TURQUIA, VERBO INTRANSITIVO: PARTE 1

Eis o país mais bombado do momento!

 

Fui à Turquia, duas vezes na vida e louvei: é um MUST!

 

A linda via costeira de Istambul, na primavera e verão: como um bouquet gigante!

 

A primeira ida foi em setembro de 2006, só com amigas queridas, e a segunda neste carnaval de 2012, com minha família. Em ambas, foram duas primeiras viagens e o quesito “estação do ano” fez a diferença: verão/inverno, sol/neve, calor de bode/frio acachapante.

Mas o país é tão fascinante que você pode voltar por lá, mil e uma vezes, e continuar sentindo-se uma  “tábula rasa”. Agora, quer um conselho? mire no verão, combina mais com o renascimento turco.

 

Igualmente linda, mas astral diferente: eis Istambul no inverno!

 

Turquia está bombando, todos atrás de sua alegria e atualidade. Mas sou fiel, por encantamento, à era Pamuk e sua Istambul decadente e nebulosa, tão bem descrita no  maravilhoso livro homônimo: não embarque sem lê-lo.

 

Istambul, escrito pelo Prêmio Nobel Orhan Pamuk: Fundamental lê-lo pra já ir entrando no clima!

 

O que nos arrebata, na terra de Constantino, é a personalidade do povo turco, composto por um emaranhado de etnias que formaram uma única e inafiançável nação. PAÍS INTRANSITIVO e apesar dos parentesco, a Turquia não precisa de nada nem ninguém para explicá-la: está tudo lá, espalhado por seu território, uma linda e turbulenta história a ser descoberta, pelos curiosos. Ou não: deixemos aos fanfarrões, apenas o divertimento, porque ela presta, com louvor, aos turistas acidentais!

 

O fantástico show da vida: as piscinas naturais de Pamukkale: a estrutura branca é mármore Travertino na veia! Pode tanta beleza?!

 

Minha viagem de 2006 foi no final de setembro e pegamos a rebarba de um escaldante verão: nem liguei pois fomos compensadas por dias gloriosos, noites estreladas e a deslumbrante Istambul, todinha um canteiro de flores. Com um roteiro preciso e ambangente, fizemos um cruzeiro de sete dias, passamos mais cinco na estonteante Istambul e fechamos, com chave de diamantes, uma ida à imperdível Capadócia.

 

A chegada da linda cidade de Éfesos, na costa oeste turca!

 

Na minha casa, sou uma espécie de índio batedor Apache, como os dos filmes de cowboy, em se tratando de cinema e viagens: vou na frente, reconheço o território e se valer a pena, conduzo o meu povo até ele. Assim, voltei à divina Turquia, desta vez com menos tempo e o inverno pela frente, e valeu muito porque o pior é não conhecê-la!

 

Capadócia, linda e única!

 

Vou contar pra vocês, em “capítulos”, o que mais gostei dentre tantas maravilhas que vi e fiz por lá! BN  

 

CLIQUE AQUI PARA RESTAURANTES EM ISTAMBUL!
CLIQUE
AQUI PARA TURQUIA PARTE 2, AL MARE!
CLIQUE AQUI PARA TURQUIA PARTE 3: CAPADÓCIA!
CLIQUE AQUI PARA TURQUIA PARTE 4: ISTAMBUL! 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

11 ideias sobre “TURQUIA, VERBO INTRANSITIVO: PARTE 1

  1. eu fui a Turquia em 1997, comemorar tardiamente meus 40 anos!…uma amiga e eu.. amei, mas fui tb em setembro…quero voltar no verão ! a minha maior decepção foi Pamukalle.. que não tinha já em 1997 muita água pq acada ano os hoteis retiram para suas piscinas ! e o que mais me emocionou foi a casa de N. Sra..em Efeso..lindo demais !!!!!!!

  2. Oi BN,
    emocionante , sonho um dia ir lá !!
    A casa de NSenhora , nem se fala !!! tds que vão me trazem uma pedrinha ou uma terrinha e guardo td aqui no meu altar !!
    Continue nos contando td a sua experiencia por lá !!!
    Bj , c/ carinho ,
    Márcinha

  3. Bebel, tudo bem? Estou indo semana que vem, a Turquia faz parte do roteiro. O que você me aconselha? Pegar uma excursão lá dentro ou fazer por minha conta?Obrigada e bjs.

    • Oi Lorice, que maravilha sua viagem. Eu te aconselho o mesmo que fiz, contratar um guia. Vc vai pra onde? Eu vou te dar o tel do meu guia, por 2 vezes, em Istambul. Amei os serviços dele. Se for à Capadócia, nem pense em ir sozinha. mas o Silyo, o guia, pode te ajudar por lá também. Seu cel: +90 542 213 37 67 e fixo +90 212 296 30 72/73. Aproveita bastante e me conta se gostou, quando voltar. Ainda vou fazer mais uns 4 a 5 posts sobre a Turquia nos próximos dias. Bjs carinhosos da BN

    • Querida lorice, que máximo a sua viagem, vc vai amar! Te aconselho a pegar um guia, como fizemos, faz a maior diferença! Te dou o telefone do meu, contratei seus trabalhos as 2 vezes que estive por lá e gostei muito. Chama-se Silvyo Benbassat o cel é +90 542 213 37 67 e o fixo é: +90 212 296 30 72/73. Bjs carinhosos e aproveita muito. Me conta tudo, quando voltar BN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *