!

 

Nossa blogueira por vários dias, Maria TM, que ama los hermanos, sua terra e seus hábitos nos conta, a seguir, mais uma novidade argentina. Sigamos com ela! BN

ELEMENTOS ARGENTINOS, por MARIA TM
“Ano passado, quando tínhamos acabado de nos “mudar” pra nosso escritório da TM, fomos pra Buenos Aires. Afobada em decorar nossa nova sede, que já estava ficando linda graças ao trabalho da nossa amiga querida e competente Valentina Falk, fui focada em peregrinar pela capital portenha em busca de objetos bacanas.

 

Entremos na Elementos... Vejam que linda!

Entremos na Elementos… Vejam que linda!

 

No entanto, minha tentativa de comprar livremente no país vizinho, usar e abusar do meu passaporte sul-americano e do tratado comercial do MERCOSUL, foi semi frustrada: as luminárias maras que vimos eram todas 220 V, impossível trazer uma cadeira design na mão, além do detalhe que geralmente esqueço – eu não estava sozinha e o resto do grupo não agüentava mais perambular pela cidade atrás de lojas de decoração. No final, as únicas coisas que acabei levando foram um sapinho todo de botão que fica na nossa “mesa de reunião” e uma tampa de privada (não queiram saber o porquê, na hora pareceu-me uma idéia ótima).

 

Elementos... De outro ângulo!

Elementos… De outro ângulo!

 

Porém, foi nessa viagem que descobri uma loja incrível de tapetes chamada “Elementos Argentinos”. Instalada num estúdio super cool em Palermo, entre outras coisas ela confecciona tapetes coloridos espetaculares, tecidos à mão. Na mesma hora eu pirei com tantas opções, imaginando nosso novíssimo escritório com tapete na frente da porta de entrada, na porta do banheiro, pendurado na parede, no lugar da cortina, cobrindo minha irmã Isabel, toda vez que discutíssemos…

 

Passeando pela Elemento!

Passeando pela Elementos… Também tem almofadasssss!

 

Calma! Antes de tudo tinha que conversar com o designer pra me ajudar e orientar, mas pra minha falta de sorte ele estava na hora do almoço. Nossa programação intensa não permitiu que a gente retornasse e eu fui embora de Buenos Aires com aquela sensação de “I’ll be back and I’ll be buying”.

 

Detalhe de uma almofada: Todas são feitas à mão.

Detalhe de uma almofada: Todas são feitas à mão.

 

Quase um ano se passou até que eu pudesse voltar ao país, mais determinada do que nunca à comprar nosso tapete. E assim foi. Cheguei e fui direto pra loja, e qual a surpresa, assim que entrei um atendente me reconheceu do ano anterior: amei.

 

Móveis de design também pontificam junto com os tapetes de tear!

Móveis de design também pontificam junto com os tapetes de tear!

 

Agora começo a contar o que foi mais que um ato de consumo. As “alfombras”, ou tapetes expostos, são lindos, com tamanhos variados, desenhos geométricos super diferentes, diversas cores e texturas. A loja vende também algumas almofadas igualmente maravilhosas e até objetos com detalhes em tecido, mas o carro chefe é o tapete. Você pode escolher entre os já prontos, exibidos na loja, mas nada mais legal do que criar um, exclusivo, com a ajuda de um designer.

 

Designers de plantão, como o maravilhoso Ezequiel, para nos ajudar a fazer o tapete dos nossos sonhos.

Designers de plantão, como o maravilhoso Ezequiel, para nos ajudar a fazer o tapete dos nossos sonhos.

 

E foi o que fizemos, com a ajuda do super querido Ezequiel, nosso personal designer. O primeiro passo foi escolher entre as texturas possíveis. Depois, pensa numa gama de cores que nem daquele “Caran D’Ache” que você exibia nos seus tempos de escola. São tantas opções, que você provavelmente vai querer juntar todas e transformar seu tapete num arco-iris. Mas depois que passar esta fase de afobação, você elege com calma suas preferidas.

 

Amostras e computadores para materializar o tapete ideal.

Amostras e computadores para materializar o tapete ideal.

 

Vamos ao passo a passo. Já com as amostras e medida do tapete desejado, senta-se na frente do computador com o designer que faz 1, 2, 3, 4 ou quantas opções de amostras forem necessárias para saciar sua indecisão. Listras certinhas ou irregulares, formas quadradas, losangos, “pois”, tudo junto e misturado (por que não?), o céu e sua imaginação são o limite. E, caso sua criatividade não esteja funcionando muito neste dia pode deixar com o Ezequiel e seus companheiros, eles têm o maior bom gosto, paciência, além de muita inspiração.

 

Um dos lindos tapetes saídos do forno da Elementos.

Um dos lindos tapetes saídos do forno da Elementos.

 

Os tapetes levam de 6 a 8 semanas pra ficarem prontos e podem ser enviados para qualquer lugar do Brasil. Ainda não recebi o meu pra mostrar pra vocês, afinal eles são feitos à mão, no norte da Argentina, região de Tucumán. É claro que a gente prefere o “petit gâteau” que o maitre avisa que vai demorar 20 minutos pra ficar pronto, do que aquele congelado que você esquenta na hora no microondas, né?

 

Super alegres.

Super alegres.

 

Tudo começou quando um diretor de cinema e um gerente de hotel, em viagem à Tafí del Valle (Tucumán), conheceram tecelões de peças incríveis com dificuldade em vendê-las, durante a baixa temporada. Percebendo ali um produto bacana, eles fizeram uma seleção e levaram para a capital, para revender em uma feira. Com o sucesso das peças, os amigos e agora sócios Pablo Mendivíl e Fernando Bach, percorreram o norte do país em busca dos melhores artesãos e tecelões (“Viagens de Motocicleta feelings”…), enquanto se especializavam sobre a arte têxtil e emprendorismo. O resultado do trabalho foi a abertura de um showroom em 2007, na Recoleta, seguido do estúdio super trendy em Palermo Viejo, em 2010, onde fomos, ambos programas imperdíveis!

 

Profusão... Preciso de uni duni! BN

Profusão… Preciso de uni duni! BN

 

Gente isso tá parecendo comercial, mas não é. É que fiquei tão impressionada com o conceito, atendimento, talento e história da marca, que queria gritar pro mundo que esse lugar existe! Como meus decibéis não atingem níveis sonoros suficiente para tanto, posso pelo menos dividir com vocês e recomendar muitíssimo.

 

Charmoso...

Charmoso…

 

Se for à Buenos Aires não deixe de passar na “Elementos Argentinos”. Se não for pra comprar, vá pra inspirar-se, vale à pena. MUST DO portenho! Até porque nada como um bom artesanato regional em detrimento à era dos enlatados multinacionais…”. MTM

 

Poltrona simpaticíssima, que ficou linda com o tapete de tear!

Poltrona simpaticíssima, que ficou linda com o tapete de tear!

 

Elementos Argentinos
– Gurruchaga 1881, Palermo Viejo
+53 1 4832 6299
– Arenales 1321, Recoleta
(53) 1 4811 0653

 CLIQUE AQUI PARA O SITE

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

14 ideias sobre “ELEMENTOS ARGENTINOS OU SEU “PERSONAL TAPETE”, POR MARIA TM

  1. Lindos!! Amei sua dica MTM, já está no roteiro de viagem a Buenos Aires no ano que vem junto com o Museu do Automóvel, Caminito, Feira de San Telmo… bjbjbj

    • Que bom Stella! Vale a pena, o programa é imperdível!! Atendimento impecavel! Se for atendida pelo Ezequiel diz que me conhece que de repente ele lembra de mim! bjs

  2. BsAs é sensacional, mas as TM são mais! Dizem que a gente deve ver a sogra e, DEPOIS, escolher a filha…! Se for nessa ordem, estou no lucro! Hahahahaha. Já as admirava, mas agora vendo as fotos em Angra, é paixão fulminante!

    Brincadeiras e carinhos à parte, o post é de primeiríssima qualidade. É difícil concorrer com as escritoras dessa família! Belíssimo!!!!

    Grandes e infinitos beijos,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *